O que é o processo de desinfecção?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

É o processo de eliminação de formas vegetativas, existentes em superfícies inanimadas, mediante a aplicação de agentes químicos e/ou físicos.

1º grau – alta desinfecção: há a destruição de formas vegetativas, esporos, bacilos e vírus; 2º grau – média desinfecção: há destruição de vírus e bactérias, menos esporos; 3º grau – baixa desinfecção: há destruição de formas vegetativas de bactérias e não destroem vírus e bacilos.

É o processo de destruição de microrganismos patogênicos ou não, na forma vegetativa, que possam existir nos artigos e nas áreas, através do uso de substâncias desinfetantes.

Desinfecção é a eliminação ou remoção de todos os microorganismos na forma vegetativa, independente de serem patogênicos, presentes em artigos e superfícies inanimadas.

Qual a importância da desinfecção de ambientes? Além de limpar os ambientes, ou seja, remover as sujidades, o processo de desinfecção tem o objetivo de controlar o vírus nas superfícies e materiais, tornando o espaço livre de microrganismos.

DESINFECÇÃO FÍSICA
O método de desinfecção físico é geralmente a primeira escolha nos ambientes de saúde. Toda mecânica desse método envolve o calor como agente desinfetante. Para o processo, normalmente são usados equipamentos que permitem mais controle e menos risco operacional.

Desinfecção: eliminação de microrganismos, exceto esporulados, de materiais ou artigos inanimados, através de processo físico ou químico, com auxílio de desinfetantes.

A desinfecção, conhecida também como sanitização, com cloro, álcool ou hipoclorito de sódio, elimina ou reduz os microrganismos prejudiciais, perto de 98%, enquanto a esterilização, elimina 100% todos eles. Para escolher entre as técnicas, é necessário entender qual é o seu objetivo.

Tipos de desinfecção

  • 1) Desinfecção de alto nível. Este é o nível de desinfecção mais completo, eliminando bactérias vegetativas, micobactérias, bacilo da tuberculose, fungos, vírus e parte dos esporos bacterianos.
  • 2) Desinfecção de nível intermediário. ...
  • 3) Desinfecção de baixo nível. ...
  • 2) Desinfecção química.

Desinfecção hospitalar: processos de higienização
Ou seja, trata-se da eliminação de toda a sujidade visível, com o uso de detergentes e outros produtos apropriados para o serviço. Aliás, a qualidade dos materiais utilizados podem influenciar na qualidade da higienização.

É o método capaz de eliminar a maioria dos organismos causadores de doenças, com exceção dos esporos.

Use um spray desinfetante para matar e ou reduzir bactérias em superfícies como balcões e paredes. O uso de calor e/ou produtos químicos é necessário para efetivamente higienizar salas de hospital, equipamentos e superfícies. O uso de um desinfetante reduz significativamente os microrganismos.

Hipoclorito. Eficácia, baixo custo e facilidade de fabricação tornam os hipocloritos os desinfetantes mais amplamente utilizados. Hipoclorito de sódio é o composto mais comum e é um desinfetante ideal, pois é um oxidante forte.

Limpar é a remoção de toda sujidade de qualquer superfície ou ambiente. Piso, paredes, teto, mobiliário e equipamentos, o processo deve ser realizado com água, detergente e ação mecânica manual. Por outro lado, desinfecção é o processo de destruição de microrganismos patogênicos na forma vegetativa.

5 Benefícios dos serviços de sanitização e desinfecção

  • Reduz a presença de microrganismos. ...
  • Evita proliferação de doenças. ...
  • Inibe a contaminação da produção. ...
  • Evita infecções hospitalares. ...
  • Protege locais fechados e com circulação de pessoas.