O que é o PIB e o IDH?

Perguntado por: isantana . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um índice socioeconômico medido anualmente que avalia o desenvolvimento e progresso de uma localidade. Serve para analisar a perspectiva do desenvolvimento humano, além dos indicadores econômicos, como Produto Interno Bruto (PIB) e o PIB per capita.

Conforme o relatório de Desenvolvimento Humano 2021/2022, o IDH do Brasil em 2021 foi de 0,754 ocupando a 87ª posição no ranking entre 191 países. Em 2020, estava na 86ª, com índice de 0,758.

Os dados do Produto Interno Bruto e do Índice de Desenvolvimento Humano são importantes para indicar o nível de desenvolvimento e qualidade de vida ofertada aos habitantes dos países.

Teoricamente, quanto maior o PIB por pessoa, maior o acesso a serviços e qualidade de vida. Sozinho, no entanto, o PIB não indica um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Um país com PIB alto e população também grande, por exemplo, pode ter um per capita baixo.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma avaliação comparativa elaborada em 1990, pelos economistas Amartya Sen e Mahbub ul Haq. Possui o intuito de mensurar o desenvolvimento da humanidade a partir de informações sobre a qualidade de vida e da economia de um território.

0,754

O Brasil ocupa a 87ª posição no ranking de desenvolvimento entre 191 países, com um IDH de 0,754.

Atualmente, o cálculo do IDH é efetuado a partir de três aspectos principais da população: renda, educação e saúde. Assim, quanto mais esses três aspectos apresentarem melhorias, melhor será o IDH da localidade em questão.

O índice é calculado com base em dados como expectativa de vida, escolaridade da população e concentração de renda. De 79º colocado, o Brasil passou a 84º, sua pior posição no ranking desde 2011. O principal motivo para essa queda, segundo o relatório anual da ONU, foi a estagnação dos níveis de educação no país.

Pelo mundo
O líder do ranking de IDH é a Suíça, com 0,962. Em seguida aparecem Noruega (0,961), Islândia (0,959), Hong Kong (0,952) e Austrália (0,951). A Alemanha, maior economia da Europa, está na nona posição, com 0,942, seguida de perto pelos Países Baixos (0,941).

PIB é uma sigla para Produto Interno Bruto, que é uma medida universal, utilizada por todos os países do mundo, para mapear o crescimento econômico de uma localidade. Para isso, são somados todos os bens e serviços produzidos naquele território dentro de um determinado período.

O PIB mensura a atividade econômica de uma região através de cálculos de oferta e demanda de bens e serviços. Por isso, PIB é um termômetro da economia como um todo. Isso significa que, quanto maior for o índice de um país, maior é a sua atividade econômica.

Quanto maior for o PIB, mais aquecida estará a economia nacional; já o indicador em queda é um sinal preocupante pois, dependendo do caso, o país pode entrar em uma recessão. Por isso, costuma-se dizer que o indicador funciona como um termômetro da economia de um país.

O PIB brasileiro é o resultado da soma de toda a produção nacional. Portanto, em uma fábrica de automóveis, são somados todos os itens utilizados na produção de um veículo: pneus, vidros, motor, salário dos funcionários, energia consumida etc.

Os países com IDH muito elevado correspondem a apenas 25% de todos os territórios nacionais do planeta e, como era de se esperar, apresentam um acentuado grau de qualidade de vida de suas populações, o que não significa que não existam problemas sociais, desigualdades e misérias em geral.

O Brasil atualmente encontra-se na 79º posição no ranking do IDH mundial (uma lista com mais de 180 países), como divulgado pelo PNUD, em 2018. Há três anos, o país está nessa posição, encontrando-se, portanto, estagnado quanto ao desenvolvimento humano.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede o nível de desenvolvimento humano dos países utilizando como critérios indicadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade (esperança de vida ao nascer) e renda (PIB per capita).

Os cinco IDH-M mais baixos são: Alagoas (0,633), Maranhão (0,647), Piauí (0,673), Paraíba (0,678) e Sergipe (0,687). Em 2000, como em 1991, nenhum estado situou-se na faixa de baixo desenvolvimento humano.

Países com IDH até 0,499 são considerados de desenvolvimento humano baixo, e os com índices entre 0,50 e 0,799 são considerados de desenvolvimento humano médio.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é medido todos os anos pela Organização das Nações Unidas e procura acompanhar a evolução do bem-estar social dos países. O IDH é composto por três indicadores principais que medem a educação, a expectativa de vida ao nascer e a renda da população.

Já os 4% de alta em relação ao primeiro trimestre de 2022 observado no Brasil este acima em todas essas comparações: média geral (2,9%), BRICS (2,9%), G7 (1,1%) e zona do euro (1,4%). Em valores correntes, o PIB brasileiro está na 10ª posição num ranking das 15 maiores economias do mundo, com US$ 2,082 trilhões.