O que é o processo de desmineralização e remineralização?

Perguntado por: asiqueira . Última atualização: 29 de maio de 2023
4 / 5 3 votos

A desmineralização é um deles, caracterizado pela perda de cálcio do dente. Por um lado, ela pode trazer consequências desagradáveis para o paciente se não for tratada, como o aparecimento de cáries. Por outro, a remineralização é uma solução que pode ser aplicada e que vai ajudar a contornar o problema inicial.

Os resíduos alimentares que permanecem por mais tempo na cavidade bucal podem influenciar na ação de bactérias que retiram o cálcio da estrutura do dente. Então, essa corrosão contribui para a instalação e formação da cavidade da cárie.

Conheça alguns fatores que podem causar a desmineralização
Consumo em excesso de bebidas e alimentos ácidos que alteram o nível do pH bucal; Escovação inapropriada com uso de força excessiva e escovas com cerdas duras e inadequadas; Questões patológicas como presença de bruxismo e gastrite.

Quando ácidos entram em contato com os dentes, eles podem provocar a remoção de mineral, processo conhecido como desmineralização (Des).

As características histológicas da lesão de cárie sem cavidade são descritas por diversos autores sob a forma de 4 zonas: camada superficial, corpo da lesão, zona escura e zona translúcida.

Escovar regularmente com um creme dental remineralizante é um dos melhores métodos para fortalecer o esmalte dos dentes. A melhor pasta de dentes para o esmalte contém fosfato de cálcio, fluoreto estanoso ou formas semelhantes de fluoreto, que podem ajudar a remineralizar o esmalte do dente.

Uma dieta infantil com elevado teor de sacarose é um fator determinante no aparecimento da cárie. Isso, porque proporciona um ambiente favorável à desmineralização dos dentes e consequentemente ao surgimento da doença.

Dentina: tecido mineralizado de natureza conjuntiva, avascular e acelular que constitui a maior parte do elemento dental, dando à este sua forma. Principal responsável pela cor amarelada dos dentes.

Esse processo consiste em passar a água por um tanque com resinas de troca iônica capazes de dissolver os sais na água – incluindo magnésio, cloreto, sílica e cálcio. Os produtos químicos utilizados no procedimento não são caros, como hidróxido de sódio, ácido clorídrico ou ácido sulfúrico.

O DES-RE é um processo fisiológico caracterizado pela perda e ganho de substâncias importantes para a composição do esmalte dentário - em especial, íons, cálcio e potássio.

É possível restaurar o esmalte dos dentes através: Do uso de creme dental com fluoreto ou gel de fluoreto; Da utilização de antisséptico bucal com fluoreto para gargarejos; De um tratamento de remineralização à base de vitamina D e do suplemento de cálcio.

A melhor forma é suprir com alimentos ricos em cálcio e, se possível, aliar com uma suplementação completa. O acompanhamento médico é necessário nesse momento, ele poderá identificar a quantidade de cálcio que seu corpo necessita diariamente e orientar para uma alimentação completa e saudável.

Vegetais como: repolho, brócolis e outras hortaliças são recomendados. As atividades físicas, além do controle do peso, são benéficas para o aumento de densidade mineral óssea e reduzir inflamações. Treinamentos de força, como a musculação, por exemplo, ajudam no crescimento ósseo e manutenção da estrutura madura.

O flúor é essencial, pois previne a desmineralização do dente (perda de minerais) e favorece a remineralização (entrada de minerais), responsável pela proteção do dente.

Indicamos também para a recuperação do esmalte do dente ainda no estágio inicial, a remineralização natural que acontece ao consumir alimentos ricos em vitamina D, como plantas de coloração verde escura (couve, escarola, espinafre), creme vegetal, óleo de coco e suplementos de cálcio.

Geralmente, a desmineralização óssea não tem sintomas clínicos até ocorrer uma fratura mas, quando acentuada, pode provocar dores e dificuldade de locomoção. A fragilidade do osso deixa a pessoa mais suscetível a fraturas por quedas¹.

O líquido que é colocado no desmineralizador passa por algumas colunas que contam com resina catiônica e resina aniônica. Neste momento acontece a troca iônica, possibilitando o processo de desmineralização. Essa coluna funciona ainda como um polidor, dando mais qualidade para a água empregada no procedimento.