O que é o quadrilátero do fogo?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Os elementos que compõem o fogo são combustível, comburente e calor. Estes formam o Triângulo do Fogo. Quando ocorre a reação em cadeia desses três elementos, tem-se o quadrado do fogo, ou Tetraedro do Fogo, que substitui o Triângulo do Fogo.

O fogo é constituído por três entidades distintas, que compõem o chamado "Triângulo do Fogo". São eles o combustível (aquilo que queima, como a madeira), o comburente (entidade que permite a queima, como o oxigênio) e o calor. Sem uma ou mais dessas entidades, não pode haver fogo.

Comburente: É todo elemento que, associando-se quimicamente ao combustível, é capaz de fazê-lo entrar em combustão. O oxigênio é o mais conhecido. Calor: O calor é uma forma de energia. É o elemento que inicia o fogo e permite que ele se propague.

Os elementos que compõem o fogo são combustível, comburente e calor. Estes formam o Triângulo do Fogo. Quando ocorre a reação em cadeia desses três elementos, tem-se o quadrado do fogo, ou Tetraedro do Fogo, que substitui o Triângulo do Fogo.

O símbolo desse elemento é um triângulo apontando para cima. Seu significado tem ligação com o desejo de crescer através de suas qualidades consideradas quentes e secas.

A grande maioria dos combustíveis sólidos e líquidos, serão transformados pela ação do calor em gases, para que, ao se misturarem com o comburente (Oxigênio), tornam-se inflamáveis. É o elemento ativador do fogo. O Oxigênio é o principal dos comburentes.

O principal exemplo de comburente existente é o oxigênio. A maior parte das reações de combustão tem como comburente o oxigênio.

Entre 1,8 milhões e 300 mil anos atrás, o Homo Erectus, um ser com o raciocínio mais evoluído, descobriu que se fizesse fricção entre duas pedras, esfregando uma na outra, ele conseguia produzir uma faísca, que se colocada em algum lugar de fácil combustão, pegaria fogo normalmente.

Fogo é o sinal visual de uma reação química exotérmica (liberação de calor) que acontece pela oxidação da matéria, com a reação de combustão ocorrendo em cadeia. Para que haja fogo, é necessário calor, combustível e comburente.

O fogo é a consequência de uma reação de combustão química exotérmica entre um tipo de combustível (gasolina, álcool, madeira, entre outros) e um comburente (o oxigênio), liberando assim luz e calor.

Fogo é o nome que se dá a uma reação de combustão que libera luz e calor. Ela ocorre quando as partículas do “material combustível” são aquecidas, tornam-se incandescentes e são lançadas para cima.

Destes pressupostos, retiramos os métodos de extinção do fogo: extinção por resfriamento, extinção por abafamento, extinção por isolamento e extinção química.

1. Fogo - É uma reação química de oxidação com desprendimento de luz e calor, esta reação é denominada de combustão. 2. Incêndio - É todo o fogo não controlado pelo homem que tenha a tendência de se alastras e de destruir.

A cor azul indica uma chama mais intensa, ou seja, mais quente. Já a cor amarela tendendo para o vermelho implica em uma chama mais fria.