O que é o olho que tudo vê?

Perguntado por: icamacho5 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 12 votos

O olho de Hórus, além da mitologia egípcia, foi usado pela maçonaria como “o olho que tudo vê”. É utilizado também nas notas de dólar como símbolo de prosperidade e associado aos Illuminati, sociedade secreta. Nas obras de arte da Renascença, representava o Deus cristão.

Um dos amuletos mais importantes no Egito Antigo, o Olho de Hórus era usado como representação de força, vigor, segurança e saúde. Atualmente, o Olho de Hórus também é utilizado como símbolo contra a inveja e o mau-olhado, além de proteção.

Entre tantas culturas e séculos diferentes, o olho geralmente traz o significado de percepção, clarividência, proteção energética, de elo entre mundos.

Meditação é uma das ferramentas mais efetivas para a ativação do terceiro olho. Ao se esforçar para pensar de modo mais consciente, você conseguirá atingir a clareza mental associada ao terceiro olho. O objetivo principal da meditação é fazer com que a mente se concentre em apenas um pensamento ou objeto.

O triângulo com um olho dentro, também conhecido como “olho da providência” é um símbolo religioso e representa o olho de deus observando a humanidade. Normalmente é representado como um olho dentro de um triângulo, cercado por raios de luz.

O terceiro olho, através destes chakras, funciona como uma ponte que nos mantém conectados ao plano espiritual, representando Deus dentro de cada um de nós e influenciando nossas expressões artísticas e intelectuais.

Olho grego é um talismã que, segundo os crentes, afasta a inveja e o mau-olhado. É também conhecido como um símbolo da sorte e, para quem acredita, funciona contra energias negativas. O olho grego é muito utilizado como pingentes em pulseiras e correntes, além de tatuagens.

Olhos negros
A cor preta é resultado de uma maior concentração de melanina e é associada à rapidez cerebral, ou seja, você provavelmente é bem espertinha. Outras características das pessoas com olhos negros são a capacidade de envolver as pessoas ao seu redor e uma personalidade misteriosa.

O olho de Hórus, além da mitologia egípcia, foi usado pela maçonaria como “o olho que tudo vê”. É utilizado também nas notas de dólar como símbolo de prosperidade e associado aos Illuminati, sociedade secreta.

O olho de Horus é uma representação carregada de simbologia que pode ser interessante para você saber caso esteja pensando em eternizá-lo em seu corpo. Vale lembrar que quase todo desenho tem um significado por trás, mas se você quer tatuar apenas por achá-lo bonito também não há problema nenhum.

Poderes e habilidades
Hórus tem força e agilidade sobrehumanas. Também um deus da guerra, é exímio combatente armado e desarmado, e como um deus da caça, pode abater ou capturar qualquer animal (mortal ou divino).

Símbolos do olho grego
Outro símbolo do olho grego é o que ficou conhecido como o “olhar de Deus”. Daí o seu significado ligado à proteção, visto que esse seria um elo entre Deus e o ser humano. Dessa forma, muitos creem nas características protetoras da peça, como se um ser superior olhasse por quem a utiliza.

Acenda um incenso de mirra e passe o olho grego pela fumaça sete vezes, com cuidado para não se queimar. Quando o incenso acabar de queimar, sopre as cinzas ao vento. Coloque o amuleto em um vaso de plantas na porta de entrada da sua casa.

O chacra do terceiro olho está situado na parte frontal do cérebro, entre os olhos, exatamente onde fica a ponte nasal. Ao meditar, faça com que a mente se concentre nesse chacra. É ele que o ajuda a ver o mundo com mais clareza.

Mas abrir o terceiro olho é perigoso para quem não estiver disposto a lidar com a sensibilidade e a vulnerabilidade que são decorrentes dessa abertura. Quando ficamos mais sensíveis, sentimos o que é bom com mais intensidade, mas também o que nos machuca pode nos ferir ainda mais, por isso é preciso cautela.

Quando seu terceiro olho começa a se abrir, você pode perceber uma maior sensibilidade à luz: as cores estão mais brilhantes e vivas, os ambientes passam a ser mais ricos em detalhes. Isso é um importante sintoma de que você está mais consciente do que acontece ao seu redor.

O terceiro olho espiritual
O terceiro olho, para a espiritualidade está ligado ao centro de energia sutil da consciência e, ao ativá-lo a pessoa consegue experimentar a verdadeira paz e equilíbrio. O terceiro olho também é considerado detentor de sabedoria e responsável pelo processo de autoconhecimento.

Usado especificamente para espantar a inveja e o mau-olhado, o olho grego para a porta é também conhecido como um símbolo capaz de atrair a sorte para o lar. Além da porta, o olho grego pode ser colocado na parede, em pulseiras ou, até mesmo, em modelagens criativas e coloridas em tatuagens.