O que é o que é porque a fruta cai do pé?

Perguntado por: egil . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

Por que a fruta cai do pé? Resposta: Porque não tem escada para descer.

Outro fator que contribui na queda é a famosa mosca das frutas, algo comum na região, ela pode ser percebida nas frutas, analisando cada uma, se tiver um ponto no fruto de cor marrom ou parda, confirma-se que o causador é a mosca que senta na fruta e deposita os ovos, e no momento da conversão das frutas que é o ...

Várias são as causas que podem provocar a queda dos frutos da laranjeira, como desequilíbrio nutricional, falta ou excesso de água, estresse por alguma condição climática, doenças e/ou pragas, entre outras.

De modo geral, a adubação com NPK 04-14-08 para frutíferas é indicada para a fase de enraizamento e para as fases de floração e frutificação.

Se o seu limoeiro (Citrus × latifolia) for uma planta nova, a queda dos frutos em formação é um processo natural. Já no caso de ser uma planta adulta, a causa do problema pode ser a deficiência nutricional ou fungos que se formam durante a florada.

Quantidade de água: o abacateiro necessita de disponibilidade frequente de água. Caso falte água, o fruto diminui de tamanho; já o excesso de água também prejudica a planta. Nutrição do solo: dentre os nutrientes que os abacateiros necessitam, os principais são nitrogênio e potássio.

Outra causa comum de queda de frutos verdes de maracujá é o ataque de pragas. Picadas de percevejos interrompem o desenvolvimento e provocam a queda dos frutos murchos por fora, mas que estão formados por dentro, com polpa e sementes brancas.

O fruto do maracujá murcho e a casca bem enrugada podem ser resultados de ataque de percevejo. Os insetos sugam a seiva e injetam uma toxina provocando esses sintomas. Com isso, a fruta não vai produzir e, provavelmente, vai cair sem deixar sementes.

A solução feita de detergente e óleo para eliminar pulgão em laranjeira tem uma receita simples. Em volume igual para cada produto, misture um detergente neutro com óleo vegetal. No momento de utilizar o inseticida caseiro, é importante diluir em água a 2%.

Condições extremas de seca ou de chuvas aceleram o desenvolvimento do fruto, em relação ao da casca, provocando a rachadura. Nesses casos, medidas paliativas como uma adubação equilibrada e adição de potássio, além do raleio das frutas que já estão rachadas podem ajudar.

O plantio não é indicado em locais onde as temperaturas ficam abaixo de 15°C, porque nessas condições o mamoeiro paralisa o seu desenvolvimento vegetativo, reduz o florescimento, atrasa a maturação e produz frutos de baixa qualidade.

É recomendável podar a laranjeira na estação do ano adequada. A data pode variar de maio a agosto, dependendo de sua localização. Você terá apenas de podá-la em anos alternados. A poda deve ser finalizada antes de surgir a floração.

Eles recomendam dividir a dose total de adubo em três aplicações: segunda quinzena de setembro, segunda quinzena de novembro e primeira quinzena de fevereiro. Fidalski ainda lembra que, para melhor aproveitamento, a adubação deve ser feita em solo úmido.

Sobre a irrigação, a laranjeira gosta de um solo úmido, mas não encharcado. Por isso, regue-a conforme necessidade. A adubação também é importante para o desenvolvimento da árvore e deve ser feita a cada dois meses. Não se esqueça da poda para as partes mais saudáveis da planta se desenvolverem melhor.

Explica que as frutas ficam doces porque seus carboidratos mudam e macias porque há alterações nas paredes celulares da polpa. São diversas as transformações bioquímicas em estudo. Altamente coordenadas, essas modificações se relacionam à ação de enzimas e têm participação de hormônios.

Borra de café e casca de ovo
O uso da borra de café associado a casca de ovo fornece nitrogênio, cálcio, magnésio e potássio. A casca dos ovos deve ser triturada com as mãos, ou no liquidificador com um pouco de água; quanto mais trituradas, melhor, já que os nutrientes ficam mais disponíveis às plantas.