O que é o PAEE?

Perguntado por: aximenes2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Nesse sentido, as considerações elencadas aqui trazem as especificidades do trabalho do PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (PAEE).

O que muitos desconhecem é que não é o professor da escola comum que precisa ser especialista na deficiência do aluno. Todo aluno no Brasil, desde a educação infantil até a educação superior, tem direito ao Atendimento Educacional Especializado (BRASIL, 2011).

A elaboração deste plano deve envolver o professor do apoio, professores das disciplinas, equipe pedagógica, profissionais externos à Page 2 escola que acompanham o desenvolvimento do aluno, além dos familiares. É um documento importante para que a escola e a família acompanhem a trajetória percorrida pelo aluno.

A média salarial para Professora de Educação Especial no Brasil é de R$ 2.597,00. A formação mais comum é de Graduação em Pedagogia.

A partir da nova política, os alunos considerados público-alvo da educação especial são aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.

Professor de Apoio Educacional Especializado – (PAEE) - TGD Professor de Apoio à Comunicação Alternativa – (PAC) - DFN Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais /Língua Portuguesa – (TILS) Surdez Professor de Libras e/ou instrutor surdo Guia Intérprete – Surdocego Professor itinerante – Cego No estado do ...

Além de atender a no máximo três alunos com deficiência, o profissional de apoio terá que ter nível superior — a exigência dessa formação só será dispensada para atuar na educação básica.

Com a edição da Lei nº 14.254 /2021 resta patente a obrigação do Estado em fornecer ao menor portador de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade- TDAH o acompanhamento escolar por professor de apoio à comunicação, linguagem e tecnologia.

Esse profissional deve ser custado pela escola sem ônus para o aluno com Necessidades Especiais. As escolas particulares bem como as Públicas DEVEM ASSEGURAR O SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO PARA TODOS OS NÍVEIS E MODALIDADES, visando garantir condições de acesso, permanecia participação e aprendizagem.

Em caso de comprovada necessidade, a pessoa com autismo tem direito a um acompanhante especializado. Em nenhum momento a lei vincula esse direito a uma idade específica, portanto, desde que tenha a necessidade comprovada, é um direito da pessoa com autismo ter o professor auxiliar/tutor/acompanhante especializado.

Para que a pessoa PAEE seja contratada, é preciso que ela tenha qualificação e aptidão física, como ressalta Araujo e Schimidt (2006), uma vez que, com a globalização, as empresas precisam de trabalhadores cada vez mais capacitados.

Escolas que promovem a inclusão de crianças com deficiência de maneira efetiva oferecem a elas não só a oportunidade de acesso aos conteúdos do currículo e de socialização, mas, dependendo do grau de comprometimento, também podem contribuir para o seu desenvolvimento enquanto seres autônomos.

Como se tornar um professor de Educação Especial? Há dois caminhos para quem deseja seguir na área da Educação Especial. A forma mais rápida de ingressar nessa área é cursando a licenciatura em Educação Especial. A segunda possibilidade é cursar Pedagogia e depois fazer uma pós-graduação em Educação Especial.

“XIII – profissional de apoio escolar: pessoa que exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas (…)”

Quem tem direito? A LBI assegura a oferta de profissional de apoio para estudantes com deficiência auditiva, visual, física, intelectual ou com autismo matriculados em qualquer nível ou modalidade de ensino de escolas públicas ou privadas.

5 princípios da educação inclusiva

  1. Toda pessoa tem o direito de acesso à educação de qualidade. ...
  2. Toda criança aprende. ...
  3. O processo de aprendizagem de cada criança é singular. ...
  4. O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos. ...
  5. A educação inclusiva diz respeito a todos.