O que é o objetivo do jogo?

Perguntado por: dcardoso . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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O jogo é uma ferramenta que contribui na formação corporal, afetivo e cognitivo, por ter uma característica lúdica se torna mais atrativa e eficiente em seu desenvolvimento, preparando sua inteligência e caráter, tendo conhecimento de quantidade e de espaço.

As brincadeiras, os jogos servem de estímulos para o processo ensino- aprendizagem, numa fase em que se aprende mesmo, é brincando. O principal objetivo da brincadeira, é que a criança possa aceitar e se familiarizar com o ambiente escolar, além de estimular a autonomia e a autoestima da criança.

São duas equipes com no máximo quatro jogadores. Cada equipe retira uma carta objetivo, essa carta mostra quantas perguntas a equipe precisará acertar, de determinado assunto, pra poder eliminar um jogador da equipe adversária. Pra cada pergunta certa a equipe ganha uma carta conquista referente ao assunto.

Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder. E com isso, incentivam a autoavaliação da criança, que poderá constatar por si mesma os avanços que é capaz de realizar, fortalecendo assim sua autoestima.

Jogando a criança experimenta, inventa, descobre, aprende e confere habilidades. Sua inteligência e sua sensibilidade estão sendo desenvolvidas. A qualidade de oportunidades que são oferecidas à criança por meio de jogos garante que suas potencialidades e sua afetividade se harmonizem.

Através do jogo o professor promove a construção do conhecimento, da socialização e da criatividade. Fazendo com que a criança que possui algum distúrbio, sinta-se motivada e empenhada, demonstrando uma melhoria no comportamento e atenção.

As características básicas para que uma atividade seja considerada um jogo são: 1) regras mutáveis, ou seja, os jogadores podem combinar e recombinar as regras durante a prática; 2) por ser uma atividade que pode estimular tanto a competição quanto a cooperação; 3) pode ser jogado individualmente ou em grupo; 4) ...

estimula a criatividade; ajuda no entendimento da importância de regras e limites; contribui para o desenvolvimento de laços afetivos; promove a interação e o compartilhamento.

Nesse sentido, com os games, os pequenos aprendem a ordem e a dinamicidade narrativa contada no jogo, o que contribui tanto para a criatividade quanto para a capacidade de formular as próprias histórias. Além disso, o contato com as cores, suas combinações e os sons aumenta o repertório criativo da criança!

SÃO OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS: conscientizar as crianças de que elas são o futuro da sociedade. impor regras rígidas às crianças. desenvolver a autonomia, a coordenação motora, a concentração e a criatividade. trabalhar aspectos emocionais e difundir o gosto pela pesquisa.

Os jogos e as brincadeiras tem um papel muito importante na educação infantil e para a vida de uma criança, pois ao brincar a criança espontaneamente adquire uma aprendizagem mais prazerosa, é um momento de comunicação consigo mesma buscando através de sua realidade a sua imaginação.

Em outras palavras, os jogos educativos têm um poder maior de fixar o aprendizado e envolver os estudantes no ambiente escolar. Além disso, há ganhos visíveis em criatividade, autonomia e concentração — sem falar que os games potencializam o raciocínio lógico e o pensamento crítico.

O jogo é considerado importante no que se refere à aquisição de conhecimento e desempenho no âmbito escolar. Com este estudo tornou-se possível compreender melhor a ação do jogo no desenvolvimento da criança tanto cognitivo, social, emocional e físico-motor.

Pesquisas realizadas revelam que a origem dos jogos surgiu no século XVI, e que os primeiros estudos foram em Roma e Grécia, com propósito de ensinar letras. Com o início do cristianismo, o interesse decresceu, pois tinham um propósito de uma educação disciplinadora, de memorização e de obediência.