O que é o processo produtivo?

Perguntado por: orezende . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

O que são processos produtivos? Eles envolvem as atividades das empresas realizadas em uma sequência lógica de etapas na cadeia produtiva, com o intuito de gerar valor para a mercadoria, e estão relacionados à capacidade de entrada (input) e saída (output) de produtos de um negócio.

Significa otimizar a produção ao organizar as tarefas, definir metas, automatizar atividades, evitar interrupções, entre outras medidas que vamos ver mais adiante. Para algumas empresas, produtividade é apenas sinônimo de pressa: quanto mais entregas um funcionário realizar, mais produtivo ele é.

Seu principal objetivo é valorizar o produto ou serviço desenvolvido. O processo produtivo é extremamente importante, pois faz com que a empresa cumpra com sua demanda e obtenha bons resultados. A maneira que esses processos produtivos são estruturados irá depender da área que a empresa atua.

Quatro funções básicas do processo de Processos Gerenciais são:

  • Planejamento e tomada de decisão.
  • Organização.
  • Condução.
  • Controle.

Visto isso, separamos a cadeia produtiva em três etapas: Extração de matéria-prima; Transformação da matéria-prima em produto; Distribuição do produto final.

As etapas do processo produtivo

  1. Planeamento. É evidente que um processo produtivo necessita de certo grau de planeamento, devido à complexidade do produto a ser fabricado ou do serviço a ser oferecido e do número de pessoas envolvidas. ...
  2. O fluxo de trabalho. ...
  3. Timing. ...
  4. Começo da produção.

Sendo, assim, surgem os seguintes tipos de sistemas de produção: sistema intermitente de produção, sistema concorrente de produção, sistema degenerado de produção e o sistema contínuo de produção, conforme a figura 3.

Qual é a importância da produtividade no trabalho? Em primeiro lugar, a produtividade garante maior eficiência na realização das tarefas. Assim, as demandas são entregues com qualidade, em maior quantidade e em menor tempo, o que impacta diretamente no alcance das metas e em melhores resultados para a empresa.

Os materiais que são considerados produtivos são todos aqueles que são ligados, diretamente ou indiretamente, ao processo de produção dos produtos de consumo. São aqueles itens considerados indispensáveis para a fabricação da mercadoria que será ofertada aos clientes. Um exemplo desse tipo de insumo é a matéria prima.

A produtividade é definida pela relação entre as horas projetadas pela Engenharia de Processos (Métodos e Tempos) para a produção realizada (tempo padrão), e as horas efetivamente trabalhadas e representa a avaliação do desempenho enquanto efetivamente realiza a operação.

A “Análise de Processo” e um meio gráfico de retratar as etapas de um processo de trabalho requerido para confeccionar um produto. As atividades da análise de processo podem se referir ao material ou ao operador.

De maneira simples e prática, processo é o formato estruturado e rico em detalhes a respeito da explicação ou passo a passo de uma atividade que será desenvolvida pelas equipes da empresa. Seu objetivo é padronizar e escalar a realização da atividade.

Segundo os manuais de economia, os chamados recursos produtivos (ou fatores de produção) são elementos utilizados nos processos produtivos de todos os tipos de bens (mercadorias) necessários à nossa vida material. Dessa forma, referem-se aos chamados insumos (como o trabalho, a matéria-prima e o capital).

O sistema de produção é um conjunto de elementos, pessoas, máquinas e processos responsáveis por produzir um produto ou serviço. Esses elementos se interligam para alcançarem o objetivo final, que é produzir. Conforme uma indústria vai crescendo, é necessário adequar e melhorar o seu sistema de produção.

Classificações

  • produção em massa;
  • produção contínua ininterrupta;
  • produção intermitente; em lotes; jobbing; produção de projetos;