O que é o período neonatal?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 20 votos

O período neonatal começa no nascimento e termina após 28 dias completos depois do nascimento.

  1. Neonatal Precoce: Desde o nascimento até 7 dias de vida.
  2. Neonatal Tardio: Desde 7 dias até 28 dias de vida.

(Coeficiente de mortalidade neonatal tardia) Conceituação: Número de óbitos ocorridos entre 7 e 27 dias de vida completos, expresso por mil nascidos vivos, em determinado local e período.

Pois então, a Neonatologia (neo = novo; nato = nascimento; logia = estudo) é o ramo da pediatria que cuida de bebês desde o nascimento até 28 dias de vida, quando estes deixam de ser chamados de recém-nascidos (ou neonatos) e passam a ser lactentes.

A internação neonatal dura de acordo com as necessidades de cada criança, podendo variar entre dias e meses.

Em sua rotina, o profissional promove e estimula a criação do vínculo entre o recém-nascido e a família, trabalha em procedimentos de alta complexidade para a manutenção da vida e acompanha e analisa o crescimento e o desenvolvimento dos bebês.

Presta atendimento de qualidade às pacientes e familiares com orientação à família e cuidados de higiene, alimentação e utilização de medicamentos, além de cuidados específicos com o recém-nascido.

As principais recomendações são: evitar que o bebê durma de bruços; garantir que cobertores não cubram nem a boca nem o nariz dele; e optar por roupas quentes para agasalhá-lo. Protetores de berço, almofadas e bichos de pelúcia não devem ficar no berço do recém-nascido.

A pediatra e neonatologista Ana Larissa de Melo explica que o índice, também conhecido como Escala de Apgar, trata-se de uma linguagem universal para analisar cinco aspectos da criança: cor, frequência cardíaca, respiração, irritabilidade reflexa e tônus muscular.

A neonatologia é uma especialidade dedicada à assistência ao RN, bem como à pesquisa clínica, sendo sua principal meta a redução da mortalidade e morbidade perinatais na procura da sobrevivência do RN nas melhores condições funcionais possíveis5.

Taxa de mortalidade neonatal precoce: número de óbitos de residentes de 0 a 6 dias de idade por mil nascidos vivos de mães residentes. Taxa de mortalidade neonatal tardia: número de óbitos de residentes de 7 a 27 dias de idade por mil nascidos vivos de mães residentes.

No Brasil, as principais causas de óbitos neonatais são a asfixia intra-uterina e a intraparto, o baixo peso ao nascer, as afecções respiratórias do recém-nascido, as infecções e a prematuridade.

É a morte de um produto de concepção antes da expulsão do corpo da mãe, independente da duração da gravidez.

Inicialmente, é necessário entender que a enfermagem neonatal é uma área dedicada a cuidar de recém-nascidos, principalmente aqueles em situação crítica, seja por nascimento prematuro, seja por complicações de saúde no período pré e pós-parto.

Pediatria é a especialidade médica que se dedica à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspetos, sejam eles preventivos ou curativos. Neonatologia é a área da medicina que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dos recém-nascidos e aos cuidados necessários com os prematuros.

Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCINco): Também conhecidas como Unidades Semi-Intensiva, são serviços em unidades hospitalares destinados ao atendimento de recém-nascidos considerados de médio risco e que demandem assistência contínua, porém de menor complexidade do que na UTIN.