O que é o poder sapiencial?

Perguntado por: asampaio3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

O termo “Sapiencial” vem de uma palavra latina sapientia, que significa sabedoria. Portanto, sapienciais seriam os livros que trazem à experiência, a cultura, em suma, a sabedoria do povo de Israel.

São chamados “sapienciais” porque de um modo ou de outro estão envolvidos com o tema da sabedoria. Este conjunto compreende os livros de Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Eclesiástico e Sabedoria.

253-612. Resumo: Os 7 livros sapienciais são: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria, Eclesiástico.

2 sensatez, prudência, ponderação, reflexão, senso, equilíbrio, juízo, discernimento, acerto, cordura.

3 habilidades, sabedoria, astúcias, manhas, talentos, raciocínios, discernimentos, tinos, sensos, gênios, cabeças, finezas, espertezas, sagacidades, malícias, lucidezes, perspicácias, mentes, argúcias, intelecções, intelectualidades, agudezas, mentalidades.

Outros exemplos de salmos sapienciais: 26; 33; 49; 51; 74; 80; 81; 118; 126; 132; 133; 144. Sugestão: Escolha um desses salmos e faça dele a sua oração de hoje.

Salomão

Segundo a tradição rabínica, Eclesiastes foi escrito por Salomão já idoso. Uma tradição alternativa, a de que Ezequias e seus colegas escreveram Isaías, Provérbios, Cântico dos Cânticos e Eclesiastes, provavelmente significa apenas que o livro foi editado na época de Ezequias.

Os Livros de Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão, são denominados de “Livros Poéticos”.

Os profetas maiores são Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Considera-se o Livro das Lamentações como um prolongamento do livro de Jeremias, assim como o livro profético de Baruc. Os profetas menores são Oseias, Amós, Miqueias, Ageu, Zacarias, Joel, Abdias, Naum, Habacuc, Sofonias e Malaquias.

O livro de Salmos atribui pelo menos 73 (ou cerca da metade) dos salmos a Davi e os demais salmos a outros autores, entre eles Asafe (Salmos 50; 73–83) e a Hemã (Salmo 88).

Moisés

Pela tradição religiosa, estes cinco livros teriam sido escritos por um único homem, Moisés. "Lendo e interagindo com o [poeta e tradutor] Haroldo de Campos (1929-2003), eu aprendi que há duas abordagens possíveis. A da sinagoga diz que quem escreveu a Torá foi Moisés e ponto final.

Salomão

Parte da literatura sapiencial é atribuída a Salomão, patrono da sabedoria em Israel. Assim como a Moisés é atribuído o Pentateuco e os Salmos a Davi. Isso não significa que Salomão tenha escrito esses livros. Ele pode até ter contribuído com alguns provérbios.

A literatura sapiencial ou livros de sabedoria é um gênero de literatura comum no antigo Oriente Próximo. Consiste em declarações de sábios que oferecem ensinamentos sobre divindade e virtude. Embora este gênero use técnicas de narração oral tradicional, foi disseminado em forma escrita.

Salomão

Quem escreveu esse livro? Parte do livro de Provérbios é atribuída a “Salomão, filho do rei Davi, rei de Israel” (ver Provérbios 1:1; 10:1; 25:1; ver também I Reis 4:32; Guia para Estudo das Escrituras, Provérbios, o Livro de Provérbios”; scriptures.LDS.org).