O que é o que é pó Royal?

Perguntado por: amata . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

O Pó Royal é um fermento químico fundamental para as mais variadas receitas da culinária. Pó Royal é o fermento inconfundivel e preferido dos brasileiros.

Fermento químico (pó): É o que todo mundo chama popularmente de “fermento comum”. É o pó branco cuja marca mais tradicional é o “pó royal”. Ele é feito à base de bicarbonato e só reage com o calor.

A história da Royal começou em 1863, com os dois irmãos químicos que formaram uma sociedade para produzir fermentos em pó. Em 1873, com a entrada de investidores, o negócio se expandiu, e já em 1899 a empresa se mudou para Nova Iorque, tornando-se a maior produtora desse item no mundo.

Segundo o chef Neco Guarnieri, do Melhor da Tarde, existe um item que todo mundo tem em casa e pode substituir o ingrediente quando não tem fermento para bolo em casa: o bicabornato de sódio. Basta misturá-lo com algum ácido (suco de limão, laranja, vinagre, etc) e pronto!

Por isso, caso a receita peça fermento químico em pó, você pode substituí-lo por bicarbonato de sódio sem medo de dar errado. “Ao utilizar o bicarbonato de sódio, adicione também uma colher de suco de limão à receita, desse jeito vai adicionar o elemento ácido que faltava para a reação ser igual à do fermento químico.

Misture uma colher de sopa (15 g) de bicarbonato de sódio e duas colheres de sopa (10 g) de cremor tártaro. Com um fouet pequeno, bata bem os dois pós. O cremor tártaro vai reagir com o bicarbonato de sódio, criando o fermento em .

O bicarbonato tem sua ação mais rápida do que o fermento em pó, por isso, é recomendado utilizar em receitas de biscoitos por demorarem menos para ficarem prontos no forno.

Você pode usar bicarbonato de sódio em diversas partes da limpeza doméstica, você pode adicionar ele com vinagre e água para desentupir pias, neutralizar odores, retirar gordura e manchas. O que muda é sempre a quantidade e a forma de como aplicar, que variam conforme a tarefa a ser executada.

Encontrou fermento vencido depois de organizar da geladeira? Não jogue ele fora! O produto usado para fazer bolos e pães pode ser um aliado na limpeza da sua casa! Certamente ele não vai ajudar nenhuma massa a crescer, mas pode tirar a sujeira no rejunte do banheiro até dar mais brilho para panelas e pias de inox.

Fermento natural ou levain
Esse é um dos tipos de fermento queridinhos atualmente. É a maneira mais saudável e antiga de se fazer massas.

Alimentos fermentados levam a um aumento de anticorpos e a um sistema imunológico mais forte. Além disso, eles regulam o apetite e reduzem o consumo de açúcar e os desejos refinados de carboidratos.

O fermento químico é formado por uma combinação de uma base (bicarbonato, amido, sais ácidos como tartaratos e fosfatos, sulfatos de K, Ca, Na, Al) com um ácido (presente no alimento ou no próprio fermento) que em presença de água e sob ação do calor reagem, originando principalmente o dióxido de carbono.

Como substituir o fermento químico em pó? A substituição do fermento segue a mesma lógica da formulação original: misturar bicarbonato de sódio com alguma substância mais ácida que pode ser vinagre branco, suco de limão ou até cremor de tártaro.

Os fermentos naturais são uma cultura baseada de bactérias e fungos (saccharomyces minos) encontrados na atmosfera. Exitem vários tipos de fermentos naturais ou pré-fermentos: sourdough, levain, poolish, biga, massa madre, etc.