O que é o pulso paradoxal?

Perguntado por: oamorim7 . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Você sabe o que é o pulso paradoxal? Já ouviu falar nele? Em termos técnicos, utilizamos a nomenclatura pulso paradoxal para nos referirmos a uma queda superior a 10 mmHg na pressão arterial sistólica durante a fase inspiratória da respiração.

Definição. O tamponamento cardíaco é o acúmulo de líquido pericárdico, sangue, pus ou ar dentro do espaço pericárdico que ocasiona uma elevação da pressão intrapericárdica, restringindo o enchimento cardíaco e reduzindo o débito cardíaco.

A tríade de Beck se constitui como um auxílio para identificação dos sinais característicos de um tamponamento cardíaco, patologia que possui diagnóstico clínico. Muitas vezes, os sinais dessa tríade podem ser confusos (podendo indicar outros quadros semelhantes) ou ausentes.

A série de sons que o operador ouve, ao verificar a pressão sangüínea, são chamados de sons de Korotkoff. O primeiro som claro, quando o sangue flui, através da artéria comprimida, é a pressão sistólica. A pressão diastólica ocorre no ponto em que o som muda ou desaparece.

Para aferirmos os sinais vitais, periféricos e venosos.

  • Pulso carotídeo: Tal pulso é palpado, colocando os de dedos do examinador sobre a laringe, descendo até a artéria carótida. ...
  • Pulso subclávio: Palpável acima do terço médio da clavícula. ...
  • Pulso temporal: ...
  • Pulso Braquial: ...
  • Pulso Radial:

PULSO – TERMINOLOGIA
Pulso rítmico: os intervalos entre os batimentos são iguais. Pulso arrítmico: os intervalos entre os batimentos são desiguais.

Sinais e sintomas do tamponamento cardíaco
Hipotensão. Hipofonese das bulhas cardíacas. Aumento da pressão venosa (p. ex., distensão da veia jugular)

O tamponamento cardíaco pode ocorrer por diversos mecanismos: medicamentos (trombolíticos e anticoagulantes), pós-radioterapia, cirurgia cardíaca recente (sangramento ou síndrome pós-pericardiotomia), trauma torácico, neoplasias, uremia, doenças auto-imunes (colagenoses), dissecção aórtica, infarto agudo do miocárdio ( ...

“O tamponamento cardíaco exige intervenção direta e imediata. Ela implica na descompressão do coração por meio da retirada do líquido em excesso. Isso pode ser feito de duas formas: com uma punção para drenagem do líquido ou com uma pequena incisão no terço inferior do tórax, com a colocação de um dreno.

A suspeita de trauma cardíaco deve existir sempre que houver lesões sobre a chamada zona “perigosa” ou área de Ziedler (Figura 1), a qual é delimitada pelas linhas verticais paraesternal direita e pela linha axilar média esquerda, as linhas horizontais pela fúrcula esternal e rebordo costal das décimas costelas (KALIL; ...

Existem quatro valvas cardíacas, duas atrioventriculares (AV), tricúspide e mitral, e duas semilunares (SL), pulmonar e aórtica.

A Tríade de Beck caracteriza-se por um conjunto de três sinais que estão associados ao tamponamento cardíaco, como sons cardíacos abafados, diminuição da pressão arterial e dilatação das veias do pescoço, dificultando a capacidade do coração para bombear o sangue.

Sons de Korotkoff
Podem ser inaudíveis (hiato auscultatório). Fase III: sons mais intensos e nítidos (hiato auscultatório). Fase IV: sons de baixa intensidade e abafados (níveis de pressão da bolsa discretamente > pressão diastólica). Fase V: desaparecimento dos sons.

Tal manobra consiste em inflar o manguito até que ultrapasse a pressão sistólica. Caso a artéria braquial ou radial do membro em que está sendo insuflado o manguito permaneça palpável, considera-se Osler positivo. Se não for mais palpada, significa que colapsou e, portanto, considera-se Osler negativo.

diástole (quando o coração se enche com sangue) sístole (quando o coração bombeia o sangue)

Quais são os sinais vitais?

  • Frequência cardíaca.
  • Frequência respiratória.
  • Pressão arterial.
  • Temperatura.
  • Comece pela temperatura.
  • Tome a pulsação.
  • Siga para a Frequência Respiratória (FR)
  • Meça a pressão arterial.

PULSO FRACO/FINO/ FILIFORME OU DÉBIL: Difícil de sentir por pressão digital. Indicam redução da força ou volume do pulso. O volume é pequeno e a artéria fácil de ser obliterada, o pulso é denominado fraco, fino, filiforme ou débil.

Arritmias cardíacas são sequências de batimentos cardíacos irregulares, muito rápidos ou muito lentos, ou que percorrem o coração por vias anormais de condução elétrica. As arritmias cardíacas são geralmente causadas por cardiopatias.

A palpação é realizada com as polpas digitais e a face ventral dos dedos indicador e médio. Em geral, o paciente se posiciona em decúbito dorsal ou sentado e o examinador se dispõe em pé, à direita do paciente.

O pulso femoral palpa-se no nível do trígono femoral, no ponto médio entre a sínfise púbica e a espinha ilíaca ântero-superior. O pulso poplíteo é geralmente de difícil palpação, uma vez que não é superficial nem atravessa nenhuma proeminência óssea, existindo dois métodos de palpação.

Pulso radial:
Localizado medialmente ao processo estilóide do rádio; Emprega-se a polpa dos dedos indicador e médio. Polegar se fixa ao dorso do punho.