O que é o que é escaleno?

Perguntado por: lquarteira3 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Um triângulo é classificado como escaleno quando todos os seus lados possuem medidas diferentes. Ao comparar os lados do triângulo, ele pode ser isósceles, quando possui dois lados congruentes, equilátero, quando possui todos os lados congruentes, e escaleno, quando possui todos os lados com medidas diferentes.

Nesse caso, um triângulo pode ser escaleno, quando todos os lados possuem medidas diferentes; isósceles, quando existem dois lados que possuem mesma medida; ou equilátero, quando todos os lados são congruentes.

Para calcular a área do triângulo escaleno utilizamos a fórmula da área de um triângulo qualquer, ou seja, multiplicamos o comprimento da base pelo comprimento da altura e dividimos por 2.

Dizemos que um triângulo é escaleno quando todos os lados apresentarem medidas diferentes. Assim, podemos dizer que todos ângulos internos também são diferentes entre si.

Com os ângulos, a regra é a mesma. Se um triângulo possui 3 ângulos diferentes, por exemplo, 67º, 42º e 71º, também é considerado escaleno. A soma de todos os ângulos deve ser de 180º.

Conhecemos como triângulo equilátero o triângulo que possui três lados congruentes, ou seja, todos os seus lados possuem as mesmas medidas, e, por isso, ele tem propriedades específicas e importantes de serem aprendidas.

Ele possui três lados e pode ser classificado como isósceles quando possui dois lados congruentes, ou seja, quando há dois lados com a mesma medida. Nesse triângulo, os lados AB e BC são congruentes.

Assim com a medida dos lados, os ângulos de um triângulo escaleno são sempre distintos. O triângulo escaleno, assim como os demais triângulos, tem soma de ângulos internos igual a 180º.

Um triângulo que possui dois lados com medidas iguais recebe o nome de triângulo isósceles.

ESCALENO – tendo os lados desiguais, este triângulo era chamado, em Grego, skalenos, “desigual, desparelho, grosseiro”, de skallein, “cortar, limpar vegetação”.

Com relação aos lados, os triângulos podem ser:

  • Equilátero. Triângulos equiláteros são aqueles que possuem os três lados iguais (mesmo comprimento) e, consequentemente, três ângulos internos iguais de 60°. ...
  • Escaleno. ...
  • Isósceles. ...
  • Retângulo. ...
  • Acutângulo. ...
  • Obtusângulo.

Triângulo escaleno e triângulo retângulo
Os lados dos triângulos retângulos são chamados de catetos (lados juntos aos ângulo reto) e hipotenusa (lado oposto ao ângulo reto). É possível que um triângulo escaleno seja, também retângulo.

Um triângulo é conhecido como equilátero quando ele possui a medida dos três lados congruentes, assim, consequentemente, os seus ângulos internos também são congruentes. Como a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre igual a 180º e os ângulos são iguais, ao dividirmos 180º por 3, chegaremos a ângulos de 60º.

Um triângulo é obtusângulo quando possui um ângulo obtuso, ou seja, com mais de 90°.

O retângulo possui quatro lados, quatro vértices, quatro ângulos internos, e é possível traçar duas diagonais. A, B, C e D são os vértices do retângulo.

É importante lembrar que o triângulo equilátero recebe esse nome por que possui 3 lados iguais. Sendo assim, note que todo triângulo equilátero é também isósceles. Isso por que, olhando apenas dois de seus lados e ignorando o terceiro, observa-se um triângulo isósceles.

O que é quadrado? O quadrado é um polígono que possui 4 lados e 4 ângulos congruentes entre si, ou seja, os seus 4 lados e os seus 4 ângulos têm a mesma medida.

Os músculos escalenos (do latim: “escada”) são três músculos cervicais pareados, correndo das vértebras cervicais para as duas costelas superiores. Assim eles formam um teto sobre a pleura e o ápice torácico.

O perímetro é o comprimento do contorno de um polígono (figura plana e fechada), logo, para calcular o perímetro, basta somarmos a medida de todos os lados desse polígono.

Continuar lendo