O que é o paciente está chocado?

Perguntado por: udias . Última atualização: 7 de maio de 2023
4 / 5 15 votos

“Seu paciente está chocado!”. O que isso significa? Choque é definido como insuficiência circulatória aguda com perfusão tecidual inadequada ou inadequadamente distribuída, resultando em hipóxia celular generalizada.

O choque, em seu nível mais básico, é a oferta insuficiente de oxigênio aos tecidos, que são dependentes da perfusão, pressão (PAM) e fluxo. Choque é frequente. Um terço dos pacientes na UTI sofrem algum tipo na choque. Os pacientes na UTI que sofrem choque apresentam um risco de mortalidade de aproximadamente 40%.

O estado dissociativo geralmente dura um curto período de tempo, como alguns minutos ou horas; no entanto, em alguns casos de trauma repetido ou prolongado, pode persistir por um período de tempo muito maior.

O choque pode ser classificado em 4 tipos principais, baseados tradicionalmente no seu perfil hemodinâmico: hipovolêmico, cardiogênico, obstrutivo e distributivo.

Choque é uma situação crítica caracterizada pela diminuição da disponibilidade de oxigênio para diferentes partes e estruturas do corpo humano. Esse quadro pode ser causado por diversos motivos, desde circulatórios à neurológicos, que comprometem a correta perfusão dos tecidos.

Abaixo discutiremos sobre os tipos, suas características e o manejo.

  • Choque Hipovolêmico.
  • Choque Cardiogênico.
  • Choque Distributivo.
  • Choque Obstrutivo.
  • Quadro Clínico do choque.
  • Exames complementares.
  • Tratamento do choque.
  • Referência bibliográfica.

A sepse pode matar em horas ou dias, depende da intensidade. Com a infecção, os vasos sanguíneos se dilatam, e o coração passa a bater mais rápido. Funciona por um tempo, mas, se não a infecção não for tratada, chega um momento em que o coração já não consegue suprir as necessidades do corpo e o paciente morre.

O tratamento inicial da sepse é com antibióticos para eliminar as bactérias no sangue e interromper o fator de estímulo ao processo inflamatório. Se houver sinais de queda da pressão arterial, é essencial a imediata reposição de líquidos por via intravenosa para reverter a hipotensão.

Quais as causas do choque séptico? Geralmente, o choque séptico é causado por uma infecção bacteriana. Vírus e fungos também podem causar o choque séptico. As toxinas liberadas pelos agentes invasores podem causar danos graves aos tecidos e resultar em funções reduzidas dos órgãos e pressão arterial baixa.

Os sinais clínicos de choque cardiogênico incluem evidência de baixo débito cardíaco com hipoperfusão tecidual (hipotensão, alterações do estado mental, pele fria mosqueada) e evidência de sobrecarga de volume (dispneia, estertores, distensão venosa jugular).

O estado de choque é um quadro grave, caracterizado por uma falência no sistema circulatório, que provoca a diminuição da circulação sangüínea e da oxigenação de todo o organismo. O quadro de estado de choque afeta todos os processos corporais, diminuindo as funções vitais.

O choque hipovolêmico é causado por uma redução do volume sanguíneo (hipovolemia). É o tipo mais frequente de choque.

Os médicos geralmente suspeitam de sepse quando uma pessoa com uma infecção repentinamente desenvolve uma temperatura muito alta ou baixa, uma frequência cardíaca ou frequência respiratória rápida, ou baixa pressão arterial.

Fases do choque
Inflamação, lesão celular e microvascular – decorrente da persistência do desequilíbrio entre oferta e consumo de oxigênio ou substratos pelos tecidos. Isso resulta em ativação inflamatória sistêmica, lesão celular e microvascular.