O que e o P2O5?

Perguntado por: dsalgado . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 17 votos

O fosfato (P2O5) é a fonte de fósforo dos fertilizantes fosfatados utilizados mundialmente na agricultura, cuja matéria-prima são as rochas minerais fosfática – único recurso global.

O superfosfato simples, chamado de SSP ou de super simples, é um fertilizante utilizado na agricultura como fonte de fósforo, cálcio e enxofre. Por fornecer três importantes nutrientes para as desenhos. O seu uso como adubo traz benefícios para o agricultor.

Quanto ao P2O5, 500 kg/ha x 15 dividido por 100 é igual a 75 kg P2O5/ha. Após realizar o cálculo de adubação e definir a quantidade ideal de nutrientes, é o momento de realizar a adubação.

O que é o super simples ou superfosfato simples (SSP)?
O resultado das reações químicas desse tratamento é um fertilizante com cerca de 20% de fósforo (sob a forma de P2O5), 20% de cálcio e 12% de enxofre. Esses três elementos são muito importantes para o ciclo de vida das plantas.

O fertilizante NPK 04-14-08 apresenta maior concentração de fósforo e potássio, possui um elevado complexo de macronutrientes e age diretamente na nutrição das plantas, melhorando o metabolismo e ativando o equilíbrio nutricional das plantações.

Explicando de forma bem simples, o fósforo é vital para os processos de crescimento e "manutenção" dos ossos e dentes. Agindo em conjunto com o cálcio, ele fortalece a estrutura óssea, tornando-a mais resistente a desgastes.

Fosfato Monoamônico (MAP) 9% de N 48% de P2O5 Nitrogênio teor total e P2O5 teor solúvel em CNA mais água e mínimo de 44% solúvel em água.

A farinha de ossos é um fertilizante natural rico em fósforo, cálcio e nitrogênio, elementos essenciais ao crescimento, floração e frutificação das plantas. É um adubo orgânico muito seguro, não queima as plantas.

Adubo Fertilizante NPK 00-19-00 - Fosfato Super Simples
(P) Fosforo- garante o surgimento de flores e frutos.

O fertilizante superfosfato simples apresenta um NPK de 0-18-0, onde há a presença de 18% de fósforo na composição.

O superfosfato simples (SFS), fonte de P e S, tem sido cada vez mais substituído pelo superfosfato triplo (SFT) – que é mais concentrado em P e não contém S – na agricultura de larga escala devido principalmente ao maior rendimento operacional.

3) Para pastagens sob exploração extensiva, com taxa de lotação igual ou menor que 1 UA/ha, aplicar 20 kg/ha de P2O5 a cada dois anos. A manutenção, com outros nutrientes, é também muito importante. As recomendações de correção da acidez e adubação de pastagens podem ser encontradas em Vilela et al.

E o Superfosfato Triplo ou Super Triplo com teores de 41% de P2O5 e 7 a 12% de Ca. Assim, além de fornecer o fósforo, apresentam uma boa quantidade de outro nutriente importante que é o Cálcio.

Portanto, a função básica do superfosfato triplo é garantir que as raízes das plantações cresçam normalmente, além de participar no desenvolvimento das plantas, produtividade e qualidade do produto colhido.

Se você quer saber o que é NPK, é preciso entender o que significa a sigla. NPK é a abreviação para: Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K). Esses são três nutrientes indispensáveis para as plantas.

O adubo mineral NPK 4-14-8, fornece 4% de nitrogênio, 14% de fósforo e 8% de potássio, portanto a formulação 4-30-16 possui 4% de nitrogênio, 30% de fósforo e 16% de potássio. Assim, onde se recomenda 200 g da formulação NPK 4-14-8, se recomenda 100 g da formulação 4-30-16 e em seguida faz-se uma complementação com N.

NPK 20-20-20: a alta concentração dessa fórmula é recomendada para plantas de grande porte; NPK 20-10-10 ou 20-05-20: indicado para adubação de gramíneas; NPK 25-25-25: fertilizante potente indicado para espécies hidropônicas.

De modo geral, a adubação com NPK 04-14-08 para frutíferas é a melhor opção quando se fala em melhorar a nutrição dessas plantas.

Fósforo (P)
As folhas mais jovens tornam-se de cor verde escura, finas e menores e também podem apresentar clorose seguida de necrose nas extremidades. Ocorre também redução do tamanho dos bulbos. O excesso de P pode causar deficiências induzidas de micronutrientes, especialmente de zinco e cobre.

Alto teor de fósforo: sardinha, frutos do mar, miúdos, lingüiça, salsicha, presunto, mortadela, salame, peito de peru. Leite e derivados – queijos, iogurte, doce de leite, sorvete, chocolate. Oleaginosas – amendoim, castanha, nozes e avelãs, todas com alto teor de fósforo. Ovos.

O excesso de fósforo no organismo pode provocar calcificação cardiovascular, calcificação dos tecidos moles, osteopenia (diminuição da massa óssea), anemia, hipertensão, coceira (pode levar a lesões cutâneas graves) e disfunção sexual, além de confusão mental e sensação de peso nas pernas.

Continuar lendo Como calcular o P2O5?