O que é o óvulo de uma flor?

Perguntado por: dlancastre . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

O óvulo (ou rudimento seminal) é uma estrutura reprodutiva das plantas com semente (Spermatophyta) que dá origem e contém no seu interior as células reprodutivas femininas, e que, após a fecundação destas, origina a semente.

Flores de plantas como o abacateiro, o pessegueiro e a mangueira, por exemplo, contém um único óvulo. Já as flores do mamoeiro (planta feminina) e da goiabeira possuem vários óvulos.

O óvulo nas Gimnospermas é constituído basicamente pelo megasporân- gio (nucelo) envolvido pelo tegumento. Dentro do megasporângio diferencia- se uma célula, a célula-mãe de megásporos (macrósporos), que por meiose origina uma tétrade linear de quatro megásporos.

Definição de gineceu. Gineceu é o nome dado ao conjunto de carpelos de uma flor. Os carpelos, por sua vez, são a parte da flor na qual estão localizados os óvulos, os quais contêm o gametófito feminino (saco embrionário), que produz o gameta feminino (oosfera).

O óvulo, ou ovócito secundário, é o gameta feminino produzido no ovário. Essa célula apresenta várias camadas e é responsável pela reprodução. Os óvulos, também chamados de ovócitos secundários, são os gametas femininos, ou seja, as células femininas responsáveis pela reprodução.

A ovulação é a liberação de um óvulo de seu ovário para a trompa de Falópio. Normalmente, ocorre cerca de 13 a 15 dias antes do início de cada menstruação (1).

Também chamada de ovogênese, a ovulogênese é o processo no qual ocorre a formação dos óvulos. Esse processo tem início antes do nascimento da mulher, ou seja, durante o seu desenvolvimento embrionário, mais ou menos no terceiro mês de sua vida intrauterina.

Os frutos surgem nas plantas (árvores, arbustos ou ervas) logo após a queda das flores, porque as pétalas caem quando o ovário começa a amadurecer para se tornar o fruto. Ele fica, geralmente, localizado no centro da flor, envolto pelas pétalas ou por outras estruturas florais.

O fruto é o ovário maduro da flor das angiospermas. Após o processo de fecundação, o ovário da flor desenvolve-se e forma o fruto, e os óvulos, as sementes.

Ovário é a porção dilatada basal do pistilo, o órgão reprodutor feminino das plantas com flor, que contém no seu interior os óvulos. Após a polinização, os óvulos maturam em sementes e o ovário dá origem ao fruto, encerrando as sementes no seu interior.

Quando grão de pólen é liberado na antera, ele possui uma célula vegetativa e uma célula geradora, a qual se divide e forma os dois gametas masculinos (núcleos espermáticos). A célula vegetativa será responsável pela formação do tubo polínico, que garantirá a transferência dos gametas até a parte feminina da flor.

A fecundação das plantas depende de o grão de pólen ser liberado por uma flor, para então alcançar outra da mesma espécie e, assim, fertilizar seu óvulo. O pólen germina ao atingir o órgão reprodutor feminino, se transformando no tubo polínico.

É o elemento da planta que contém o gameta masculino das plantas com flores. Os grãos de pólen são produzidos nas anteras e, ao alcançarem os óvulos de uma flor da mesma espécie, ocorrerá a fecundação e a formação de frutos e sementes.

androceu

A flor é um ramo modificado que apresenta verticilos férteis. Nessa estrutura, são encontrados os órgãos reprodutores da planta, o androceu (masculino) e o gineceu (feminino).

Nas gimnospermas, encontramos estróbilos capazes de produzir pólen e estróbilos capazes de produzir óvulos. Os estróbilos, também chamados de cones, são estruturas relacionadas com a produção de esporos. Por serem plantas vasculares, as gimnospermas destacam-se pela presença de xilema e também de floema.

Estrutura da flor: 1) Caule; 2) Pedúnculo floral; 3) Cálice; 4) Corola; 5) Androceu; 6) Gineceu e 7) Folha.

Uma flor completa apresenta as seguintes estruturas: Estame: estrutura masculina da flor onde localizam-se o filete e a antera. Carpelo: estrutura feminina da flor, formada pelo estigma, estilete e ovário. Pétalas: folhas modificadas e coloridas com a função de atrair os polinizadores.

O ovócito é uma célula do ciclo reprodutor feminino, que dá origem aos óvulos. Os óvulos são as células germinativas femininas, os gametas, que quando unidos aos espermatozoides podem originar um zigoto, que desenvolvem em um feto humano.

Coroa radiada ou corona radiata
Ela possui duas ou três camadas de células foliculares. Funciona assim: o óvulo que foi liberado na ovulação emite sinais químicos para atrair os espermatozoides. Portanto, o primeiro obstáculo que ele tem é atravessar essa coroa.