O que é o processo de imigração?

Perguntado por: ecruz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

“Imigração” é um termo que se refere ao deslocamento de uma pessoa ou de um grupo de um território em direção a outro com o objetivo de fixar moradia em uma localidade diferente da do país de origem. Esse processo se dá por diferentes motivos: políticos, culturais, naturais e principalmente econômicos.

O que é imigração? Imigração é usando quando uma pessoa entra em um país estrangeiro para viver, deixando seu país de origem. Por exemplo: Meus avós imigraram para o Chile na década de 1950.

Ela teve início com a chegada dos portugueses no ano de 1500, que teve como principal objetivo explorar as terras desconhecidas e, logo depois, iniciar o plantio de cana-de-açúcar. Vale ressaltar que, durante todo o período colonial e monárquico, a imigração no Brasil foi predominantemente portuguesa e africana.

O que é ser Imigrante:
Imigrante é aquele que imigra, ou seja, aquele que entra em um país estrangeiro, com o objetivo de residir ou trabalhar. O imigrante é visto pela perspectiva do país que o acolhe, é o indivíduo que veio do exterior.

As principais causas da migração estão relacionadas a fatores econômicos, sociais, culturais e ambientais. Fatores econômicos: busca de oportunidades de trabalho. Fatores sociais: busca de melhores condições de vida. Fatores culturais: busca de identificação cultural.

As causas da imigração
Para evitar consequências, a população recorre ao deslocamento. Uma das causas da imigração diz respeito à economia. Existem regiões com péssimas condições econômicas que levam as pessoas a se deslocarem para outros locais em busca de melhores oportunidades de emprego e condições de vida digna.

Atualmente 1,3 milhão de imigrantes residem no Brasil. Em dez anos, de 2011 a 2020, os maiores fluxos foram da Venezuela, Haiti, Bolívia, Colômbia e Estados Unidos. O número de novos refugiados reconhecidos anualmente no país saiu de 86, em 2011, para 26,5 mil em 2020.

A migração intra-regional é aquela em que o indivíduo se desloca dentro do próprio estado que vive. Já a migração inter-regional é quando o deslocamento é para outro estado do país. Há também a chamada migração intra-urbana em que o deslocamento acontece dentro da mesma cidade.

Resumo sobre a imigração no Brasil
As causas para esse fenômeno são diversas: ocupação e colonização; questões econômicas, que incluem a imigração subvencionada; conflitos internacionais; guerras; e fuga de crises econômicas, sanitárias e humanitárias ou de perseguições (religiosas, políticas e étnicas).

“Emigrar” é o ato de sair de um país para viver em outro. “Imigrar” significa entrar e morar em um país estrangeiro. Já “migrar” é o deslocamento de uma região para outra. Os verbos “emigrar”, “imigrar” e “migrar” indicam um deslocamento de um lugar a outro.

Os principais grupos de imigrantes em nosso país são: alemães, espanhóis, italianos, portugueses, japoneses e os africanos (que fizeram uma imigração forçada, pois vieram como escravos).

b) condições de vida precárias: muitos dos estrangeiros no Brasil sofrem com as precárias condições de vida que aqui encontram, sobretudo no momento em que chegam, quando ainda não dispõem de emprego, moradia, comida e dinheiro, além de sequer conhecerem o idioma português.

Italianos, portugueses e espanhóis são os primeiros a migrar em massa para o Brasil no final do século XIX. No início do século XX, os italianos chegam a compor mais da metade dos estrangeiros da capital. Em menor número, chegam os japoneses, austríacos e alemães.

Dentre as muitas consequências dos movimentos migratórios, podem ser mencionadas as seguintes: contribuição no processo de miscigenação étnica e na ampliação e difusão cultural entre os povos; contribuição e influência no processo de crescimento econômico.