O que é o passivo circulante financeiro?

Perguntado por: ocarvalho7 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 13 votos

O passivo circulante é aquele que tem relação direta com a operação de um negócio, por exemplo, pagamento de salários, pagamento de fornecedores, impostos mensais etc.

Como calcular o passivo circulante? Você consegue entender, então, que a partir da soma de todos os ativos e, separadamente, de todos os passivos, você chega ao patrimônio líquido da sua empresa. Através dele, você vai conseguir saber se teve retorno financeiro e quanto foi esse retorno.

O passivo circulante operacional é aquele diretamente relacionado com a operação da empresa: pagamento de funcionários, fornecedores, impostos e etc. O passivo circulante financeiro são os valores monetários como duplicatas e empréstimos a curto prazo.

Passivo são todas as obrigações financeiras de uma empresa. Ou seja, suas despesas e dívidas, independentemente dos prazos que têm para serem quitadas ou suas recorrências. Esse controle é essencial para garantir a saúde financeira de qualquer negócio.

Principais exemplos de ativos circulantes
Mercadorias; Dinheiro em caixa; Aplicações financeiras de curto prazo; Contas a receber no curto prazo.

São considerados exemplos de passivo circulante:

  • Fornecedores ou duplicatas a pagar;
  • Empréstimos bancários;
  • Títulos a pagar;
  • Encargos sociais a pagar;
  • Salários a pagar;
  • Impostos a pagar.

Ativos são bens ou posses que geram retorno para uma pessoa ou empresa, como investimentos em títulos públicos, privados, ações ou criptomoedas, por exemplo. Já os passivos financeiros são tudo aquilo que, apesar de nos proporcionar algo, não geram lucros apenas gastos, como aluguel, energia etc.

Os passivos não circulantes são aquelas obrigações cuja liquidação não ocorre no prazo de um ano. Por isso, esse tipo de passivo também é conhecido como despesas ou passivos de longo prazo. Já o seu oposto, o passivo circulante, é aquele que suas obrigações têm a liquidação em um período menor do que doze meses.

Ativo Circulante Operacional ou Cíclico é aquele que se origina basicamente das operações de compra, venda, produção e estocagem. Já os Passivos Circulantes são: Contas a Pagar, Financiamentos Bancários, Impostos a Pagar, Salários a Pagar e outros passivos de Curto Prazo.

Pagamento de fornecedores, empréstimos, financiamentos e obrigações fiscais e sociais são exemplos de passivos. Eles representam os itens que geram custos para a empresa, sejam eles de manutenção ou gastos em geral, como dívidas, salários de colaboradores, energia elétrica, licenciamento de softwares, entre outros.

Os quatro indicadores de liquidez de uma empresa são: Liquidez corrente. Liquidez seca. Liquidez imediata.

Enquanto o passivo representa os gastos de um negócio, os ativos são recursos, bens e direitos de uma empresa que podem ser transformados em valores econômicos, de forma imediata ou a longo prazo.

As aplicações financeiras podem ser definidas basicamente como a aquisição de um ativo financeiro, que deve produzir lucros em um determinado período de tempo. Nesse tipo de operação, a expectativa é que não seja obtido apenas o capital investido, mas também um valor extra, a título de dividendos ou juros.

O passivo, que é dividido em circulante e não circulante, se refere às despesas, dívidas e gastos financeiros, enquanto os ativos são os os meios de rendimentos, gerando benefícios à empresa.

Como você viu, os passivos não circulantes são uma das categorias desse conceito. O termo define despesas da empresa com vencimento no longo prazo — pelo menos até o próximo balanço. Entre os principais exemplos estão empréstimos e financiamentos com vencimento superior a um ano.

Grau de liquidez - é o maior ou menor prazo no qual os Bens e os Direitos podem ser transformados em dinheiro. Ex.: conta Caixa é a de maior liquidez, por já ser dinheiro.

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica). O patrimônio líquido de uma empresa é calculado pela diferença entre seu ativo e passivo.

Já os passivos aumentam por crédito e diminuem por débito. O que isso quer dizer? Quando falamos do ativo, ele aumenta quando adquiro um bem. Porém quando pago uma obrigação, como tributos, por exemplo, o dinheiro sai do ativo, diminuindo seus saldos.