O que é o passe na Umbanda?

Perguntado por: ncavalcanti3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

O passe consiste na transmissão de fluidos do médium passista para o doente, ação esta exercida também com fluidos dos Espíritos e da própria Natureza.

Qualquer pessoa pode ir ao Centro Espírita para receber o passe, mas se quiser tratar algum problema específico, deve-se passar pelo sistema de atendimento do Centro Espírita, onde irão entender melhor a necessidade de cada pessoa e encaminhar para o tratamento correto.

Os caboclos que utilizam-se de ervas,espadas de Ogum, guiné, como troca de energia.Ao passar a erva no usuário, existe uma troca de energia, quebrando demandas e energias estagnadas que se encontravam no usuário. E ainda a própria fumaça de cachimbos, charutos e cigarros utilizados.

As energias magnético-espirituais do passe são processadas no perispírito do receptor, e, através dos centros de força ou centros vitais perispirituais, alcançam os plexos nervosos do corpo físico, distribuindo-se, então, nas províncias orgânicas.

Respire calmamente. No dia do passe, não como carne nem frango. Não tome bebidas que contenham álcool. Diminua a quantidade de café.

O Centro Espírita é um templo de oração onde, sob as bênçãos do Evangelho, entramos em comunhão com Deus, com Jesus e com os Amigos Espirituais que nos assistem. Nele encontramos uma oficina de trabalho, através da qual nos candidatamos a instrumentos da Bondade Divina na ajuda aos irmãos em Humanidade.

Entre os diversos benefícios do passe, podemos destacar: harmonia, bem-estar (físico, mental e espiritual), mitigação de sentimentos negativos (como raiva, angústia, ressentimentos, dores), purificação e equilíbrio.

O início de qualquer mediunidade é com a manifestação de espíritos pouco evoluídos e mesmo rústicos. Para o caso de efeitos físicos, surgem espíritos zombeteiros que fazem brincadeiras perturbantes. Por exemplo, o caso do aporte. Objetos que mudam de lugar ou que desaparecem.

Diz-se que passe de cura é aquele que se destina a: curar o corpo, curar a alma, curar o psiquismo, curar influências, enfim, a curar praticamente tudo. Mas noutra variante também considera como tal o passe mediunizado, o magnético, o ritualístico, o com toque, e assim por diante.

Caboclo é a designação dada no Brasil para o indivíduo que foi gerado a partir da miscigenação de um índio com um branco. Este nome também é usado para adjetivar a figura do homem do sertão brasileiro, que possui modo rústico, desconfiado ou traiçoeiro.

Aqui estão alguns nomes de Caboclos: Caboclo Pena Branca, Pena Vermelha, Tatuité, Junco Verde, Aimoré, Guará, Cacique das Matas, Cobra-coral, Cabocla Jarina, Cabocla Jurema, Cabocla Jacira, Ventania, Caçador, Sete Estrelas da Jurema, Sete Flechas, Rompe Mato, Boiadeiro Navizala e Boiadeiro da Campina.

Que nenhum mal tenha poder sobre mim, nenhuma pestilência chegue a mim, nenhum mau-olhado, mau agouro, tristeza, doença ou miséria cheguem a mim e aos que eu amo.

Como fazer a prece? No Espiritismo, a prece deve ser feita de modo que seja natural, ou seja, sem orações decoradas e sim com a honestidade daquilo que está em seu coração. Por isso a prece espírita é feita de modo simples e espontâneo; não tem um lugar ou horário certo para realizá-la.

É veículo dos mais poderosos para os fluidos de qualquer natureza. Em vista disso, a água pode ser fluidificada, transformada em portadora de energia e de recursos medicamentosos, tanto psíquicos como físicos. Largamente utilizada no meio espírita, a água fluida é um complemento do passe.

Segundo especialistas, há alguns sinais comuns apresentados por pessoas que estão em processo de despertar espiritual, como a sensibilidade e a intuição mais afloradas, percepção das sincronicidades do universo, sensação de déjà vu, necessidade de conexão com a natureza, sensação de solidão etc.

A partir do início do atendimento faça uma prece e, após a prece, permaneça por 3 ou 4 minutos mentalizando que está recebendo todas as energias e vibrações dos amigos espirituais; 3. O atendimento a distância aos animais ocorre sempre às sextas-feiras, às 16h.

As médiuns, quando estão no período menstrual conhecido como '' corpo aberto'', não podem participar da corrente mediúnica, porque neste período estariam sobre a influência de hormônios que as deixariam mais instável e ao mesmo tempo mais poderosas.