O que é o prontuário eletrônico do paciente?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

O PEP é uma tecnologia utilizada para registrar e armazenar informações de pacientes. O histórico clínico, dados sobre consultas, resultados de exames e condutas e tratamentos adotados ficam nessa versão digital do conhecido prontuário médico.

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é subdividido em abas, para organizar cada processo feito com o paciente. Há diversas abas dentro do sistema que separam cada etapa do tratamento. Dessa forma, separa-se desde o preenchimento de dados demográficos até a prescrição do tratamento.

De forma direta, o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado ...

Existem 3 tipos de prontuários eletrônicos disponíveis para uso em serviços de saúde e cada um tem suas vantagens e desvantagens.

  • 1 – Prontuário eletrônico com base de dados local. ...
  • 2 – Prontuário eletrônico híbrido. ...
  • 3 – Prontuário eletrônico em nuvem.

Apesar do termo ”prontuário médico”, este documento é de propriedade do paciente, que tem total direito de acesso e pode solicitar cópia. Ao médico e ao estabelecimento de saúde cabe sua a elaboração e a guarda. Até poucos anos atrás, o acesso ao prontuário era de exclusividade do médico.

O médico ou a instituição de saúde não podem restringir o acesso do paciente (ou do representante legal) à cópia do seu prontuário médico. Essa norma está descrita no artigo 88 do Código de Ética Médica.

Existem dois tipos de prontuários: eletrônico e de papel. Esse documento é valioso, porque armazena informações que permitem retomar dados clínicos de um indivíduo, viabilizando a comunicação entre profissionais da área da saúde. Isso permite uma assistência continuada ao longo do tempo.

Todo paciente ou seu representante legal tem o direito de solicitar e receber cópia do respectivo prontuário médico.

O primeiro passo é entrar na loja de aplicativos do seu celular ou tablete e digitar “app Conecte SUS”, e fazer o download de forma gratuita. O registro também pode ser feito em qualquer computador com acesso à internet por meio do site conectesus-paciente.saude.gov.br.

O que não deve ser feito no Prontuário

  • Escrever à lápis.
  • Usar líquido corretor, conhecido como "branquinho"
  • Deixar folhas em branco.
  • Fazer anotações que não se referem à paciente.

Ao ser registrado no Hospital, o prontuário é criado automaticamente. Este documento é de acesso livre aos médicos, profissionais de saúde. A cópia do prontuário pode ser fornecida aos pacientes mediante autorização do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde (SRAS), localizado no Ambulatório 1 do HUB.

Vantagens do prontuário eletrônico

  • Segurança dos dados. ...
  • Informações integradas. ...
  • Guarda dos registros por tempo indeterminado. ...
  • Atualização em tempo real. ...
  • Agilidade no atendimento. ...
  • Eliminação de erros de transcrição e letras ilegíveis.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o prontuário do paciente nada mais é que um documento que contém todas as informações relacionadas à pessoa enferma, como descrição e evolução de sintomas, histórico de doenças (inclusive, familiar), resultados de exames, indicações de tratamentos, alergias ...

Solicitar o prontuário não exige documento específico. Pode ser feito por meio de uma requisição simples em que constem dados e assinatura do paciente. Afinal, como adiantei acima, as informações de saúde são dele, estão apenas guardadas nas dependências das unidades de saúde ou em sistemas online com essa finalidade.