O que é o púbis?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

O que é púbis? Púbis é um osso da Bacia que fica na frente e na região inferior da pelve. Ele participa da formação do anel pélvico, protege os órgão da pelve como bexiga, próstata (homem) e útero (mulher)e também serve para origem e inserção de músculos do abdome e coxa.

Lesão na articulação do púbis: no ponto anterior da pelve, nós temos a articulação que une os dois ossos da bacia, chamada sínfise púbica. Algumas doenças, como impacto femoroacetabular, sacroileite ou hérnia de disco, podem sobrecarregar esta cartilagem da articulação, originando também dor no púbis.

A pubalgia é uma doença que afeta os tendões do músculo reto abdominal e adutores, assim como a articulação da sínfise púbica, que fica na parte da frente da bacia. A causa da pubalgia é muito controversa, mas parece ligada a um desbalanço da musculatura do reto abdominal e adutores.

Pubalgia sintomas
Dor na virilha. Dor irradiada para face interna da coxa. Dor na região abdominal baixa. Marcha claudicante ou “marcha manca”.

Sobre os exercícios que podem ser feitos para a pubalgia podemos citar alguns, como por exemplo:

  • Apertar uma bola entre os joelhos dobrados;
  • Exercícios com demanda de equilíbrio;
  • Apertar uma bola entre os pés;
  • Extensão lombar;
  • Exercícios de fortalecimento abdominal.

Esta dor piora com o exercício, esforço ou com certas posturas, podendo ser sentida ainda ao subir escadas ou no impulso do quadril para frente. A dor pode ainda irradiar para o períneo e testículos e pode causar lombalgia quando associada a uma lesão da sacroilíaca.

Ativação do CORE, fortalecimento da musculatura do quadril, liberação miofascial de adutores, reto abdominal e laserterapia são alguns dos recursos que utilizamos. Procure sempre um profissional capacitado e um atendimento individualizado para tratamento de pubalgia.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.

A inflamação é a resposta de proteção normal do corpo a uma lesão. Ocorre quando os nossos glóbulos brancos lutam para nos proteger de uma infecção, por exemplo por bactérias ou vírus.

A pubalgia, que pode causar dores fortes em toda região do púbis, pode ser dividida entre dois tipos distintos: pubalgia aguda e pubalgia crônica.

A única forma de diminuir a gordura pubiana definitivamente é através da cirurgia de redução de monte de vênus. Onde é feita uma lipoaspiração da região púbica eliminando de vez o excesso de células de gordura que incham e geram o volume pubiano. Essa, sim, é a melhor aposta para emagrecer a virilha.

Fisioterapia para pubalgia
A fisioterapia é parte integrante do tratamento para pubalgia. Assim, o profissional fisioterapeuta estabelecerá um plano de tratamento individualizado, buscando fortalecer a musculatura do abdômen, quadril e coxas de acordo com a necessidade de cada paciente.

O tratamento para pubalgia em atletas é variado e contraditório, mas o conservador é sempre indicado em um primeiro momento. A realização de fisioterapia analgésica, seguido de fortalecimento e alongamento da musculatura abdominal e adutora também estão indicadas durante a fase de tratamento conservador.

A Pubalgia pode ser do tipo aguda (traumática) ou crônica. Em todos os casos o repouso é sempre recomendado.

A pubalgia é uma dor na região do osso púbico, localizado na parte da frente da bacia. O termo pubalgia também pode ser utilizado para designar dores que afetam a parte superior das coxas, a região da virilha e a parte inferior da barriga.

Esta cirurgia é feita por uma pequena incisão de 3 cm na face interna da coxa por onde é feita a tenotomia do tendão do longo adutor. Nos casos em que há uma fragilidade dos músculos do abdómen, por vezes, é necessário complementar este gesto com uma cirurgia semelhante à cirurgia para reparação de uma hérnia inguinal.

O púbis é o menor deles e se localiza na região ântero-inferior da pelve. O púbis é formado por um corpo e dois ramos (superior e inferior). Na região anterior do osso púbico existe um espessamento ósseo chamado de crista púbica, e o aspecto lateral desta crista é o tubérculo púbico.

A principal causa de dor na virilha são exercícios físicos como a corrida ou o excesso de atividades relacionadas às pernas. A dor na virilha pode se apresentar devido a uma lesão muscular, que acontece depois da realização dessas atividades.