O que é o papel paraná?

Perguntado por: tcamilo . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Características do Produto O papel paraná é um papelão de alta gramatura e rigidez muito utilizado em embalagens de produtos e presentes. Utilizado em diversos segmentos o papel paraná é industrializado a partir da madeira de pinos e água.

Papel Paraná
Em sua composição se torna semelhante ao papelão cinza. Entretanto, sua fabricação utiliza fibras virgens, em várias camadas. A cor mais amarelada do produto provém dos materiais utilizados em sua confecção.

Li muitos textos e encontrei algumas poucas referências particulares com o termo papel panamá, porém em todas os sites oficiais (revendedores e fabricantes), encontrei o nome Papel Paraná e Papelão cinza. Para nós, artesãs, o nome não faz muita diferença, pois o que importa mesmo é o efeito em nossas peças.

Como o papel duplex é mais grosso, use primordialmente para fazer caixas, sacolas e embalagens em geral. Gramaturas: De 250 a 350 g/m².

papel paraná

Para fazer as caixas, usamos um papel de gramatura mais alta. O mais usado é papel paraná ou o cinza. Se quiser fazer uma caixa grande, por exemplo, o ideal é que usar um papel de uma gramatura maior que 30. O material é muito barato e você pode encontrá-lo em papelarias.

Papelão Paraná
Tem gramaturas de 60 que seria o mais grosso é tem 1,78mm de espessura e o mais fino com gramatura 180 com 0,01mm de espessura como o mais fino. Vendido em resmas de 25 kg em folhas de 80×1.00. Por ser vendido em peso, a quantidade varia de acordo com a espessura.

Para fabricar o papel de cor branca, a lignina deve ser quase totalmente extraída. Isso é possível através dos alvejantes (produtos químicos branqueadores), confira em Processo de fabricação do papel. Durante o processo, adicionam-se tais produtos químicos à polpa de celulose que separa e descarta a lignina.

Em 2020, o Brasil lidera o ranking mundial, ao exportar mais de 15 milhões de toneladas de celulose, o que o torna um grande fornecedor mundial desse insumo. Em 2020, mais de 70% da produção brasileira foi destinada ao mercado externo. O Canadá ocupa a segunda colocação, ao exportar 9 milhões de toneladas.

Existem diversos tipos de papel, mas um dos mais resistentes é, sem dúvida o papel kraft - Lutepel.

Se você quiser que o papelão fique muito duro, coloque pelo menos três camadas de atadura gessada e deixe secando por pelo menos um dia. Cubra o pincel com tinta branca e pinte toda a superfície do papelão, deixando-o secar a seguir. Terminado esse processo, o papelão estará completamente duro.

Papel Paraná para Cartonagem com 1,5mm de espessura no tamanho 16x22cm com 100un, garantia de qualidade ao confeccionar suas peças artesanais.

Papel cartão
Esse papel só possui somente gramaturas altas, sendo mais duro que a cartolina.

É um material considerado bastante resistente. Por outro lado, o papel color set se assemelha à cartolina escolar por apresentar ambas superfícies da mesma cor. Contudo, mede 48×66 cm e, assim como o papel cartão, possui cores fortes, incluindo as fluorescentes.

Papel Dobradura (Espelho) - Papéis - Kalunga.

A melhor opção mesmo vai ser observar a gramatura do papel, os papéis de 120g são perfeitos, mas se só achar 180g não tem problema, ele vai te dá só um pouco mais de trabalho mas vai servir também!

PAPEL FOTOGRÁFICO 180g
É o papel ideal para fazer os TAGs, cartõezinhos, convites, cartões de visita e tudo o que não for de colar. Você também consegue fazer recortes redondos com o Gira-Corte neste tipo de papel.

papel couché

Para topos de bolo personalizados, o papel ideal, com melhor custo benefício e mais fácil de ser encontrado em papelarias é o papel couché. Usando o couché de 180g você obterá um excelente resultado, toppers firmes e de alta qualidade.

Ele também é conhecido como papelão cinza e é a base das peças em cartonagem. Feito com aparas de papel 100 % reciclado; é ele que dá a estrutura para que as peças tenham um bom acabamento.

Para impressão de certificados, quadros, cartazes e outros materiais de divulgação, a dica é apostar no papel sulfite A3. Trata-se de um tipo de sulfite de formato maior em comparação ao A4: tem o dobro de largura, 42,0cm, por 29,7cm de altura.