O que é o que é migração e quais são os tipos?

Perguntado por: uqueiroz . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Migração externa ou internacional: deslocamentos entre países, chamada também de imigração. Migração interna: aquela que acontece dentro das fronteiras de um mesmo país. Migração inter-regional: fluxo que se dá entre diferentes regiões dentro de um mesmo país.

Um migrante é uma pessoa que se desloca de um lugar para outro, geralmente dentro de um país ou entre países, em busca de melhores condições de vida, oportunidades de trabalho, educação ou para escapar de situações adversas, como conflitos ou desastres naturais.

A migração consiste na mobilidade espacial da população. Esse processo pode ocorrer em escala global, nacional, regional, municipal ou até de domicílio. As correntes migratórias podem ser desencadeadas por fatores religiosos, econômicos, políticos, culturais, psicológicos e ambientais.

Migração interna: é aquela que ocorre dentro de um mesmo país ou região. O deslocamento ocorre dentro das fronteiras nacionais, por meio de movimentações entre cidades e/ou regiões, assim como entre a zona rural e urbana. Migração externa: é aquela caracterizada pelo deslocamento populacional entre diferentes países.

“Emigrar” é o ato de sair de um país para viver em outro. “Imigrar” significa entrar e morar em um país estrangeiro. Já “migrar” é o deslocamento de uma região para outra. Os verbos “emigrar”, “imigrar” e “migrar” indicam um deslocamento de um lugar a outro.

O processo de migração internacional pode ser desencadeado por diversos fatores: em consequência de desastres ambientais, guerras, perseguições políticas, étnicas ou culturais, causas relacionadas a estudos em busca de trabalho e melhores condições de vida, entre outros.

Finalmente, um migrante é alguém que se desloca de um local para outro, independentemente se é dentro ou fora do seu país. Esta palavra surge do verbo migrar cujo significado é deslocar-se de um local para o outro. A título de exemplo, alguém que se mudou de Viseu para Braga é considerado um migrante.

O que é ser Imigrante:
Imigrante é aquele que imigra, ou seja, aquele que entra em um país estrangeiro, com o objetivo de residir ou trabalhar. O imigrante é visto pela perspectiva do país que o acolhe, é o indivíduo que veio do exterior.

A maior parte das migrações envolvendo o Brasil é interna, com destaque para o forte êxodo rural ocorrido do Nordeste para o Sudeste entre os anos 1940 e 1970; e a migração de retorno, intensificada a partir dos anos 1990, do Sudeste para o Nordeste.

Dizemos que alguém emigrou quando saiu do país em que residia para se fixar, morar em outro. Entretanto, a partir do momento em que esse alguém entrou em país estranho, este é um imigrante.

Destaca-se um núcleo mediterrâneo europeu preponderante formado por italianos (o maior grupo de imigrantes no Brasil nesse período, quase 1,3 milhão, 35% do total), portugueses (28%) e espanhóis (14%) – isto é, quase 8 de cada 10 imigrantes era originário desses três países.

Migração é o deslocamento populacional de um lugar para o outro. Ocorre por diversas razões, provocando transformações socioespaciais. Migração é o deslocamento populacional pelo espaço geográfico, de forma temporária ou permanente, que desde o início da humanidade têm contribuído para a sobrevivência do ser humano.

Migrantes podem ser trabalhadores, tanto legais como ilegais, e qualquer grupo de pessoas cujo propósito em outros lugares não é especificado por leis internacionais, como estudantes. Diferentemente dos imigrantes, os migrantes não são restritos às bordas internacionais.

Migração é o movimento populacional de uma localidade para outra. O principal objetivo das migrações, independente do que as faz sair de onde estão, é a busca de melhores condições de vida.

Migração externa refere-se à saída de habitantes de seu país de origem para outras regiões. Os Estados Unidos é um país que atrai muitos imigrantes. Migrações externas correspondem a todo fluxo populacional que se desloca do Brasil ou de outras nações em direção a diversos países, especialmente os desenvolvidos.

Migração urbano-urbano: tipo de migração que se dá com a transferência de populações de uma cidade para outra. Tipo de migração muito comum nos dias atuais.