O que é o processo logístico?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 5 de maio de 2023
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Processos logísticos são um conjunto de atividades fundamentais nas operações empresariais. Eles não incluem apenas o transporte, como ações que vão desde a compra de insumos até a produção e entrega do produto na casa do consumidor.

Podemos afirmar que há pelo menos 5 diferentes etapas da logística:

  • Recebimento da mercadoria;
  • Movimentação das cargas;
  • Armazenagem;
  • Separação;
  • Envio da mercadoria.

Conheça as 4 etapas do processo da armazenagem logística

  • 1 – Processo de Recebimento. No recebimento, são feitas as operações de conferência por quantidade, inspeção e identificação das mercadorias.
  • 2 – Processo de Armazenagem. ...
  • 3- Processo de Separação. ...
  • 4 – Processo de Expedição.

Expedição. O último processo que abordaremos no post de hoje é exatamente um dos mais relevantes dentro da logística de um centro de distribuição. A expedição dos produtos é a última etapa realizada por esse setor e, por isso mesmo, precisa ser desempenhada com perfeição.

6 dicas de planejamento logístico

  1. Agilize os pedidos dos clientes. Além de cumprir prazos, é preciso tornar a gestão dos pedidos mais rápida. ...
  2. Monitore o transporte dos produtos. ...
  3. Coloque a tecnologia ao seu favor. ...
  4. Otimize sua logística reversa. ...
  5. Acompanhe os indicadores de desempenho (KPIs) ...
  6. Preveja sua demanda.

O processo logístico se inicia com o planejamento do que será produzido pela empresa, que é a base de decisão sobre o que será criado e a base para os documentos e ordens que devem ser produzidos - por exemplo, as cotações de matérias-primas com os fornecedores, e os inventários de estoques.

As atividades primárias da logística são o transporte, gestão do estoque e o processamento de pedidos. Já as atividades secundárias incluem a armazenagem, o manuseio dos materiais, embalagem, aquisição de suprimentos, e a programação de produtos e sistema de informação.

São elas: transporte, manutenção de estoque e processamento de pedidos.

A logística é uma área do conhecimento que faz parte do escopo da administração. Sua principal função é garantir a disponibilidade de insumos e produtos onde quer que eles sejam necessários, de forma eficiente e pelo menor custo possível.

Já a logística empresarial é um processo interno, que visa otimizar a armazenagem, gestão do estoque, transporte de mercadorias, entradas e saídas de materiais etc.

São eles:

  • Logística de produção.
  • Logística reversa.
  • Logística de suprimentos.
  • Logística de distribuição.

Os 5 pilares da logística para a gestão de frotas

  • Planejamento inteligente.
  • Otimização de estoques.
  • Visibilidade.
  • Gestão de frotas.
  • Monitoramento.

ESTRUTURA DA LOGÍSTICA E SUAS FASES
Não se tem a intenção de ser um estabelecimento definitivo das fases da logística, mas faz sentido para o presente trabalho. São consideradas cinco fases distintas: o início; integração rígida; melhorias na cadeia de suprimentos; o desenvolvimento da logística; logística 4.0.

Ela envolve a produção de bens, o transporte, o controle de estoque, o armazenamento, o atendimento e o envio de pedidos.

Logística é o processo de execução eficiente de transporte e armazenamento de matéria prima ou mercadorias - desde o ponto de origem até o ponto de consumo. O seu objetivo é atender aos requisitos do cliente de maneira oportuna e econômica.

Gestão de compras
O primeiro item das etapas de um processo logístico está bem envolvido com logística, armazéns e gestão de entregas. Gerenciar o volume de compras (sejam matérias-primas ou insumos) precisa estar totalmente em linha com a área de logística.

As atividades primárias são: Transportes, Manutenção de Estoques e Processamento de Pedidos e as atividades de apoio são: Armazenagem, Manuseio de Materiais, Embalagem, Obtenção/Suprimento e Programação de Produtos.

Os custos logísticos incluem os gastos relacionados à aquisição de recursos, distribuição de produtos e outras despesas que compõem a cadeia de produção, vendas e entregas de uma empresa. Fazer uma boa gestão de custos logísticos vai além de fazer o produto chegar ao consumidor.

A função da logística nas empresas é garantir que os insumos e produtos certos estejam em seus devidos lugares, quando necessários e pelo menor custo possível. Diante disso, seu principal objetivo é aumentar a eficiência desses processos e, ao mesmo tempo, reduzir custos.

O controle logístico se refere ao acompanhamento das etapas de trabalho da equipe envolvida nos abastecimentos das organizações e na distribuição de produtos.

Nas empresas, existem diferentes tipos como fluxos de informações, fluxos de materiais, logística reversa e fluxos econômicos.