O que é o plâncton na vida real?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Plâncton é o nome dado a organismos aquáticos que não têm capacidade de locomoção suficiente para ir contra a força das águas. O plâncton inclui organismos que são levados passivamente pela água.

O plâncton serve de alimento para os peixes, sendo essencial para a sua sobrevivência. Isso é verdade para todos os tipos de peixe na natureza, desde o pequeno lambari, até os grandes peixes como o tucunaré e o dourado.

É este conjunto de seres vivos, animais e vegetais, que se encontra desde o fundo até à superfície das águas doces e marinhas, e que se deixa arrastar passivamente por estas, sem que os seus próprios movimentos consigam opor-lhe resistência, que constitui o plâncton.

A bioluminescência não ocorre por acaso: essa característica é um mecanismo de defesa que serve para assustar alguns predadores, fazendo que o animal pareça maior do que é ou tóxico. Ela também pode ser usada para a comunicação entre membros da mesma espécie e para atrair presas menores.

Em relação à dimensão, o plâncton pode ser agrupado em seis classes: fentoplâncton, que corresponde aos indivíduos de menor tamanho (0,02 a 0,2 µm), picoplâncton (0,2 a 2µm), nanoplâncton (2 a 20 µm), microplâncton (20 a 200 µm), mesoplâncton (200 µm a 20 mm), macroplâncton (2 a 20 cm) e megaloplâncton, classe ...

O plâncton pode ser dividido em dois grupos: o zooplâncton, composto pelos organismos heterótrofos, que se alimentam de outros organismos, e o fitoplâncton, composto pelos organismos autótrofos, capazes de produzir seu próprio alimento.

mudaria toda cadeia alimentar. Ela comentou sobre os plânctons e como eles. produzem grande parte do ar que respiramos e como. eles afetam diretamente nossa vida.

Suas funções no ecossistema estão relacionados à ... Existem dois tipos de plânctons: zooplâncton (são heterótrofos) e os fitoplânctons (são fotossintetizantes). Bentos São seres que habitam a região do substrato de mares, oceanos e rios (fundo dos ecossistemas aquáticos).

Com relação à reprodução, Manzi ressalta que muitas espécies se reproduzem por meio da mitose simples, ou seja, as células se dividem em duas, formando dois indivíduos idênticos.

O fitoplâncton também é muito importante como alimento para peixes, camarões dentre outros. O oxigênio produzido por estas microalgas através da fotossíntese é o mesmo oxigênio que respiramos na atmosfera, já que há troca de gases entre a água e o ar, daí a importância destas microalgas para a vida no nosso planeta.

Tem a aparência de um minúsculo copépode ciclópico, e tem a cor esverdeada, dois centímetros de altura (Sem contar as antenas, como revelado no episódio Computador sobrecarregado) e a voz bem grave.

Alimentação do Plâncton
O fitoplâncton é ingerido pelo zooplâncton e por uma infinidade de organismos marinhos.

O fitoplâncton apresenta grande importância para o meio ambiente. Por serem fotossintetizantes, eles garantem, por exemplo, a oxigenação da água. Além disso, constituem a base da cadeia alimentar aquática, uma vez que são produtores. O fitoplâncton afeta ainda a quantidade de luz que penetra na coluna d'água.

Fenômeno da bioluminescência foi flagrado na Baía Norte. Oceanógrafos explicam que fenômeno é causado por microalgas fitoplânctonicas. Um tom de azul neon foi registrado por remadores no mar de Florianópolis.

Dicas sobre praias que brilham no escuro
Para que a bioluminescência ocorra, o plâncton precisa de movimento. É possível ver as luzes azuis quando as ondas quebram. Mas se o mar estiver calmo, vale a pena agitar a água ou jogar uma pedra no mar.