O que e o número de mol?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

O número de mol é um conceito da química utilizado para padronizar a quantidade de moléculas presentes em cada substância. Por meio dessa definição, podem ser encontrados os valores de massa, de volume e o número de partículas em um determinado recipiente.

6,02 x 1023

O mol corresponde ao número de espécies elementares em determinada massa de uma substância. Um mol tem um valor absoluto de 6,02 x 1023. Essa constante é importante para realizar cálculos químicos, pois nos permite obter uma proporção entre a escala atômica e uma escala possível de mensurar.

A molaridade é calculada pela reação M = n/V, sendo n o número de mols e V o volume de solução. A concentração molar é expressa em mol/L. A quantidade de matéria (n) pode ser encontrada pela razão entre massa (m) e massa molar (MM) de uma substância.

Para que não seja preciso escrever números tão grandes, dizemos essas quantidades em mol e devemos pensar sempre: 1 mol de átomos ~ 6,02.10²³ átomos.

“Mol é a quantidade de matéria de um sistema que contém tantas entidades elementares quantos são os átomos contidos em 12 gramas de carbono-12.” Isso significa que 1 mol de C-12 tem 12 g, da mesma forma que 1 mol de Ca tem 40 g, que 1 mol de H tem 1g, que 1 mol de O tem 16 g e que 1 mol de água tem 18 g.

A massa molar relaciona-se com a massa de uma substância em um mol, já o número de mol é a quantidade de matéria presente em um valor de massa igual a massa atômica.

A palavra “mol” pode ser usada tanto para fazer referência ao nome da unidade de quantidade de matéria quanto para o símbolo dessa unidade. Se estamos falando do nome, podemos usar o plural de mol, que é mols; mas se falamos do símbolo, não podemos usar o plural.

2. Concentração em mol ·L-1: É o número de mols de uma substância por litro de solução.

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C).

Cuidado: Matematicamente, densidade e concentração têm fórmulas semelhantes - d=m/V e C=m/V, mas não são a mesma coisa: o m na fórmula da densidade é a massa total da amostra enquanto que na concentração é a massa apenas do soluto.

Na verdade, em 12 gramas de carbono-12 há 1 mol de carbono 12. 1 mol de UNIDADES DE MASSA ATÔMICA (U) é igual a um grama. Como o carbono-12 tem 12 U, então ele tem 12 gramas.

massa atômica: 55,85 g mol.

O número de mols que você tem em um composto pode ser calculado dividindo o número de gramas desse composto pela massa molecular dele. A fórmula será mols = massa em gramas do composto/massa molar do composto.

15,999 u

Se você tiver o valor em gramas e o preço praticado pelo quilo do produto, e quiser saber quanto pagar pelas gramas em questão, basta multiplicar as gramas em questão pelo preço praticado por quilograma, e dividir tudo por mil.

O cálculo é bastante simples, necessitando apenas estabelecer a relação entre a massa (kg) e altura (m) do indivíduo. Podemos ver como calcular o Peso Ideal na equação abaixo: Índice de Massa Corporal – IMC = Massa (kg) ÷ Altura (m)².

Peso é uma força que surge da atração gravitacional entre dois corpos constituídos de massa, sabendo disso, podemos calculá-lo pela multiplicação entre a massa de um desses corpos, medida em quilogramas, e a aceleração da gravidade local, em m/s².

As massas molares dessas entidades (átomos e moléculas) são sempre numericamente iguais à massa delas em unidades de massa atômica (u). Por exemplo, se a massa atômica do átomo de hidrogênio é de 1u, a massa molar do hidrogênio será 1 g. mol-1 (grama por mol).

18,01528 g/mol

O número atômico é igual ao número de prótons no núcleo. Sendo assim, para conhecer o valor de Z, basta saber o número de prótons que a partícula atômica possui em seu núcleo. Por exemplo, um átomo que possui oito prótons no núcleo tem um número atômico igual a oito (Z = 8).

Continuar lendo O que significa 1 mol L?