O que é o processo de maltagem?

Perguntado por: vnascimento . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

A maltagem é o primeiro processo da produção de cerveja. O processo ajuda a induzir as sementes a produzirem enzimas, que vão quebrar o amido do malte em açúcares menores, tornando-os mais fáceis para a atuação das leveduras. Sem as enzimas, não será possível fazer o processo de mostura.

A malteação tem como objetivos básicos incentivar a atividade enzimática do cereal para que elas quebrem o amido durante o cozimento do grão. Esse processo é feito pela maltaria, que transforma o cereal no malte cervejeiro. “A malteação consiste em fazer uma germinação da cevada.

O malte é uma matéria-prima obtida por meio da germinação de um cereal. Para a produção de cerveja, normalmente, o cereal utilizado é a cevada, mas também é comum utilizarem trigo ou centeio. Esse composto ajuda a caracterizar a cor e o paladar da cerveja, influenciando na espuma e corpo da bebida.

cevada

Mais comumente originário a partir da planta de cevada, o malte precisa passar por um processo industrial que vai provocar a germinação que iria acontecer naturalmente na natureza até chegar na cervejaria.

O malte passa pela brassagem, para formar o mosto cervejeiro. Outros grãos podem ser utilizados na bebida, como o trigo, fundamental para alguns estilos. Lúpulo – É o tempero da cerveja.

A função do malte é fornecer nutrientes e açúcar ao fermento. Uma ale com sabores de grãos e pão vem de maltes menos torrados. Quanto mais torrada, mais escura a cerveja, com notas de café e caramelo.

O malte também ajuda a manter a saúde dos músculos e prevenir diabetes, devido à presença de magnésio em sua composição. Ele ainda é rico em ácido fólico, o que faz com que previna a anemia. Graças a presença de vitaminas do complexo B, o malte melhora o funcionamento do sistema nervoso.

Em termos mais genéricos, é chamado de malte todo cereal que passou pelo processo de maltagem ou malteação, cujo objetivo é a ativação de enzimas, as quais degradam componentes da parede celular, liberando o grânulo de amido da matriz para o endosperma do grão.

8 diferentes tipos de malte

  1. Pilsen. O malte Pilsen é o mais utilizado na produção de cerveja. ...
  2. Pale Ale. Os maltes do tipo Pale Ale possuem menos enzimas que o Pilsen e são torrados em temperaturas mais altas por um tempo maior. ...
  3. Caramelo. ...
  4. Chocolate. ...
  5. Defumados. ...
  6. Escuros. ...
  7. Pretos e torrados. ...
  8. Centeio, trigo e aveia.

O malte melanoidina é produzido quando a temperatura durante a germinação pode subir até cerca de 50°C após alguns dias, seja contraindo e deixando descansar ou adicionando água quente na caixa de germinação. Isto assegura uma forte atividade enzimática e a formação de maltose e aminoácidos.

O malte moído deve ser colocado na água quente e levado ao fogo para cozinhar, em temperatura pré-determinada. A temperatura é responsável por fazer com que as enzimas do malte sejam ativadas. O amido vai se transformar em açúcar, responsável por ativar as leveduras. O processo pode levar de 60 a 90 minutos.

O malte pode ser formado a partir de uma série de cereais. O mais utilizado e popular em cervejas é a cevada. Para formar um malte, os grãos dos cereais passam pela malteação, o processo de umedecer e germinar o grão para ser torrado.

Menos ressaca!
A grande questão é que não são somente os cereais não maltados que são ruins, mas sim seu uso indiscriminado, para reduzir custos, aliado a uma grande quantidade de substâncias químicas para agilizar o processo de produção.

Em resumo, a cerveja puro malte é produzida com 100% de malte e não pode levar cereais não maltados na sua receita. O que acontece é que a legislação brasileira permite que até 45% dos cereais da cerveja possam ser não maltados, o que chama mais atenção para os rótulos que se dizem “puro malte”.

O malte nada mais é do que grãos de cereal (normalmente trigo ou cevada, mas outros tipos de cereais também podem ser mateados) que passaram pelo processo de malteação. Esse processo consiste em umedecer esses grãos e colocá-los para germinar até que os brotos nasçam.

Maltagem. É o processo de conversão do cereal em malte e é fundamental para a qualidade e a personalidade da cerveja. A composição do malte é responsável pela cor e pelo paladar da bebida e também influi diretamente na espuma e no corpo da cerveja.

O malte é obtido a partir da germinação de um cereal.
O mais utilizado é a cevada, mas existem cervejas de trigo, centeio, arroz, milho e até de aveia.