O que é o processo de ação reflexão ação?

Perguntado por: nnovaes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Em outras palavras, o processo de ação-reflexão-ação engloba não somente a reflexão sobre a prática, mas todo pensar crítico a respeito das decisões tomadas pelo docente, que irão refletir no processo de aprendizagem dos educandos.

Assim, se a reflexão sobre a ação pode ser considerada uma estratégia importante para a docência, visto que permite encontrar caminhos para o aprimoramento da prática e descobrir acertos e erros do trabalho educacional para construir novos rumos de atuação, há que se considerar sua importância na docência superior como ...

A reflexão-na-ação consiste em refletirmos no meio da ação, sem interrompê-la. Nosso pensamento nos conduz a dar nova forma ao que estamos fazendo e no momento em que estamos fazendo, possibilitando interferir na situação em desenvolvimento.

Ações formais de desenvolvimento de competências, individuais ou coletivas, presenciais ou a distância, com supervisão, orientação ou tutoria. Exemplos: Aprendizagem prática: Aprendizagem em serviço, Intercâmbio, Estudo em grupo.

A perspectiva do professor reflexivo pode se dar como: reflexão da prática, reflexão sobre a prática e sobre a reflexão sobre a prática.

Contribui também para o reconhecimento do professor como investigador e produtor de conhecimento, ao ressaltar que este profissional pode refletir sobre sua própria prática de forma sistemática e objetiva, orientado por um suporte teórico-metodológico que possibilita o repensar e a problematização da ação educativa que ...

Reflexão: ela ajuda você a entender suas ideias e sentimentos. Reflexão é um ato de estranhamento. Por quê? Porque refletir é reexaminar um suposto conhecimento, buscando uma face oculta.

Dentre os cinco momentos da reflexão podemos citar: O discernimento, o relaxamento, o agradecimento, o plano de leitura e por fim, o foco.

reflexão da prática, reflexão no material e a reflexão sobre o ambiente.

Assim, se a reflexão sobre a ação pode ser considerada uma estratégia importante para a docência, visto que permite encontrar caminhos para o aprimoramento da prática e des- cobrir acertos e erros do trabalho educacional para construir novos rumos de atuação, há que se considerar sua importância na docência superior ...

A ação pedagógica é a face concreta da educação, na qual as teorias e políticas estão presentes sob forma prática, na coordenação dos planos de ação dos participantes em referência ao mundo.

A prática reflexiva se torna então, de acordo com Oliveira e Lampert (2007), um ingrediente que proporciona aos professores uma auto-avaliação de crenças e práticas pedagógicas cotidianas, mudanças de postura percebidas em suas histórias, em suas interações com as diversas áreas do conhecimento, em situações de ...

Observar, refletir, indagar, confrontar conceitos e agir é um caminho necessário a ação docente, pois proporciona novos conhecimentos, uma ressignificação da própria prática, bem como a construção de novas situações que favoreceriam um melhor resultado no trabalho desenvolvido.

Reconhecimento: conhecer a realidade do aluno, da sua família e da comunidade em que a escola e estes estudantes estão inseridos. Empatia: acolher as diferenças, reconhecendo que cada estudante é único, aprende de uma forma diferente e vive em um contexto próprio.