O que é o Projeto Borboleta?

Perguntado por: eperes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

O projeto Borboleta abarca ações que buscam a qualificação para o trabalho e geração de renda e também atua nos grupos reflexivos de gênero para homens. A iniciativa também possibilita dar encaminhamentos para atendimento psicoterápico na rede de proteção e cursos profissionalizantes junto ao SENAC.

Articulado pela Agência das Nações Unidas para a Educação (Unesco), o Projeto Borboleta tem o objetivo de aumentar os índices de desempenho da educação básica. Por isso, as escolas foram escolhidas com base na baixa pontuação obtida no Índice de Educação Básica (Ideb).

Dar oportunidade às crianças de conhecer as etapas da metamorfose que fazem parte do ciclo de vida das borboletas e a conscientizá-las sobre a importância dos seres vivos para o Meio Ambiente, incentivando-as ao cuidado e ao respeito com os animais.

Algumas vezes, um esforço extra é justamente o que nos prepara para o próximo obstáculo a ser enfrentado. Quem se recusa a fazer este esforço, ou quem tem uma ajuda errada, termina sem condições de vencer a batalha seguinte, e jamais consegue voar até o seu destino.

A borboleta é um dos bichos que sofrem a metamorfose mais completa. A transformação ocorre em quatro fases: a do ovo, da larva, da pupa e o estágio adulto. O ciclo começa com os ovos, postos pela borboleta geralmente em folhas de planta. Esse período dura de alguns dias até um mês.

Borboletas são artrópodes pertencentes à Classe Insecta. Assim, apresentam corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; um par de antenas, três pares de patas, e também asas, estas encontradas somente nesta classe, embora nem todos os seus representantes as possuam.

Muitas borboletas usam olhos falsos, como os pavões, para se defenderem. Os olhos são uma forma comum de defesa que utiliza padrões encima, debaixo, de ambos os lados ou na frente e atrás das asas.

O nome Dragão Branco foi usado por mais de um personagem nos quadrinhos da DC. A figura original e mais conhecida era William Heller, mas o nome foi mais tarde assumido por seu sucessor Daniel Ducannon e também foi usado por Chop-Chop. Pacificador provavelmente está se inspirando em William Heller.

Esses animais sentem os sabores por meio de receptores que ficam na parte de baixo das pernas. Ao pousar em uma flor, eles já experimentam seu néctar. Com essa habilidade, também conseguem saber qual local é seguro pousar, se alimentar e reproduzir.

Fazer a Leitura do poema e propor a exploração oral sobre os versos e estrofes e, na sequência convide-os a pintar as estrofes e recitar várias vezes. Procurar as rimas e circular, pintar as borboletas de acordo com o poema. Questionar os alunos sobre o nascimento da borboleta e anotar as hipóteses levantadas por eles.

Atividades, De 1 ano e 6 meses a 3 anos
Para essa atividade separe uma esponja e amarre-a ao meio com um pedaço de barbante para que ela fique com formato de uma borboleta. Lembre-se de aproveitar a oportunidade para ensinar a criança a usar uma pequena quantidade de tinta para não encharcar a esponja.

Importância da metamorfose para as borboletas
As borboletas apresentam metamorfose completa, com estágios imaturo e adulto bastante diferentes entre si. Essa diferença é importante, pois cada um desses estágios é especializado em diferentes recursos, reduzindo-se, desse modo, a competição.

Vistos em conjunto, os estudos indicam que as borboletas surgiram em meados do Cretáceo, período geológico que durou de 145 milhões a 66 milhões de anos atrás. Nessa fase da história da Terra, alguns supercontinentes começavam a se separar e as plantas com flores a se diversificar.

A Lição da Borboleta 1 – Porque o homem ajudou a borboleta a sair do casulo? Ele quis ajudá-la a sair do casulo porque ele achava que ela não conseguiria sair de lá sozinha. Ele achava que ela não tinha forças mais para se livrar do casulo.

  1. Sequenciar o ciclo de vida da borboleta;
  2. Desenvolver habilidades motoras, de memória e criatividade através de pintura, recorte e colagem;
  3. Estimular o desenvolvimento da oralidade por meio de roda de conversa;
  4. Conhecer o fenômeno da metamorfose das borboletas.

A borboleta, por exemplo, é um organismo com desenvolvimento indireto. Ao observar o ciclo de vida desses animais, percebemos que há uma fase inicial de ovo. Em seguida, desse ovo eclode uma lagarta, que, então, entra em uma fase de pupa até que o desenvolvimento seja completado e seja liberada uma borboleta.

Como funciona um Borboletário
Os Borboletários são divididos em duas grandes áreas: o telado e o laboratório. No início do ciclo de um Borboletário é permitido a captura de 10 casais de borboletas de cada espécie.

Lepidoptera

Borboletas (Ordem Lepidoptera, grupo Rhopalocera)