O que é o passaporte Preto?

Perguntado por: epacheco . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Passaporte preto: mais rara de se ver, a cor é adotada pelo México e pela Nova Zelândia, além de países do continente africano, como Angola, Botsuana e Congo, lembrando que o passaporte preto também é utilizado por cidadãos autorizados e providos de benefícios diplomáticos nos Estados Unidos.

Por exemplo, agora o salvo-conduto de Cingapura passa a ser o mais poderoso, já que ele permite os cidadãos visitarem 192 países sem a necessidade de visto. Em contrapartida, o Japão, que agora ocupa a 3º posição, permite o livre acesso a 189 países a seus cidadãos.

No Brasil, são emitidos cinco tipos de passaportes: o passaporte comum, o oficial, o diplomático, para estrangeiros e de emergência, segundo o decreto nº 5.978 da Constituição Federal.

Passaporte azul: comum no continente americano, a cor é utilizada por dois blocos econômicos: o Mercosul (e por isso o Brasil a utiliza) e a Comunidade do Caribe (Caricom).

Veja o mundo em vermelho, verde, azul e preto.

No Brasil, são emitidos 5 tipos, sendo eles:

  • Passaporte comum;
  • Passaporte oficial;
  • Passaporte diplomático;
  • Passaporte para estrangeiros;
  • Passaporte de emergência.

azul

O azul está geralmente associado com o Novo Mundo, como é o caso dos passaportes dos Estados Unidos, Canadá, América Central, Brasil, Argentina, Venezuela, entre outros. Os de Israel, Iraque, Síria e Coreia do Norte também são azuis.

O passaporte brasileiro, ao contrário do que muitos brasileiros pensam, permite entrar sem visto, pelo menos pra curtas estadas, em muitos países, sendo mais poderoso do que o dos outros BRICS.

Líbia, Território da Palestina, Sudão (37)

O Japão lidera pelo quinto ano consecutivo o ranking, com 193 destinos sem necessidade de visto. No relatório da consultoria Henley & Partners, Coreia do Sul e Singapura aparecem empatados na segunda colocação. Logo depois, vêm Alemanha e Espanha.

A lista de 2023 mostra que, pela primeira vez em cinco anos, o Japão perdeu o posto de passaporte mais poderoso do mundo. Agora quem ocupa o primeiro lugar é Singapura, cujo passaporte dá acesso a 192 destinos (de um total de 227) sem a necessidade de visto.

Os viajantes terão de solicitar autorização para entrar na União Europeia antes da viagem através de um processo online simples. Custará 7 euros (R$ 36,84) e cobrirá entradas múltiplas por três anos ou até que o passaporte expire, o que ocorrer primeiro.

O Tipo P que aparece no passaporte significa que se trata de um "Passaporte comum". Existem outros tipos de passaporte, como o passaporte de estrangeiro (Tipo PF) e o passaporte de emergência (Tipo PE) etc.

No Brasil, o Passaporte Verde - Turismo Sustentável, tem como objetivo apoiar a qualificação da cadeia produtiva do turismo e a implantação de infra-estrutura básica e turística, além das ações de educação ambiental, por parte do Ministério do Meio Ambiente.

Ter o passaporte vermelho significa poder viajar para outros destinos fora da União Europeia sem a necessidade de visto. Países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Emirados Árabes Unidos e Nova Zelândia não exigem visto de cidadãos europeus.

Passaporte Diplomático
Ou seja, o tratamento de quem porta este documento é diferenciado, uma vez que permite a entrada imediata em algum país estrangeiro ou no retorno ao Brasil.

Na nova versão, o passaporte inclui figuras que representam a flora e a fauna brasileiras em várias de suas páginas. O documento também conta com imagens que só podem ser vistas na luz ultravioleta e mais marcas d'água, o que, segundo autoridades, oferece mais segurança contra fraudes.

Para os visitantes do Brasil que ficarão por até 90 dias em Portugal, ou no máximo, prorrogarão sua estada por mais 90 dias, o documento necessário é o Passaporte Nacional Brasileiro. A emissão deste documento em 2023 custa R$ 257,25 para todas as idades e deve ser paga por uma Guia de Recolhimento da União (GRU).

Continuar lendo Porque o preto é preto?