O que é o Plano secante?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Os planos secantes, também chamados de planos concorrentes, equivalem às retas concorrentes. Assim, dois planos são secantes quando são distintos e possuem pontos em sua intersecção. Portanto, para que dois planos sejam secantes, é necessário que eles não sejam coincidentes, mas que possuam pontos em comum.

Para identificar se esses planos são paralelos ou coincidentes, basta verificar se um ponto de um desses planos pertence ao outro. Em caso afirmativo, os planos são coincidentes, caso contrário, os planos são paralelos.

Tipos de Retas
Indicamos as retas paralelas com duas barras. Retas Perpendiculares: possuem um ponto em comum. A intersecção forma quatro ângulos retos (90°) no plano. Retas Transversais: São definidas como retas que possuem intersecção com as outras, em pontos diferentes.

Os paralelos são linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido leste–oeste. Paralelos e meridianos são definidos por suas dimensões de latitude e longitude, respectivamente. Os paralelos nos indicam a latitude, que é a distância, em graus, da linha do Equador até o paralelo de um determinado lugar.

Caso seja formado um ângulo reto, pode-se afirmar que se trata de uma perpendicularidade. Quando se diz que um caminho ou trajeto deve ser traçado perpendicularmente, significa que este precisa ser transversal em referência ao outro.

Retas perpendiculares são aquelas que formam entre si um ângulo de 90º. Podemos representar duas retas perpendiculares no Plano Cartesiano.

Três pontos não colineares determinam um plano.

Dizemos que uma reta é concorrente ou secante a um plano quando existe apenas um ponto de intersecção, isto é, quando a reta toca o plano em apenas um ponto.

Posições relativas entre reta e plano

  • Reta contida no plano. Quando todos os pontos de uma reta pertencem a um plano, dizemos que essa reta está contida no plano. ...
  • Reta secante ao plano. Uma reta é secante ou concorrente quando toca o plano em apenas um ponto. ...
  • Reta paralela ao plano.

Retas que seguem o mesmo sentido, mas não se encontram
As retas paralelas são, basicamente, duas linhas retas que não apresentam um ponto em comum. Em outras palavras, são duas retas que não se encontram, mas que, necessariamente, tem o mesmo sentido.

Retas paralelas são retas em um plano que estão sempre à mesma distância uma da outra. As retas paralelas nunca se cruzam, enquanto as retas perpendiculares são aquelas que se cruzam em um ângulo reto (90 graus).

Quando representadas, as semirretas são indicadas por uma seta em um dos lados, que demonstra o sentido infinito. No exemplo abaixo, temos a semirreta de origem A que passa pelo ponto B. Denotamos a semirreta de origem em A e que passa pelo ponto B com duas letras maiúsculas e uma pequena seta acima.

para indicar que duas retas são perpendiculares e podemos identificá-las analisando a relação entre seus coeficientes angulares. Assim, para duas retas serem perpendiculares é necessário que o coeficiente angular de uma seja igual ao oposto do inverso do coeficiente angular da outra.

Se dois planos compartilham uma reta e um ponto fora dela ou duas retas paralelas ou duas retas concorrentes, eles são coincidentes. Os planos secantes, também chamados de planos concorrentes, equivalem às retas concorrentes. Assim, dois planos são secantes quando são distintos e possuem pontos em sua intersecção.

As retas são linhas sem curvas que devem estar alinhadas em uma dimensão, espaço ou plano. Existem vários tipos no estudo da geometria. As mais comuns são as inclinadas, horizontais, verticais, paralelas, coincidentes, reversas, coplanares, transversais, perpendiculares e retas concorrentes.

As retas podem ser classificadas de acordo com sua posição num plano (horizontal, vertical e diagonal) ou de acordo com outra reta próxima a ela (paralela ou concorrente). As retas paralelas ou concorrentes, juntamente com o ponto e o plano, são consideradas um ente primitivo na geometria plana.

Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.