O que é o PPP para libaneo?

Perguntado por: emaia . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Libâneo (2004) define o PPP como o documento que descreve e caracteriza objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a serem desenvolvidos na escola, pois expressa a cultura desta, imbuída de aspectos ideológicos, princípios morais, significações, questões reflexivas e tomada de decisões das pessoas que ...

O Projeto Político Pedagógico (PPP) foi instituído pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB), e também pela Lei nº 9394/96, cuja obrigatoriedade foi determinada na legislação do Conselho Estadual de Educação/Deliberação 07/2000 (BRASIL, 1996).

O projeto político-pedagógico é entendido, neste estudo, como a própria organização do trabalho pedagógico da escola. A construção do projeto político-pedagógico parte dos princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério.

José Carlos Libâneo (2005) divide em duas correntes a pedagogia: a Pedagogia Liberal e a Pedagogia Progressista. Com isso, ele pretende abranger as principais formas de pensamento em relação aos métodos e formas de ensino.

Referência Bibliográfica: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Sao Paulo: Cortez Editora, 1994, 263 p.

As tendências progressistas, de acordo com a classificação de Libâneo, podem ser divididas em “libertadora”, “libertária” e “histórico-crítica”.

Suas obras mais conhecidas são a Democratização da Escola Pública - A pedagogia crítico-social dos conteúdos (1984) e Didática (1990).

Com base nos estudos existentes no Brasil sobre a organização e gestão escolar e nas experiências levadas a efeito nos últimos anos, é possível apresentar, de forma esquemática, três das concepções de organização e gestão: a técnico-científica (ou funcionalista), a autogestionária e a democrático-participativa.

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um importante instrumento de planejamento e gestão educacional de uma escola. Ele serve para guiar as ações que podem aprimorar o processo de aprendizagem dos alunos.

O texto do Projeto Político- Pedagógico precisa ser elaborado materializando três aspectos: marco situacional, marco conceitual e marco operacional.

É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

Essas etapas estão em consonância com as idéias de Veiga, I (2002), que toma como base para a construção do PPP os princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério.

Segundo especialistas, a elaboração do PPP deve contemplar:

  • missão;
  • clientela;
  • levantamento de dados sobre aprendizagem;
  • relacionamento com a família;
  • recursos;
  • diretrizes pedagógicas — que envolvem: concepção metodológica, avaliação e currículo;
  • plano de ação — que é o desdobramento do PPP no Plano Escolar Anual.

Sobre o projeto político-pedagógico (PPP) é correto afirmar: Trata-se de uma exigência legal apenas para as escolas de ensino fundamental e médio e os cursos superiores das ciências humanas.

Nesta ótica, a escola deverá buscar aplicar a ideia de intersetorialidade, que significa a união com todos os setores da sociedade que possibilitem a formação integral do aluno e, consequentemente, a qualidade do ensino.

Podemos classificá-las em: Pedagogia Liberal Tradicional, Tendência Liberal Renovadora Progressiva, Tendência Liberal Renovadora não-diretiva (Escola Nova), Tendência Liberal Tecnicista, Tendência Progressista Libertadora, Tendência progressista Libertária, Tendência Progressista "crítico social dos conteúdos ou " ...

A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. Dessa forma, o indivíduo deve adaptar-se aos valores e normas da sociedade de classe, desenvolvendo sua cultura individual.

LIBÂNEO (1994, p. 195) afirma que: “a avaliação é uma tarefa complexa que não se resume à realização de provas e atribuição de notas. A avaliação, assim, cumpre funções pedagógico – didáticas, de diagnóstico e de controle em relação às quais se recorre a instrumentos de verificação do rendimento escolar”.