O que é o pensamento racional?

Perguntado por: imagalhaes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

O pensamento racional lógico é considerado como o responsável pelo estabelecimento de normas e regras, geralmente aceitas pelos atores envolvidos em determinado espaço social.

Os pensamentos racionais são focados, mais lógicos e usam experiências passadas, fatos e pesquisas para planejar e tomar decisões. Já o pensamento emocional é mais reativo, às vezes não tem nenhuma lógica e usa as emoções para planejar e tomar decisões.

- O Pensamento Racional contribui para que o homem diferencie o certo do errado, o certo tem razão, o errado não tem razão, podemos chamar de razão a capacidade que todo ser humano tem de criar e articular as palavras e pensamento, por isso o homem é um animal racional, ele pensa, fala e tem ideias.

Esses princípios são: princípio da identidade, princípio da não contradição e princípio do terceiro excluído. O princípio da identidade diz respeito à veracidade das ideias, isto é, dizer que uma mesa é uma mesa, que um livro é um livro etc. Ele assegura que uma proposição é igual a si mesma.

O que é racionalismo? O racionalismo acredita que existe um conhecimento inato, e que podemos chegar à verdade apenas pelo exercício da nossa razão, antes mesmo da experiência sensorial. Um exemplo disso seria a matemática, onde não precisamos confiar em nossos sentidos para estabelecer que 2 + 2 = 4.

A racionalidade é definida como uma relação de adequação (eficácia) entre fins pré-estabelecidos e meios para atingi-los. Para Simon, a definição destes fins é uma questão de valor, e portanto foge ao escopo da ciência, já a adequação entre meios e fins é uma questão de fato.

No pensamento moderno, Kant é o teórico que identificou a racionalidade do direito. Ou seja, para ele, o direito é produto da razão. Então, o filósofo alemão define que a razão é apenas uma faculdade cognitiva que possibilita o homem de conhecer e agir.

A noção de racionalidade, em sentido cognitivo, pode aplicar-se à produção de saberes, de enunciados explicativos ou de teorias que são coerentes com as construções científicas, com os cânones ou o "espírito científico" de uma época.

Portanto, ser simplesmente emocional e deixar qualquer emoção fluir solta pode ser bem prejudicial para sua vida. E ser racional não significa não ter emoções. Ser racional é ter a emoção certa na hora certa. Novamente, conclui-se que o equilíbrio é a melhor opção!

Se precisa desenvolver seu lado racional, pode praticar os seguintes exercícios: leia manuais de instrução, use relógio, aprenda outras línguas, faça um cronograma de atividades, estabeleça metas por escrito.

Que é lógico: 2 lógico, coerente, congruente, inteligente, procedente, coeso. Que é razoável: 3 razoável, aceitável, admissível, racionável, concebível, plausível.

A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. e surge da necessidade que os gregos tinham de explicar o mundo, os acontecimentos naturais e a relação entre os humanos e a natureza a partir do uso ordenado e sistemático da racionalidade.

O Racionalismo baseia-se no princípio de que a razão é a principal fonte de conhecimentos e que essa é inata aos humanos. Assim, o raciocínio lógico seria construído através da dedução de ideias, tal como os conhecimentos de Matemática, por exemplo.

O racionalismo surgiu com os Eleatas e teve um papel central no platonismo, com a Teoria das Ideias de Platão, que distinguia o mundo inteligível do mundo sensível.

O pensamento racional lógico é considerado como o responsável pelo estabelecimento de normas e regras, geralmente aceitas pelos atores envolvidos em determinado espaço social.

Resposta verificada por especialistas

  • Princípio da Identidade: É a condição do pensamento, sem ele não podemos pensar. ...
  • Principio da Não Identidade: É o principio da contradição, sem ele não haveria o primeiro princípio. ...
  • Princípio do Terceiro Excluído: ...
  • Princípio da Razão Suficiente:

O Princípio da racionalidade é um princípio proposto pela psicologia, no qual evidencia que cada individuo sempre escolhe algo que lhe dará maior satisfação.

O racionalismo afirma que tudo o que existe tem uma causa inteligível, mesmo que essa causa não possa ser demonstrada empiricamente, tal como a causa da origem do Universo. Privilegia a razão em detrimento da experiência do mundo sensível como via de acesso ao conhecimento.

Nessa escola filosófica as ideias não fundamentadas em raciocínios lógicos e racionais não são validadas. Ou seja, o empirismo, que acredita na obtenção de informações a partir dos sentidos humanos, foi um modo de pensar muito rebatido à época. Os principais racionalistas modernos são René Descartes e Baruch Spinoza.