O que é o princípio da economicidade?

Perguntado por: sassis . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Princípio que objetiva a minimização dos gastos públicos, sem comprometimento dos padrões de qualidade. Refere-se à capacidade de uma instituição gerir adequadamente os recursos financeiros colocados à sua disposição. CF, art.

princípio da eficiência impõe à Administração Pública direta e indireta a obrigação de realizar suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, além, por certo, de observar outras regras, a exemplo o princípio da legalidade.

A eficiência é a adequada relação entre os custos incorridos e os benefícios advindos do alcance dos objetivos. A economicidade, conforme dito, é a ocorrência de baixos custos em um empreendimento.

Os critérios utilizados são os seguintes: economicidade, eficiência econômica, eficiência administrativa, eficácia e equidade. Refere-se ao nível de utilização dos recursos (inputs). Trata-se da relação entre inputs (recursos utilizados) e outputs (produtividade).

São eles: legalidade; impessoalidade; moralidade; publicidade; eficiência; interesse público; probidade administrativa; igualdade; planejamento; transparência; eficácia; segregação de funções; motivação; vinculação ao edital; julgamento objetivo; segurança jurídica; razoabilidade; competitividade; proporcionalidade; ...

Os 22 Princípios da Nova Lei de Licitações, Lei 14.133/21. A nova Lei 14.133/21 multiplicou os princípios da Administração Pública, agora são 22, vejamos: Princípio Da Celeridade, busca um processo rápido, acelerado.

A esses, acrescentou mais treze princípios: interesse público, planejamento, transparência, eficácia, segregação de funções, motivação, segurança jurídica, razoabilidade, competitividade, proporcionalidade, celeridade, economicidade e desenvolvimento nacional sustentável.

Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão descritos no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e determinam o padrão que essas organizações devem seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Em síntese, os princípios da Administração Pública expressos no artigo 37 da Constituição Federal são: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

“A eficiência consiste em fazer certo as coisas: geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc…” “Já a eficácia consiste em fazer as coisas certas: geralmente está relacionada ao nível gerencial”.

A efetividade, por fim, consiste em fazer o que tem que ser feito, atingindo os objetivos traçados e utilizando os recursos da melhor forma possível. Portanto, este é um conceito que se refere à capacidade de ser eficiente e eficaz ao mesmo tempo.

Eficiente é o que executa uma tarefa com qualidade, competência, excelência, com nenhum ou com o mínimo de erros. A eficiência está ligada ao modo de fazer uma tarefa. O eficaz faz o que é certo para atingir o objetivo inicialmente planejado. O eficiente faz com qualidade, mas nem sempre atinge um objetivo.

O que é eficácia? Eficácia é uma qualidade que se refere à capacidade de atingir determinado resultado. Um exemplo de eficácia nas operações de uma empresa é quando o time comercial bate a meta de vendas do mês. Logo, dizemos que a equipe atuou de forma eficaz.

A eficiência indica que a sociedade está obtendo o máximo que pode de seus recursos escassos, enquanto equidade significa que os benefícios advindos desses recursos estão sendo distribuídos com justiça entre os membros da sociedade.

Eficiência é a relação entre os resultados obtidos e os recursos utilizados para alcançá-los; Eficácia diz respeito à capacidade de alcançar os objetivos propostos; Efetividade é a habilidade de se chegar ao que foi desejado da melhor maneira possível.