O que é o oposto da raiva?

Perguntado por: opeixoto . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

1. calma, tranquilidade, serenidade, mansidão, equilíbrio, harmonia, bonança, bem-estar, paz, silêncio, sossego, relaxamento, repouso, remanso, placidez, quietação, quietude, calmaria, amenidade.

2 serenidade, tranquilidade, sossego, calma, cumplicidade. 3 brincadeira.

O contrário de culpado é: 1 inocente, vítima, inculpado, insuspeito, insonte. 2 ilibado, desimplicado, descomprometido, absolvido, inocentado, reabilitado, isentado, perdoado, justificado.

1 desapego, desinteresse, indiferença, desprendimento, abnegação, altruísmo, desapegamento, desafeição, desprezo, desamor, despego.

3 pressa, rapidez, prontidão, presteza, velocidade, agilidade, celeridade, ligeireza, ligeirice, urgência.

O contrário de amor é: Contrário de afeição: 1 aversão, antipatia, desafeto, desafeição, desapreço, desprezo, desamor, detestação, malquerença, inimizade, ódio, raiva, repulsa, horror, hostilidade, abominação, animosidade, execração, fobia, animadversão.

O oposto da fé
Claramente, o medo. São duas coisas que não podem coexistir ao mesmo tempo, pois quem tem fé, não sente medo, e quem sente medo, está desconectado do amor. Os sentimentos podem dissolver as emoções negativas, mas as emoções não podem curar ninguém.

1 covardia, cobardia, covardice, cobardice, acovardamento, acobardamento, medo, receio, pavor, temor, cagaço, amedrontamento, apavoramento, pânico, descoragem, desvalor, pusilanimidade, ignávia, acanhamento, fraqueza, desânimo, debilidade, fugeca.

O contrário de ódio é: Contrário de aversão e repulsa: 1 amor, amizade, afeto, carinho, ternura, afeição, afinidade, estima, gosto, atração, adoração, paixão, veneração, apreciação, bem-apego, querer, inclinação, simpatia, empatia, benquerença, querença, dileção.

Ressalto que o oposto de depressão não é felicidade, mas vitalidade. Depressão não é tristeza, é a falta de energia para fazer qualquer coisa com a sua vida. Não há como comprovar isso, mas suspeito que exista uma taxa maior de depressão atualmente do que se costumava ter.

1 calmo, fleumático, imperturbável, pacífico, tranquilo, sereno, pacato, manso. 2 ajuizado, cauteloso, cuidadoso, metódico, moderado, ponderado, prudente, sensato, paciente, comedido.

Segundo Freud estamos acostumados a entender que nossas emoções, sentimentos e afetos são da ordem da consciência, e, portanto, temos pleno conhecimento sobre eles. Entretanto ele vem nos alertar que na prática psicanalítica podemos falamos em amor, ódio e ira inconscientes.

Quando se quer muito uma coisa, anseia-se por e aspira-se a ela. Por isso, querer é, por assim dizer, ambicionar ou projetar algo. É procurar e fazer com que ela aconteça. Querer é concentrar a sua energia e aplicar a sua vontade para obter aquilo que se deseja.

Para Freud, o sentimento de culpa está relacionado ao ato de fazer algo que se reconhece como "mal" e ele mesmo reconhece o quão pouco essa resposta revela verdadeiramente sua origem. Sim, porque a questão que se coloca de imediato é: o que é o mal e como o reconhecer?

Principais antônimos de ciúme: 1 desapego, frialdade, desamor, desafeição, desprezo, indiferença, frieza, desprendimento, desinteresse, abnegação, despego.

3 decoro, pureza, candura, inocência, virgindade, pejo, pudícia, seriedade, respeitabilidade, decência, dignidade, honestidade, honradez, integridade, probidade, pudicícia, rectidão, pudor.

A inveja que prejudica a vida do invejoso, a inveja nociva, é aquela em que a pessoa deseja prejudicar quem desperta esse sentimento nela. O invejoso fica maquinando formas de impedir que o outro prospere, planos para comprometer a imagem do invejado e diminuir seu status.

1 extroversão, desinibição, expansão, desembaraço, desenvoltura, comunicação, destimidez, naturalidade, descontração, espontaneidade, comunicabilidade, sociabilidade, expediente.

Nas escrituras cristãs, esse pecado é visto como um vício primário, mais perigoso e debilitador do que o orgulho ou a inveja. A preguiça era considerada um tipo de exaustão do espírito, uma distração da alma, que não é apenas uma perda de energia, mas um transtorno.