O que é o noas?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

A publicação da Norma Operacional da Assistência à Saúde, NOAS-SUS 01/2001, é um importante passo no processo de implantação do SUS, ao orientar a macroestratégia da regionalização, pactuada de for- ma tripartite e prevista na Lei Orgânica da Saúde.

As Normas Operacionais de Assistência à Saúde (NOAS) foram responsáveis pela introdução das ferramentas de planejamento e programação em saúde: o Plano Diretor de Regionalização (PDR); o Plano Diretor de Investimentos (PDI) e a Programação Pactuada e Integrada (PPI).

Tanto a NOAS-SUS 01/2001 (BRASIL, 2001) como a NOAS-SUS 01/2002, instituída pela portaria GM/MS nº 373, de 27 de fevereiro de 2002 (BRASIL, 2002) tem o mesmo objetivo: de um lado, efetivar a regionalização do sistema de saúde, fortalecendo o acesso e a integralidade da atenção à saúde, especialmente no tocante à ...

A NOAS-SUS 02 surgiu a partir da avaliação, realizada pela CIT e pelo CNS, do processo de descentralização, implementado por meio da municipalização das ações em saúde em todo o País, induzido pela NOB-SUS 96.

Portaria nº 373, de 27 de fevereiro de 2002 - Aprova a Norma Operacional da Assistência à Saúde – NOAS-SUS 01/2002 que amplia as responsabilidades dos municípios na Atenção Básica; estabelece o processo de regionalização como estratégia de hierarquização dos serviços de saúde e de busca de maior eqüidade; cria ...

A presente Norma Operacional Básica tem por finalidade primordial promover e consolidar o pleno exercício, por parte do poder público municipal e do Distrito Federal, da função de gestor da atenção à saúde dos seus munícipes (Artigo 30, incisos V e VII, e Artigo 32, Parágrafo 1º, da Constituição Federal), com a ...

Em todo o país, o SUS deve ter a mesma doutrina e a mesma forma de organização, sendo que é definido como único na Constituição um conjunto de elementos doutrinários e de organização do sistema de saúde, os princípios da universalização, da eqüidade, da integralidade, da descentralização e da participação popular.

Desde o início do processo, foram publicadas três Normas Operacionais Básicas (NOB/SUS 01/91, NOB/SUS 01/93 e NOB/SUS 01/96).

A NOAS-SUS 01/01 baseia-se, portanto, no reconhecimento da regionalização em saúde fundamental para a consolidação dos princípios de universalidade, eqüidade no acesso e integralidade da atenção, nesse momento específico da implementação do Sistema Único de Saúde.

NOB - 1991, 1993 e 1996
As NOB'S, definem as competências de cada esfera de governo e as condições necessárias para que Estados e Municípios possam assumir as responsabilidades dentro do Sistema.

Dessa forma, o limite financeiro por município deve ser gerado pela programação para o atendimento da própria população, deduzida da necessidade de encaminhamento para outros municípios e acrescida da programação para atendimento de referências recebidas de outros municípios.

Com o objetivo de normalizar o processo de descentralização político-administrativa, estabelecendo parâmetros para sua garantia, responsabilidades e critérios de financiamento das ações e serviços, foi publicada a Norma Operacional Básica 01 em 1993.

A Norma Operacional Básica de 1993 (NOB 93) foi a primeira a ser emitida pelo Ministério da Saúde e iniciou a efetiva descentralização da saúde no Brasil.

A NOB 01/91 teve seu papel histórico no processo de construção do SUS e destacou- se como o primeiro instrumento a regulamentar os inúmeros "espaços abertos" deixados pelas Leis Orgânicas da Saúde.

Os programas de promoção e prevenção de saúde tem o mesmo objetivo: manter as pessoas saudáveis. Assim, os programas de promoção de saúde possuem o de capacitar e envolver as pessoas e as comunidades a terem um comportamento saudável, incentivando na mudança de hábitos para diminuir o risco de desenvolver doenças.

A presente Norma Operacional Básica da Assistência à Saúde do Sistema Único de Saúde para 1992 (NOB – SUS/92), da Secretaria Nacional de Assistência à Saúde, tem como objetivos normalizar a assistência à saúde no SUS; estimular a implantação, o desenvolvimento e o funcionamento do sistema; e dar forma concreta e ...

A NOB/SUS 01/96 promoveu um avanço no processo de descentralização, criando condições de gestão para os Municípios e Estados, caracterizando as responsabilidades sanitárias do município pela saúde de seus cidadãos e redefinindo competências de Estados e Municípios.

O Pacto pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais do SUS pactuado entre as três esferas de gestão (União, Estados e Municípios) com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão, visando alcançar maior eficiência e qualidade das respostas do Sistema Único de Saúde.

Os 4 principais pilares da Atenção Primária à Saúde

  1. 1 - Primeiro acesso aos serviços de saúde. ...
  2. 2 - Longitudinalidade. ...
  3. 3 - Integralidade. ...
  4. 4 - Coordenação do Cuidado.