O que é o prontuário eletrônico do paciente?
O PEP é uma tecnologia utilizada para registrar e armazenar informações de pacientes. O histórico clínico, dados sobre consultas, resultados de exames e condutas e tratamentos adotados ficam nessa versão digital do conhecido prontuário médico.
Como é feito o Prontuário Eletrônico?
O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é subdividido em abas, para organizar cada processo feito com o paciente. Há diversas abas dentro do sistema que separam cada etapa do tratamento. Dessa forma, separa-se desde o preenchimento de dados demográficos até a prescrição do tratamento.
Como funciona o Prontuário Eletrônico do SUS?
De forma direta, o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado ...
Quais são os tipos de prontuário eletrônico?
Existem 3 tipos de prontuários eletrônicos disponíveis para uso em serviços de saúde e cada um tem suas vantagens e desvantagens.
- 1 – Prontuário eletrônico com base de dados local. ...
- 2 – Prontuário eletrônico híbrido. ...
- 3 – Prontuário eletrônico em nuvem.
De quem é o prontuário do paciente?
Apesar do termo ”prontuário médico”, este documento é de propriedade do paciente, que tem total direito de acesso e pode solicitar cópia. Ao médico e ao estabelecimento de saúde cabe sua a elaboração e a guarda. Até poucos anos atrás, o acesso ao prontuário era de exclusividade do médico.
Quem tem acesso ao prontuário eletrônico?
O médico ou a instituição de saúde não podem restringir o acesso do paciente (ou do representante legal) à cópia do seu prontuário médico. Essa norma está descrita no artigo 88 do Código de Ética Médica.
Quais os dois tipos de prontuário?
Existem dois tipos de prontuários: eletrônico e de papel. Esse documento é valioso, porque armazena informações que permitem retomar dados clínicos de um indivíduo, viabilizando a comunicação entre profissionais da área da saúde. Isso permite uma assistência continuada ao longo do tempo.
Quem pode ter acesso ao prontuário do paciente?
Todo paciente ou seu representante legal tem o direito de solicitar e receber cópia do respectivo prontuário médico.
Como ver meu prontuário eletrônico?
O primeiro passo é entrar na loja de aplicativos do seu celular ou tablete e digitar “app Conecte SUS”, e fazer o download de forma gratuita. O registro também pode ser feito em qualquer computador com acesso à internet por meio do site conectesus-paciente.saude.gov.br.
O que não pode ser feito no prontuário do paciente?
O que não deve ser feito no Prontuário
- Escrever à lápis.
- Usar líquido corretor, conhecido como "branquinho"
- Deixar folhas em branco.
- Fazer anotações que não se referem à paciente.
Onde fica o prontuário do paciente?
Ao ser registrado no Hospital, o prontuário é criado automaticamente. Este documento é de acesso livre aos médicos, profissionais de saúde. A cópia do prontuário pode ser fornecida aos pacientes mediante autorização do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde (SRAS), localizado no Ambulatório 1 do HUB.
Quais as vantagens do prontuário?
Vantagens do prontuário eletrônico
- Segurança dos dados. ...
- Informações integradas. ...
- Guarda dos registros por tempo indeterminado. ...
- Atualização em tempo real. ...
- Agilidade no atendimento. ...
- Eliminação de erros de transcrição e letras ilegíveis.
Quais as informações contidas no prontuário?
De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o prontuário do paciente nada mais é que um documento que contém todas as informações relacionadas à pessoa enferma, como descrição e evolução de sintomas, histórico de doenças (inclusive, familiar), resultados de exames, indicações de tratamentos, alergias ...
Como conseguir meu prontuário?
Solicitar o prontuário não exige documento específico. Pode ser feito por meio de uma requisição simples em que constem dados e assinatura do paciente. Afinal, como adiantei acima, as informações de saúde são dele, estão apenas guardadas nas dependências das unidades de saúde ou em sistemas online com essa finalidade.