O que é o pecado da gula?

Perguntado por: earruda . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 12 votos

A gula é o pecado associado ao desejo de comer e beber de maneira exagerada, para além das necessidades. Esse pecado tem a ver com a perda de controle em relação ao próprio corpo. O oposto da gula é a moderação. Na verdade, quase todos os pecados estão relacionados à falta de moderação.

São elas: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba. Os pecados podem ser vistos como a contraparte das virtudes, qualidades que constituem bons indivíduos, como humildade, generosidade, empatia etc. O surgimento e propagação aconteceram através da Igreja Católica durante a Idade Média, no século VI.

A gula, um dos sete pecados capitais, tem um significado que vai além de comer e beber sem limites. Representa o egoísmo humano, o querer sempre mais e não se contentar com o que já tem. É o pecado do excesso, do desejo insaciável, parente da cobiça.

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.

O melhor remédio para combater a gula é a temperança, isto é, evitar todo excesso tanto no comer quanto no beber. E para alcançar a virtude da temperança a Igreja oferece o jejum. Diz São Paulo: “Conduzi-vos pelo Espírito Santo e não satisfareis o desejo da carne” (Gal 5,16).

Para identificar se o paciente tem sintomas de gula ou compulsão alimentar, deve-se observar se ele come muito rápido até se sentir mal; come durante todo o dia; se alimenta para acalmar o estresse; come e tem a sensação de arrependimento.

Confira algumas delas:

  1. ÁGUA. Manter o corpo bem hidratado ajuda na sensação de saciedade, além de reduzir a vontade de comer sem necessidade.
  2. VERDURAS E LEGUMES. ...
  3. EVITE FICAR SEM COMER. ...
  4. SABOREIE OS ALIMENTOS. ...
  5. EVITE DOCES. ...
  6. CHÁS NATURAIS. ...
  7. ALIMENTOS INTEGRAIS. ...
  8. TEMPO SÓ SEU.

A diferença entre fome e gula
A fome é sentida no corpo, você sente falta de energia, seu estômago começa a dar sinais que precisa comer, são avisos que podem ser percebidos facilmente. Agora, a gula sempre vem depois de você já ter ingerido algum alimento e se sentir satisfeita.

-2000. Na mitologia dos povos da Mesopotâmia, a principal entidade relacionada à saúde é a deusa Gula, que era auxiliada por seu marido e filhos. O mais conhecido deles foi Ninanzu, cujo símbolo é uma serpente envolta em um cajado, o que remete à moderna insígnia da Medicina, embora esta tenha sido herdada dos gregos.

Esse amado pecado capital tem origem nos tempos das cavernas, não se sabe ao certo a época, mas tudo começou quando, a fim de estocar gordura para os tempos de escassez de alimentos, nossos ancestrais passaram a ingerir a maior quantidade possível de comida.

Considerado um dos sete pecados capitais para os cristãos, o conceito da gula como pecado pode ser definido como o desejo insaciável pela comida e bebida, também associado ao egoísmo humano, do ¿muito¿, do querer ter mais e não se contentar com o que tem, vício que poderia ser equilibrado pela virtude da temperança.

O que é gula? É um processo diferente. Ela ocorre quando você já finalizou uma refeição, mas mesmo assim, sente vontade de comer alguma coisa, um doce, por exemplo.

Segundo uma tal exegese, a “blasfêmia” não consiste propriamente em ofender o Espírito Santo com palavras; consiste, antes, na recusa de aceitar a salvação que Deus oferece ao homem, mediante o mesmo Espírito Santo agindo em virtude do sacrifício da Cruz. […]

O pecado contra o Espírito Santo consiste na rejeição da graça de Deus; é a recusa da salvação. Implica numa rejeição completa à ação, ao convite e à advertência do Espírito Santo.

O Espírito Santo é o terceiro membro da Trindade. Ele é um personagem de espírito, sem um corpo de carne e ossos. Frequentemente nos referimos a Ele como o Espírito, o Santo Espírito, o Espírito de Deus, o Espírito do Senhor ou o Consolador.

Como acabar com a gula: Na dúvida, escolha o básico
Na dúvida, escolha o prato mais simples. Certamente, eles são bem menos calóricos. É muito melhor escolher arroz, feijão e frango com legumes do que uma fatia de quiche com salada e molho.

Conheça os 5 tipos de gula emocional

  1. Gula intelectual. Existem pessoas que gostam de estudar e obter conhecimentos. ...
  2. Gula por poder. Não delegar funções, ser moralista em excesso e até mesmo machista podem ser sinais do desejo desmedido pelo poder. ...
  3. Gula por exercícios. ...
  4. Gula por dinheiro. ...
  5. Gula por compras.

Nas escrituras cristãs, esse pecado é visto como um vício primário, mais perigoso e debilitador do que o orgulho ou a inveja. A preguiça era considerada um tipo de exaustão do espírito, uma distração da alma, que não é apenas uma perda de energia, mas um transtorno.

Muitas vezes, é o afeto vinculado ao alimento que faz com que o corpo se perca na tentação da gula. A gula seria o primeiro dos pecados capitais, porque é a porta de entrada de todos os outros. Engolimos a luxúria, a preguiça, a ira e assim por diante.

É a vontade de comer como forma de compensação de alguma situação e/ou emoção. Não se relaciona com sinais físicos de fome.

Continuar lendo Quando a gula é pecado?