O que é o nível operacional?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4 / 5 13 votos

O nível operacional é o nível hierárquico mais baixo – de base de pirâmide, mais que assim como os anteriores realizam papéis importantíssimos na rotina das organizações e, talvez, os que exigem mais atenção aos detalhes na hora da sua execução. Esse nível abrange cargos como chefes de equipe, supervisores, etc.

nível operacional: responsável pelo gerenciamento, manutenção e otimização das operações realizadas pela empresa, como veremos detalhadamente a seguir.

A hierarquia de uma empresa é sempre dividida em três níveis organizacionais, mesmo que isso às vezes aconteça de forma inconsciente, e são eles os níveis estratégico, tático e operacional.

Os sistemas operacionais mais comuns que existem para computadores e que o mercado oferece são: Microsoft Windows, Mac OS X e Linux.

  • Microsoft Windows. A empresa Microsoft desenvolveu o sistema operacional Windows em meados da década de 80. ...
  • Mac OS X. Este é o sistema operacional desenvolvido pela Apple Inc. ...
  • Linux Ubuntu.

No nível operacional temos os Sistemas de processamento de transações (SPT). Em se tratando de nível tático, temos dois tipos de SI: Sistemas de informação gerencial (SIG) e Sistemas de apoio à decisão (SAD).

São elas as estratégias:

  • Corporativa;
  • da Unidade de Negócios;
  • da Equipe.

O trabalho do auxiliar operacional varia de acordo com a empresa e o setor em que está inserido. No geral, suas atividades estão relacionadas ao andamento e controle das operações do setor, como fluxo de pessoas, operações logísticas, entre outros.

O nível tático vem logo abaixo, servindo de elo de ligação para os níveis estratégico e operacional. Enquanto isso, o nível operacional é visto na base da pirâmide. Assim, engloba a maior parte da mão-de-obra de uma organização. Por isso, é o responsável por fazer todos os processos rodarem dentro da empresa.

Planejamento estratégico: orienta a visão estratégica do departamento a longo prazo; Planejamento tático: desdobra a visão em planos de ações para resultados a médio prazo; Planejamento operacional: transforma os planos e metas em ações reais, ou seja, executa os planos de ação desenvolvidos no nível tático.

O nível tático é o nível de execução de tudo que foi planejado no nível estratégico”.

Um sistema operacional é fundamentalmente um software, pode ser o Linux, Windows, Android, macOS, UNIX.

Quais os sistemas operacionais de PC mais usados

  1. Windows (74,73% do mercado)
  2. macOS (14,4% do mercado) ...
  3. Linux (2,81% do mercado) ...
  4. Chrome OS (1,86% do mercado) ...
  5. FreeBSD (0,01% do mercado) O FreeBSD é um sistema derivado do Unix, a mesma base do Linux e do Android, porém com diferenças específicas. ...

O sistema que faz comunicação entre o hardware e os demais softwares. O Sistema Operacional cria uma plataforma comum a todos os programas utilizados. Exemplos: Dos, Unix, Linux, Mac OS, OS-2, Windows NT.

Quem pertence ao nível estratégico de uma organização tem o papel de decidir os objetivos globais da empresa, as tendência do mercado e sua situação financeira, além da influência para a organização.

Eles atuam nos níveis estratégico, operacional, de conhecimento e tático. Para simplificar, existem 4 sistemas de informação principais. Eles são bastante conhecidos e utilizados nas organizações do mundo todo. Veja quais são.

A estratégia operacional é o planejamento de todas as tarefas do cotidiano com foco no curto prazo e na delegação e detalhamento das atividades. Além disso, é a organização sobre como essas tarefas são distribuídas e a comunicação no dia a dia da empresa.

Para isso, você precisa entender os principais níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional, que se diferenciam no prazo das ações, nos níveis hierárquicos envolvidos e como cada planejamento influencia no resultado geral da organização.

Veja alguns exemplos de como usar isso em seu negócio.

  • 1- Estratégia de penetração de mercado.
  • 2- Estratégia de desenvolvimento de produtos.
  • 3- Estratégia de desenvolvimento de mercado.
  • 4- Estratégia de diversificação.