O que é o pecado da ganância?

Perguntado por: emedeiros5 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

Avareza. A avareza, também chamada de ganância, é o apego excessivo aos bens materiais e ao dinheiro. A pessoa avarenta é mesquinha, isto é, não gosta de compartilhar o que tem e faz de tudo para ter sempre mais.

Avareza

Avareza. A avareza é o apego excessivo e descontrolado aos bens materiais e ao dinheiro, fato que conduz o 'pecador' à idolatria. Este é um dos pecados mais perigosos para o investidor de sucesso.

São elas: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba.

16 Estas seis coisas o Senhor odeia; sim, sete a sua alma abomina: 17 Olhos aaltivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, 18 O coração que maquina pensamentos viciosos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 A testemunha falsa que respira mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

Blasfêmia é uma ofensa a uma divindade. É um insulto a uma religião ou a tudo que é considerado sagrado. É a difamação do nome de um Deus. Blasfêmia é também uma palavra ou ato injurioso contra qualquer pessoa ou coisa respeitável.

O Evangelho está dizendo hoje: cuidado contra todo tipo de ganância. A vida do homem não consiste nos bens que ele possui. Podemos passar a vida toda alimentando a ganância do ter e possuir, e quando achamos que possuímos, que juntamos e acumulamos, a vida nos é tirada.

Ganância é um tema muito presente na Bíblia, é um pecado sério que deve estar fora da vida cristã. O amor pelo dinheiro é um claro sinal de ganância, mas o desejo por poder e grandeza também podem ser. Existe diferença entre ganância e ambição.

A ganância, em grande parte, exclui os sentimentos humanos, como a verdade, o respeito e a parceria com o próximo. A ganância faz a pessoa individualista, trabalhar sozinha e ficar mesquinho. Lógico que ter desejos é bom para o crescimento das pessoas.

Fique no azul: “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros” - Romanos 13:8” Em suas falas na Bíblia, Cristo e seus apóstolos deixam claro ser contra as pessoas que se endividam e dão calotes. A dívida no texto sagrado é considerada um motivo de vergonha.

Jesus nos diz no Evangelho: “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Lc 16,13). Judas servia a Deus, mas, queria também servir ao dinheiro. E quando o amor ao dinheiro entra no nosso coração, ele o governa. Ninguém consegue servir a Deus e ao dinheiro, tenhamos isso como princípio de vida.

Gula é o desejo insaciável de comer e beber em excesso.

O pecado cometido por malícia, por escolha deliberada do mal, é o mais grave.

Os pecados são classificados em duas categorias: venial e mortal. Na primeira, enquadram-se os pecados de matéria leve, que não nos fazem perder a graça santificante e pelos quais podemos obter perdão no momento do ato penitencial, na celebração da Missa.

Como a castidade é sinônimo de amor, peca contra ela toda forma egoísta de buscar o prazer pelo prazer, como, por meio do sexo fora do casamento, da pornografia, prostituição e infidelidade nos relacionamentos, por exemplo. O casal aberto para o amor é aberto para a vida e para o desejo de gerar filhos.