O que é o núcleo do sujeito?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

O núcleo do sujeito é a sua palavra principal, indispensável para entender a sentença. Isso significa que, no sujeito simples, há uma palavra ou termo principal, o que não implica que haverá necessariamente apenas uma palavra, porque outros termos podem acompanhar o núcleo do sujeito, como adjuntos nominais.

A palavra principal de um termo que encerra a essência de sua significação chama-se núcleo. Em geral, o núcleo é uma palavra com função substantiva (geralmente o substantivo, a locução substantiva e o pronome substantivo) ou um verbo.

O núcleo do sujeito pode ser constituído por: um substantivo; um pronome; uma palavra ou expressão (viver) com valor de substantivo ou uma oração.

Quando o predicado é verbal, o seu núcleo é um verbo que indica ação. Exemplo: Terminei mais cedo. Quando o predicado é nominal, o seu núcleo é, por exemplo, um substantivo ou um adjetivo, algo que atribua uma qualidade ao sujeito. Exemplo: O patrão foi atencioso.

O Núcleo do Sujeito é a palavra mais importante do sujeito em uma oração. Exemplo de uso da palavra Núcleo do sujeito: "A Maria foi comprar livros." O sujeito é: "A Maria" e o núcleo do sujeito é: "Maria".

O sujeito é um termo essencial da oração. O elemento principal do sujeito é chamado de núcleo. O sujeito simples é aquele que possui apenas um núcleo. O sujeito composto apresenta dois ou mais núcleos.

1 Ponto ou parte central de qualquer coisa, estrutura etc.: A família é o núcleo da sociedade. 2 O miolo de certos frutos, como o da noz. 3 fig Qualquer elemento cuja posição é a central; centro: O núcleo da cidadezinha é sua praça matriz.

Assim como o sujeito, o predicado também apresenta um núcleo, ou seja, a palavra mais importante, aquela que contém a ideia central. O predicado sempre terá dois tipos de núcleos: um verbo ou um nome (substantivo ou adjetivo).

Resposta: Termos constituintes da oração - Sujeito e Predicado.

Os sujeitos determinados podem ser ocultos quando o seu núcleo está implícito no verbo ou no contexto da oração (Fomos à festa). Os sujeitos podem ser indeterminados quando não podem ser identificados (Procuraram você na festa).

O sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo.

Os tipos de sujeito se classificam em cinco categorias: simples, composto, indeterminado, oculto e oração sem sujeito.

As frases podem apresentar sujeito indeterminado, sujeito inexistente ou sujeito determinado. Esse último subdivide-se, ainda, em três tipos: sujeito simples, sujeito composto e sujeito oculto.

Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito. O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual é o núcleo do predicado. O verbo é núcleo do predicado quando é nocional, ou seja, que demonstra uma ação.

O sujeito é um termo essencial da oração, podendo ser simples, composto, implícito ou indeterminado. O sujeito pode ser pessoa, coisa ou animal que pratica ou sofre a ação verbal. Sujeito é um termo essencial da oração, aquele sobre o qual se declara alguma coisa.

O sujeito simples é aquele que possui apenas um núcleo, ou seja, apenas uma palavra principal e mais importante. Exemplo: Minha tia chegou de viagem.

O núcleo tem seis constituintes:

  • Envoltório celular.
  • Cromatina.
  • Nucléolo.
  • Matriz nuclear.
  • Nucleoplasma.

O núcleo é considerado o centro de controle das atividades da célula e também o local onde estão armazenadas as informações genéticas.

Os principais componentes do núcleo celular são o envoltório nuclear, a cromatina, o nucléolo, a matriz celular e o nucleoplasma.

Normalmente, o predicado verbo-nominal é formado por:

  • Verbo intransitivo mais predicativo do sujeito. Exemplo: O bebê chorava infeliz.
  • Verbo transitivo mais objeto mais predicativo do sujeito. Exemplo: Os corredores terminaram a maratona exaustos.
  • Verbo transitivo mais objeto mais predicativo do objeto.