O que é o pecado da luxúria?

Perguntado por: emata . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Segundo o catolicismo, a luxúria é um dos sete pecados capitais, porque indica uma atitude de amor aos prazeres da carne e a comportamento sexuais exagerados e muitas vezes promíscuos. Quem vive uma vida de luxúria é classificado como luxurioso ou lascivo.

38r). Na figura 3, a cabra, símbolo da luxúria, é montada por um macaco, também ele representando a concupiscência, aqui aludida na forma como o animal revela o rabo virado na direcção do receptor.

Não se engane com a preguiça, ela pouco tem a ver com a moleza ou a momentânea falta de vontade de fazer algo. Ela é muito mais forte e um de seus poderes é deixar a vida vazia, sem sentido. Por isso, dos sete pecados capitais, talvez ela seja a mais dolorosa, sofrida e destrutiva.

Mt 12, 31). O único pecado que Deus não perdoa é a blasfêmia contra o Espírito Santo. Para o crente, não há pecado que o sacrifício de Jesus não cubra; não há pecado que Deus não possa perdoar, mesmo que o consideremos o “pior” (veja 1 Timóteo 1:15).

Lascívia significa sensualidade, libidinagem, luxúria. É uma característica de quem tem despudor, quem tem modos libertinos, libidinosos, quem tem propensão para a sensualidade. A palavra se refere à qualidade de lascivo, com caráter lascivo, ou seja, que é sensual, libidinoso, desregrado, brincalhão, travesso.

No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

São elas: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba. Os pecados podem ser vistos como a contraparte das virtudes, qualidades que constituem bons indivíduos, como humildade, generosidade, empatia etc. O surgimento e propagação aconteceram através da Igreja Católica durante a Idade Média, no século VI.

A diferença entre fome e gula
A fome é sentida no corpo, você sente falta de energia, seu estômago começa a dar sinais que precisa comer, são avisos que podem ser percebidos facilmente. Agora, a gula sempre vem depois de você já ter ingerido algum alimento e se sentir satisfeita.

Gula é o desejo insaciável de comer e beber em excesso.

Luxúria significa lascívia, libertinagem, concupiscência, sensualidade. A luxúria vista como um vício. É, portanto, o oposto da virtude da castidade. Também é considerada a satisfação desregrada dos desejos sexuais.

VIOLETA – A cor violeta ou roxo está associada à espiritualidade. Remete ao poder e à luxúria.

Segundo Papa Gregório I
Para fazer sua própria hierarquia, o pontífice colocou em ordem decrescente os pecados que mais ofendiam ao amor: Orgulho. Inveja. Ira.

Em 2008 a banda encerrou suas atividades e Megh seguiu carreira solo.

A virtude da castidade combate a luxúria. É a virtude que governa e equilibra a sexualidade, direcionando-a para o fim ao qual foi criada. Além disso, está ligada à virtude cardeal da temperança, que busca harmonizar as paixões e os desejos sensíveis por meio da razão.

Depois de fazer essas coisas, uma maneira de saber se você se arrependeu completamente é ver e sentir os efeitos do arrependimento — mudanças em seus desejos, sentimentos, perspectivas, relacionamentos e comportamento. E mais importante, o completo arrependimento trará a companhia do Espírito Santo.

Nesta passagem do livro de Provérbios, Deus mostra que alguns são mais graves que outros. Os pecados capitais são: orgulho, inveja, ira, preguiça, avareza, glutonaria e sensualidade.

Pecado mortal é aquele que é grave, normalmente contra um dos Dez Mandamentos de Deus: matar, roubar, adulterar, prostituir, blasfemar, prejudicar os outros, ódio etc.

Os 7 pecados capitais são a ira, o orgulho, a inveja, a luxúria, a preguiça, a avareza e a gula. Pecado capital significa algo como "grande pecado" ou "pecado superior". Segundo a Bíblia, todo pecado - seja grande ou pequeno aos nossos olhos - tem as mesmas consequências: o afastamento da presença de Deus e a morte.

16 Estas seis coisas o Senhor odeia; sim, sete a sua alma abomina: 17 Olhos aaltivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, 18 O coração que maquina pensamentos viciosos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 A testemunha falsa que respira mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

O que é Blasfêmia:
Blasfêmia é uma ofensa a uma divindade. É um insulto a uma religião ou a tudo que é considerado sagrado. É a difamação do nome de um Deus. Blasfêmia é também uma palavra ou ato injurioso contra qualquer pessoa ou coisa respeitável.

Seja franco e honesto com Deus em suas orações e admita que cometeu erros. Depois de confessar seus pecados, peça ajuda. “Desta maneira sabereis se um homem se arrepende de seus pecados — eis que ele os confessará e abandonará” (D&C 58:43). Se possível, você deve reparar os danos causados por suas ações.