O que é o pico de crescimento?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Os picos de crescimento são comuns em bebês até os dois anos de idade, período no qual eles irão crescer mais rápido do que em qualquer outra fase da vida. Destacamos também os saltos de desenvolvimento, que abrange demais características da criança.

Quando o paciente se encontra no chamado “surto de crescimento”, é a sinalização de que há um grande fluxo de hormônios de crescimento circulando pelo organismo e consequentemente há maior crescimento das estruturas do complexo crânio-facial.

Confira a seguir a lista com as 7 fases em que o bebêmais trabalho e demanda mais atenção.

  • Primeiro mês do recém-nascido.
  • Os primeiros 3 meses.
  • Nascimento dos dentes e introdução alimentar.
  • Angústia de separação, entre o mês 7 e 8.
  • Aprendizado dos primeiros movimentos.
  • Momentos em que está doente.
  • Começo da independência.

Os picos de crescimento se iniciam logo após o nascimento do bebê e vão até a adolescência. Já os saltos de desenvolvimento mais importantes acontecem até que a criança atinja cerca de um ano e seis meses de vida.

Entre 27 e 32 semanas, ele dobra de tamanho.
Por isso, ao nascer, é comum que os bebês se acalmem quando ouvem a voz da mamãe - um som bastante familiar. Com 35 semanas, o bebê, assim como o corpo da mamãe, se prepara para o parto.

Se você tem um bebê em casa e nota que ele está em uma fase em que chora mais do que o normal, tem dificuldade para dormir e algumas mudanças no apetite, saiba que o seu filho pode estar passando por um salto de desenvolvimento, etapa de crescimento em que ele adquire novas habilidades, expressões, sons e faz ...

Especialmente em momentos delicados, como um salto de desenvolvimento, o seu pequeno pode ter mais necessidade de atenção e de contato físico. Logo, dar colo ajudará a confortá-lo. Como expliquei, é esperado que o seu bebê acorde mais vezes à noite para “treinar” a nova habilidade que está sendo desenvolvida.

Fases do crescimento normal

  • 2.1. Crescimento pré-natal.
  • 2.2. Crescimento na primeira infância (0-2 anos)
  • 2.3. Crescimento na segunda (3-6 anos) e terceira infância (7-12 anos)
  • 2.4. Crescimento na puberdade e adolescência (12-18 anos)
  • 2.5. O que são os discos epifisários?

Algumas dessas etapas de crescimento e seus desafios podem ser assim resumidas:

  • EXISTÊNCIA. ...
  • SOBREVIVÊNCIA. ...
  • SUCESSO. ...
  • DECOLAGEM. ...
  • MATURIDADE. ...
  • REVITALIZAÇÃO.

Os picos de crescimento costumam ocorrer quando o bebê tem por volta de 7 a 10 dias, de 2 a 3 semanas, de 4 a 6 semanas, 3 meses, 4 meses, 6 meses, 9 meses, e assim até os 18 meses.

“Existe a idade do apego, em torno do nono mês de vida, o bebê tem um maior apego com a mãe, isso faz parte do desenvolvimento da criança, nessa fase isso é normal”, observa a pediatra Tatiana Miranda, coordenadora do pronto socorro infantil do Hospital Leforte.

Estudos mostram, por exemplo, que o bebê é capaz de identificar o odor materno desde o sexto dia. Já a voz, como a audição começa a se desenvolver por volta da 20ª semana de gestação, pode ser que ele a reconheça mesmo antes de nascer.

A maior parte dos bebês é fisicamente apta a dormir a noite inteira a partir dos 6 meses, embora haja muitas variações nessa faixa etária. Assim como o dos adultos, o ciclo de sono de uma criança está relacionado ao seu cotidiano de alimentação, temperatura corporal e descargas hormonais.

Os picos de crescimento são comuns em bebês até os dois anos de idade, período no qual eles irão crescer mais rápido do que em qualquer outra fase da vida. Destacamos também os saltos de desenvolvimento, que abrange demais características da criança.

Velocidade de crescimento
É na fase da puberdade que acontece o famoso estirão , que é quando os jovens ganham aproximadamente 20% da estatura final que terão na vida adulta. Há uma variação de idade de início e velocidade das mudanças no corpo.

4º salto: Novos sons e barulhinhos "de bebê" (4 meses)
Este é um dos saltos de desenvolvimento mais longos, podendo durar de 4 a 6 semanas. Nesse período, a criança aprende a fazer várias coisas ao mesmo tempo. Exemplo: rolar, virar de barriga para baixo, brincar sozinho, juntar as mãos, procurar a mãe ou o pai.

Ter um crescimento adequado
A maior produção do GH é sempre à noite, das 21 às 4 horas da manhã. “Quando a criança, por vários motivos, não está na cama neste horário, a produção de GH declina e ela pode crescer menos”, explica Gustavo Moreira.

José Gabel é membro do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e comenta que nos primeiros meses o bebê cresce de 4 a 5 cm por mês. “Depois, com uns 3, 4 meses, ele cresce em média 3 cm. Depois diminui para 1,5cm a 2 cm por mês.