O que é diurese na enfermagem?

Perguntado por: obittencourt . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

O termo diurese é utilizado para denominar a quantidade de urina eliminada em determinado período, normalmente 24h. Ela fornece dados que possibilitam avaliar a função renal do paciente e suas condições hemodinâmicas e auxiliar no diagnóstico de doenças específicas.

Uma pessoa adulta saudável que tenha uma dieta comum produz entre 1000 e 2000 ml de urina por dia. Um volume diário de urina superior a 2,5 L foge ao padrão normalmente encontrado, a menos que o indivíduo beba líquidos em excesso ou sofra de alguma doença.

Homens: 7,0 a 44,0 mg/24 h. Mulheres: 4,0 a 31,0 mg/24 h.

Em uma pessoa que ingere grandes quantidades de bebidas que contém cafeína ou que começou o tratamento com um diurético, a substância diurética é, provavelmente, a causa.

Diurese corresponde ao volume de urina expelido por uma pessoa, geralmente no período de 24 horas. Por meio da avaliação desse material, incluindo coloração e odor, os enfermeiros e médicos conseguem verificar como está a função renal de um paciente.

É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado. Essa tonalidade, ainda considerada normal, indica diminuição da água no organismo. Além da desidratação em níveis mais altos, pode ser indício de problema no fígado.

A hematúria é o termo médico utilizado para descrever a presença de glóbulos vermelhos na urina. O sangue pode ser visível macroscopicamente (facilmente identificado a olho nu e nos casos em que existe mais do que 1ml de sangue por litro de urina), ou apenas detectado microscopicamente (através de análises realizadas).

Avaliação da diurese e da densidade urinária • Diurese normal: 1,5 ml a 4 ml/kg/h. Oligúria: diurese <1,5 ml/kg/h – ATENÇÃO! Poliúria: diurese >4 ml/kg/h. Densidade urinária normal: 1.004 a 1.008.

Um adulto costuma urinar de 4 a 6 vezes em um período de 24 horas, sendo considerado normal acordar no máximo uma vez durante o sono para ir ao banheiro.

Abscesso: acúmulo de pus que se forma no interior dos tecidos do corpo.

Ausência de urina (anúria) é sugestiva de obstrução mecânica da bexiga ou da SVD, caso presente, até que se prove o contrário. Lembrar que o aumento da creatinina sérica e a oligúria são frequentemente marcadores tardios de LRA.

O ADH regula a diurese através da reabsorção de água nos ductos coletores.

Disúria é definida como dor, queimação, ardência ou desconforto durante ou após o ato de urinar. É um sintoma muito freqüente em mulheres adultas e a causa principal é a infecção do trato urinário. A maioria das pacientes é avaliada em atenção primária à saúde e em consultó- rios/ambulatórios não especializados.

Urina em Excesso – Vontade de urinar a toda hora

  • Diabetes mellitus.
  • Diabetes insipidus.
  • Consumo excessivo de álcool.
  • Diuréticos.
  • Cafeína.
  • Insuficiência renal crônica.

As principais causas são: hiperplasia prostática benigna (próstata aumentada ou obstrutiva), estenose de uretra (estreitamento do canal urinário), estenose de colo vesical (bexiga que não se abre corretamente) e hipocontratilidade detrusora (bexiga que não contrai adequadamente).

A frequência ideal para fazer xixi é de cinco a oito vezes por dia. Menos que isso é considerado muito pouco, e pode ser reflexo da falta de líquidos ou do hábito de segurar a urina por muito tempo na bexiga.

Edema. O edema consiste no inchaço em qualquer parte do corpo. Contudo, também representa um problema sério, que resulta da saída de líquidos em excesso dos vasos sanguíneos para os tecidos corporais.

  • DADOS VITAIS.
  • PRESSÃO ARTERIAL(PA), TEMPERATURA.
  • CORPORAL(T), PULSO(P), FREQUÊNCIA.
  • RESPIRATÓRIA(FR) e SATURAÇÃO DE.

Urina rosada ou vermelha
Também pode indicar presença de sangue, infecção, problemas no rim, fígado, próstata e vesícula.

Continuar lendo Como calcular a diurese?