O que é o nível basal?

Perguntado por: udias . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Na área da biologia, basal é o nível de atividade de uma função orgânica durante o reposto e o jejum. A temperatura basal, por conseguinte, é a temperatura do corpo de uma pessoa que desperta/acorda após ter dormido pelo menos cinco horas.

As equações são diferentes para homens e mulheres:

  1. Homens: TMB = 88,36 + (13,4 x peso em kg) + (4,8 x altura em cm) – (5,7 x idade em anos)
  2. Mulheres: TMB = 447,6 + (9,2 x peso em kg) + (3,1 x altura em cm) – (4,3 x idade em anos)

Como “acelerar” o metabolismo basal

  1. Pratique atividade física regularmente. De acordo com o personal, existem várias estratégias que ajudam a alterar o metabolismo basal. ...
  2. Mantenha uma alimentação equilibrada. ...
  3. Durma bem. ...
  4. Maneire no álcool. ...
  5. Reduza o estresse. ...
  6. Coma devagar e com atenção.

Assim sendo, quem possui o metabolismo lento demonstra dificuldades em digerir alimentos, e isso faz com que o corpo leve bem mais tempo para receber os nutrientes necessários para manter o organismo ativo, e por isso demora mais também para transformar as calorias ingeridas em energia.

Para efeitos gerais, se convencionou o valor de 2.000kcal como o gasto energético médio em adultos. Porém, esse valor pode mudar muito de pessoa para pessoa.

Pessoas com uma proporção corpórea maior de músculos do que gordura tendem a ter uma taxa metabólica basal alta. Por isso, homens, que geralmente possuem mais músculos que as mulheres, precisam consumir mais calorias diariamente.

Você pode usar a calculadora da Equação de Harris-Benedict ou usar a fórmula abaixo: Homem : 66,5 + (13,75 x kg) + (5,003 x cm) – (6,775 x idade) Mulher: 655,1 + (9.563 x kg) + (1.850 x cm) – (4.676 x idade)

Em média, uma pessoa precisa deixar de consumir 7 mil calorias para eliminar 1 kg — mas isso varia e há outros fatores a serem levados em conta.

Para o cálculo são necessárias algumas contas, como por exemplo você saber o gasto da sua taxa metabólica de repouso (TMR), depois você multiplicar esse valor por um fator de atividade física (que está relacionado ao seu cotidiano) e depois adicionar os gastos calóricos do exercício físico.

Alimentos ricos em proteína, como carnes, leite e ovos, são mais difíceis de serem digeridos do que hidratos de carbono e gorduras. Por esse motivo, a digestão de proteínas consome mais calorias, e aumenta o metabolismo.

Chamamos de taxa metabólica basal a quantidade mínima de energia que o organismo necessita para manter suas funções biológicas em repouso e jejum. O hormônio tireoidiano é um dos fatores que modula essa taxa metabólica, acelerando o gasto energético e controlando a produção endógena de calor.

Glucagon ajuda a quebrar carboidratos e gorduras
Por isso, os níveis altos desse hormônio ajudam a emagrecer. Alimentos ricos em proteínas e pobres em carboidratos são a melhor maneira de aumentar os níveis de glucagon. Peixe, carne, frutos do mar, tofu e nozes são algumas das opções.

Como saber se o meu metabolismo é acelerado ou lento

  1. facilidade para perder peso;
  2. dificuldades para engordar;
  3. nervosismo;
  4. hiperatividade;
  5. frequência cardíaca mais acelerada;
  6. temperatura corporal alta.
  7. aumento da transpiração;
  8. dificuldade para dormir.

Depende dos objetivos de cada pessoa. Para quem deseja perder gordura, ter metabolismo ágil é muito melhor. Afinal, como dissemos, ter reações químicas e geração de energia acontecendo mais rapidamente, contribui para o emagrecimento.

Sinais de metabolismo lento

  1. Dificuldade para perder peso;
  2. Ganho de peso, mesmo com alimentação reduzida;
  3. Acúmulo de gordura em novas áreas;
  4. Formação de celulite em novas áreas;
  5. Calcanhares rachados e queda de cabelo.

De 40% a 70% da energia que nosso organismo utiliza – a chamada de taxa metabólica basal (TMB) - é gasta somente para nos manter vivos e gerenciar reações químicas – desde a respiração até reparação das células e digestão. Ou seja: quando se fala em metabolismo lento, trata-se de uma TMB baixa.

Pessoas mais gordas têm órgãos maiores e mais células que precisam ser abastecidas, em comparação com os mais magros. Isso significa que o consumo geral de energia em um indivíduo acima do peso – ou seu metabolismo basal – é maior.

O teste do metabolismo em repouso (ou taxa metabólica em repouso, TMR) é feito através do método de calorimetria indireta (1), uma das maneiras científicas mais precisas para descobrir se o seu metabolismo é lento, normal ou acelerado comparado a outras pessoas do mesmo sexo, idade, peso e altura que você.