O que é o princípio alfabético?

Perguntado por: ialves6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

O princípio alfabético é o entendimento de que as palavras são compostas de letras e as letras representam sons. Além disso, é a capacidade de usar essas associações de letras e sons para ler ou escrever palavras.

Silábico-alfabética:
Nesta fase a criança vê que não é possível escrever apenas com uma letra para cada sílaba. Como essa é uma transição da ”silábica” para a ”alfabética”, a criança começa a escrever algumas vezes representando a sílaba inteira, e em outras usando uma letra para cada sílaba.

Em síntese, alfabetização é o processo de aprendizagem do sistema alfabético e de suas convenções, ou seja, a aprendizagem de um sistema notacional que representa, por grafemas, os fonemas da fala.

Estar alfabético significa que a criança já domina as relações entre fonemas e grafemas, fazendo uso de forma pertinente na escrita de palavras. Já estar alfabetizado, significa que o aluno lê, compreende e produz pequenos textos com autonomia.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Assim, esse processo obedece a uma linha evolutiva, que passa por quatro grandes níveis de escrita: pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético.

A habilidade EF01LP05 consiste em: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Na fase de alfabetização, é importante que os alunos tenham a compreensão do princípio alfabético, estabelecendo a correspondência entre letra e som. Muitas atividades podem ser realizadas, entre elas, aquelas que envolvem a identificação de determinada relação fonema-grafema em um conjunto de palavras.

Nível alfabético
Para este nível, sugere-se como atividade que sejam solicitadas da criança tanto a leitura de trechos de um texto quanto a escrita de frases curtas, para estimular o domínio do alfabeto e aprimorar a compreensão dos textos. Projetos de leitura já podem ser realizados.

Hipótese pré-silábica
Esses alunos ainda não compreendem a correspondência entre o falado e o escrito. Sua leitura é feita de forma global, com o dedo deslizando por toda a escrita, de forma contínua. A escrita do aluno, nessa hipotese, pode ser grafada com letras, desenhos e outros símbolos.

Podemos dizer que uma pessoa alfabetizada é aquela capaz de ler e escrever no sistema alfabético vigente. Ela conhece todas as letras, sabe formar sílabas e, com elas, sabe formar palavras e frases. Essa etapa do ensino abre as portas para todas as outras.

Segundo a professora E (11 anos de magistério), aluno alfabetizado é aquele que consegue se comunicar utilizando a escrita. Acredita ser importante o aluno saber para que serve socialmente saber ler e escrever, portanto, conhecer a função social da escrita.

Os cinco níveis de escrita segundo a psicogênese da língua escrita são os seguintes: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico.

Ferreiro (1999, p. 47) afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”. Goodman (1980 Apud Ferreiro & Palácio, 1987, p. 86).

as 5 etapas do aprendizado são:

  • Compreender;
  • Reter;
  • Praticar;
  • Disseminar;
  • Criar;

São elas:

  • PRÉ-SILÁBICO. Neste primeiro nível, a criança começa perceber que a escrita representa aquilo que é falado. ...
  • SILÁBICO. Nesse nível a criança começa a perceber a correspondência entre as letras daquilo que é falado. ...
  • SILÁBICO-ALFABÉTICO. ...
  • ALFABÉTICO.

As letras de fôrma maiúsculas são as ideais para essa tarefa, já que são caracteres isolados e com traçado simples - diferentemente das cursivas, emendadas umas às outras. O aprendizado das chamadas "letras de mão" deve ser trabalhado com crianças alfabéticas, que já têm a lógica do sistema de escrita organizada.

- Nível alfabético
Neste nível a criança estabelece correspondência entre fonema e grafema. Ela compreende que a sílaba pode ter uma, duas ou três letras. A princípio, tem dificuldade na separação das palavras quando escreve um texto.