O que é o Pump na academia?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

De acordo com Bianca Pichirilli, educadora física da Vitat, o pump muscular pós-treino pode ser definido como um inchaço dos músculos. “Isto acontece pois o treino favorece o fluxo sanguíneo na região treinada. Ou seja, durante um treino de bíceps, o ideal é sentir um pump no bíceps”, explica.

Como melhorar o pump no treino de musculação?

  1. Coma carboidratos 45 minutos antes do treino;
  2. Não corte o sódio, ele será responsável pela vascularização;
  3. Melhore a conexão muscular para fazer uma contração melhor;
  4. Progrida suas cargas durante as semanas de treino;
  5. Mantenha uma dieta e um consumo de água balanceado.

O pump muscular se refere ao aumento temporário no tamanho do músculo que ocorre quando você levanta pesos, especialmente ao usar mais repetições e períodos de descanso mais curtos. Logo de cara, o pump muscular nunca deve ser seu foco principal se você deseja obter mais massa muscular, o mais rápido possível.

A média é de 3 a 6 meses para alcançar um físico definido e magro. Contudo, esse tempo varia de acordo com o seu biotipo, a sua carga genética e se você está ou não com sobrepeso.

A cada movimento e contração da musculatura, o seu corpo envia mais nutrientes para dentro do músculo. O sangue é o grande encarregado por levar esses nutrientes e faz com que a musculatura pareça mais inchada durante o exercício e murche depois do treino.

3 — Uma sessão de pump up equivale a quantos agachamentos? Toda sessão de pump up equivale a 2 mil repetições de exercícios especiais para os glúteos, como os agachamentos.

Às vezes acontece, principalmente em treinos de força não têm tanto pump. Pode ser algo na sua dieta, por exemplo estar bebendo pouca água...

Geralmente, o pump muscular ocorre em séris de 12 a 15 repetições, com 30 a 90 segundos de descanso.

Normalmente a sessão do pump up é realizada 1 vez na semana, quando é necessário uma maior projeção glútea, sendo de 15 em 15 dias para mulheres que desejam manter os resultados que já foram alcançados.

A hipertrofia não acontece de forma tão simples e como foi dito antes, ocorrem várias reações bioquímicas para que esta se concretize. Somente realizar treinos que tenham como objetivo trazer maior pump não é o mais recomendável para ter os melhores resultados para hipertrofia.

4 táticas para descobrir se seu treino está surtindo efeito

  1. Você sai da academia sentindo-se melhor do que quando chegou. ...
  2. Você eleva sua frequência cardíaca. ...
  3. Você atinge sua RPE ideal. ...
  4. Você aumenta a intensidade e carga dos exercícios regularmente (sem sentir dor)

Comer carboidratos antes do treino é essencial para que seus músculos tenham energia durante o esforço para chegar ao pump muscular. Além de fornecer energia, o glicogênio também é fundamental para conseguir um pump ideal, já que os carboidratos carregam consigo grandes volumes de água, que tornarão o músculo inchado.

Por isso, deve fazer uma avaliação com um profissional para saber a quantidade correta. No pós-treino para hipertrofia, você pode consumir líquidos, como água de coco e sucos sem açúcar. Pode comer proteínas de origem animal, frango, peixe, ovo, queijos brancos e iogurtes naturais.

Após 3 meses de exercícios regulares, o corpo passa a queimar mais a gordura acumulada e, neste período, apesar de não haver grandes ganhos nos músculos, pode-se observar uma boa diminuição da camada de gordura sob a pele. A partir daí fica cada vez mais fácil emagrecer.

Dor muscular faz parte do processo de hipertrofia
Durante o repouso, o músculo começa a se regenerar, formando fibras cada vez mais fortes, como forma de preparação para novos desgastes. É a partir daí que os músculos começam a crescer.

Nenhum músculo é fácil de crescer, mas o trapézio responde extremamente rápido ao treinamento para a maioria das pessoas.

Desconforto na musculatura pós-treino não é agente decisivo na corrida por massa muscular. Fisiologista Turíbio Barros desmistifica isso: "Sem dor existe mais ganho"

Tá aí algo que quase ninguém te conta, mas descansar corretamente é essencial para a recuperação e crescimento muscular! É isso mesmo: o descanso é essencial para quem quer crescer e eu vou te mostrar o porquê, contando sobre a importância dos vários estágios do sono e suas implicações para os fisiculturistas.