O que é o processo de gutação?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

A gutação é a eliminação de água líquida pela planta e ocorre graças ao processo de pressão da raiz. A gutação (do latim gutta, que significa gota) é um processo que se caracteriza pelo surgimento de gotículas de água pura, ou de soluções com solutos orgânicos e inorgânicos, nas bordas ou no ápice das folhas.

A transpiração é um processo no qual a planta libera água no estado gasoso.

A gutação é inibida quando tiver água com solução salina, o que provoca uma espécie de impedimento na entrada de água na célula pois o composto salino é muito grande ao espaço apoplástico que a célula possui.

Já o excesso de água pode ser percebido se as pontas das folhas e brotações estiverem queimadas, se os talos ficarem enrugados e sem brilho, com a superfície da terra nos vasos brilhando e queda de folhas verdes. Se as paredes dos vasos estiverem com excessiva formação de limo, também fique atento.

A evapotranspiração pode ser definida como a perda de água por evaporação do solo e transpiração das plantas.

A gutação somente ocorre quando a temperatura da atmosfera encontra-se amena, a umidade relativa do ar (URar) é elevada e o solo encontra-se úmido.

Cientistas da Universidade de Tel Aviv descobriram que as plantas são capazes de emitir ruídos ultrassônicos quando submetidas a situações de estresse, como a privação de água ou o corte dos seus caules. A pesquisa foi publicada nesta terça-feira (30) na revista científica "Cell".

Para manter o equilíbrio ideal de água em seu interior, as plantas precisam transpirar, porém quando a umidade do ar está elevada, a transpiração vegetal pode ser lenta demais e nesse momento que os hidatódios entram em ação, para compensar a transpiração, inclusive à noite.

Veja mais detalhes sobre cada uma dessas etapas a seguir!

  • Evaporação. A evaporação é uma transformação física caracterizada pela passagem da água no estado líquido para o estado gasoso, por meio da absorção da energia advinda dos raios solares. ...
  • Sublimação. ...
  • Condensação. ...
  • Precipitação. ...
  • Infiltração. ...
  • Transpiração.

O transporte de água nas plantas é feito principalmente pela rota do xilema, essa rota é mais simples quando comparada com a da raiz, tendo menor resistência, assim tem menor gradiente de pressão necessário para o transporte de água do solo para as folhas.

A raiz é o órgão da planta responsável pela fixação e também pela absorção de água e de sais minerais do solo. Ela representa, portanto, o acesso da água ao interior do vegetal.

Quando a salada recebe o sal ou o molho ela começa a sofrer o processo de osmose, onde ela libera o líquido de dentro das suas folhas para fora, fazendo com que o seu aspecto se torne murcho.

Pressão positiva da raiz - é a força da água que entra neste órgão por osmose, empurrando a coluna líquida já estabelecida no xilema para cima. Porém, só é efetiva para elevar significativa a seiva bruta em plantas herbáceas e pequenos arbustos.

A pressão radicular é um processo de ascensão de seiva bruta nas plantas que se verifica em condições particulares e que é facilmente visualizado quando o caule de uma planta jovem é cortado e a seiva é perdida, durante algum tempo, pela zona de corte.

Borrifar água sobre as folhas ajuda bastante na hidratação das plantas, já que, por conta do calor, elas tendem a perder água mais rapidamente. Borrifar água fará com que elas se sintam mais fresquinhas, e também irá reduzir as temperaturas quentes, além de fazer com que as folhas se expandam.

Tem um lugar certo para regar as plantas
Regue o solo, não as folhas. Essa é a nossa quarta dica. Não é necessário molhar as folhas, inclusive essa ação pode causar doenças, por conta da umidade.

Para que a drenagem com areia esteja corretamente aplicada, você precisa seguir os seguintes passos: no fundo do vaso, insira uma camada de argila expandida ou pedra brita. A função desta etapa é proporcionar mais ar para que os furos do vaso tenham acesso à reciclagem proposta pelo ciclo da água.

O encharcamento do solo provoca falta de oxigênio (asfixia) nas raízes e consequentemente a sua morte. A morte parcial das raízes mais finas reduz a absorção de água e nutrientes, prejudicando o bom desenvolvimento da planta.