O que é o nome do periódico?

Perguntado por: imenezes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Na referenciação bibliográfica de artigos de revistas e jornais, o título do periódico deve ser grafado por extenso, com as letras iniciais em maiúsculas, exceto artigos e elementos de ligação (preposições, conjunções e afins) que não iniciem o título, que devem ser sempre mantidos em minúsculas.

São exemplos de periódicos: as revistas científicas, os jornais, os boletins, entre outros.

O que é um periódico? O periódico científico nada mais é do que uma revista científica. Mas não são essas revistas que encontramos nas bancas, tá? As revistas as quais me refiro têm caráter puramente científico e também são chamadas de periódicos quando costumam ter publicações recorrentes.

Veja abaixo algumas dicas de como escolher um periódico para submissão do seu artigo científico.

  1. 1) Avalie as referências citadas no seu trabalho. ...
  2. 2) Analise o foco e o escopo. ...
  3. 3) Avalie a reputação do periódico. ...
  4. 4) Siga as instruções aos autores. ...
  5. 5) Outros fatores importantes.

Escrevendo um artigo para um periódico

  1. Preparar-se antes de começar sua pesquisa;
  2. Estruturar o seu artigo e o que incluir em cada seção;
  3. Obter o máximo de suas tabelas e figuras para que representem claramente seus resultados mais importantes.

Tipos de artigos de periódico

  • Pesquisa Original: Esse é o tipo mais comum de artigo científico usado para publicar relatórios completos de dados de pesquisa. ...
  • Relatórios curtos ou Cartas: ...
  • Artigos de Revisão: ...
  • Estudos de Caso: ...
  • Metodologias ou Métodos.

2 boletim, folha, gazeta, jornal, revista.

Você sabia que pode consultar o conteúdo do Portal de Periódicos de qualquer lugar? Além do endereço eletrônico www.periodicos.capes.gov.br, a biblioteca virtual da CAPES conta com o aplicativo .

Exame periódico é uma avaliação de saúde ocupacional que tem como principal objetivo a proteção dos colaboradores. Formado basicamente por exame clínico e testes complementares, trata-se de uma ferramenta que monitora o bem-estar dos funcionários.

Já um artigo de periódico, publica informações escritas por especialistas para seus pares {leitores especializados, na mesma área – ou correlatas – ao tema}, usando linguagem científica adaptada ao tema de que trata o artigo, e com maior embasamento científico e metodológico.

Outra diferença entre periódico e livro está vinculada ao órgão regulador - a revista seriada (periódico) deve ter um código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada, o qual identifica o título de uma publicação seriada que esteja em circulação, seja qual for o idioma ou suporte ...

A definição de periódico eletrônico apresenta as mesmas diversidades encontradas na conceituação de publicação eletrônica, sendo apresentadas pelos autores de forma bastante diferenciada: “publicação cujo meio primário de envio • para assinantes é através de arquivo de computador” (BOMBAK et al., 1992, citado por CHAN, ...

A palavra inicial começa sempre com maiúscula. Abreviam-se todas as palavras do título, suprimindo-se em geral artigos, conjunções, preposições e locuções similares. Quando o título do periódico contém nome de pessoa, reproduz-se na íntegra esse nome e abreviam-se as demais palavras do título.

Assim, a distinção entre periódicos e jornais/revistas comuns pode ser feita por três aspectos : o conteúdo, a linguagem e o público. Para periódicos, todos os três tem caráter científico. Como exemplo, uma National Geographic é uma revista.

Para trabalhadores que não estão expostos à condições debilitantes, a validade do exame periódico pode ser anual. Isso vale para a faixa etária de menores de 18 anos e maiores de 45 anos. Já colaboradores que tenham entre 18 e 45 anos, o exame precisa ser feito a cada dois anos.

O ISSN, Internacional Standard Serial Number, sigla em inglês, é a identificação por código de publicações seriadas, ou seja, que possuem periodicidade. Revistas, jornais e os nossos contemplados periódicos científicos são exemplos de publicações que podem receber ISSN.

O que fazer antes de começar a escrever?

  1. Crie um ambiente propício. Cada pessoa tem um estilo de escrita diferente e um tipo de ambiente ideal para a escrita. ...
  2. Prepare playlists inspiradoras. ...
  3. Pense no objetivo do texto. ...
  4. Pesquise boas referências sobre o assunto. ...
  5. Não deixe de fazer brainstorming. ...
  6. Monte a estrutura do seu texto.

Estrutura do Artigo Científico

  1. Título.
  2. Autor (es)
  3. Epígrafe (facultativa)
  4. Resumo e Abstract.
  5. Palavras-chave;
  6. Conteúdo (Introdução, desenvolvimento textual e conclusão),
  7. Referências.

Em comparação com um artigo de jornal, o artigo de periódico é mais sistematizado e rigoroso, ou seja, aborda o tema com mais embasamento metodológico e científico. Diferente dos jornais, os periódicos científicos possuem um número de identificação conhecido como ISSN (International Standard Serial Number).

Hemeroteca é um setor das bibliotecas onde se encontram coleções de periódicos como jornais, revistas e outras obras editadas em série.

a) A1, A2, A3 e A4 – número igual ou superior a 18 artigos por volume. b) B1, B2, B3 e B4 – número igual ou superior a 10 artigos por volume. c) C – Número igual ou superior a 5 artigos por volume.