O que é o NIS e PIS?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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O NIS surge a partir do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que reúne os dados de quem recebe auxílios do governo. Já o PIS, é logo que o empregado tem a carteira assinada pela primeira vez. Ou seja, o NIS é uma identificação de usuários que tenham ou podem receber benefícios sociais.

Outras formas de Consultar o Número do NIS

  1. Através da Carteira de Trabalho.
  2. Ligando para o número 0800-726-0207, da Caixa Econômica Federal.
  3. No cartão do Bolsa Família ou Auxílio Brasil.
  4. Em alguns modelos de Carteira de Identidade, caso tenha a informação do PIS/PASEP, que é o mesmo número do NIS.

Já é possível consultar o PIS/Pasep 2023 (ano-base 2021) pela Internet. Os cidadãos podem acessar a plataforma do Gov.br com CPF ou o aplicativo Carteira de Trabalho Digital para conferir se têm direito ao abono salarial.

Todos os trabalhadores do setor privado têm um número NIS. Outra sigla similar e que pode causar confusão é o NIT, que é o Número de Identificação do Trabalhador e é destinado aos empregados domésticos, contribuintes individuais ou facultativos. Ou seja, é destinado para o público que trabalha de forma autônoma.

Quem tem direito ao PIS e ao PASEP
O PIS atende funcionários de empresas privadas, e o PASEP servidores públicos. Para ter direito a esses programas, o trabalhador deve ser cadastrado por seu primeiro empregador, uma única vez.

Entra na Conectividade ICP, nas opções: “Selecione – opção em laranja” clica em “Cadastro NIS”, vai aparecer uma tela de inclusão. Basta preencher com os dados do Empregado e no final clicar em “Confirmar Inclusão”. O número do PIS irá aparecer na tela.

O NIS pode ser localizado na nova Carteira de Trabalho Digital pelo número do PIS/PASEP. A informação está disponível na página inicial em que consta a foto.

Como consultar o meu NIS pelo CPF?

  1. Aplicativo do FGTS. Um dos meios disponíveis para consultar o seu NIS pelo CPF é aplicativo do FGTS (Android e iOS). ...
  2. CNIS. Outro meio disponível para consultar o seu NIS pelo CPF é o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). ...
  3. Meu CadÚnico. ...
  4. Meu INSS.

Onde encontrar o NIS na carteira de trabalho? Na carteira de trabalho você pode identificar na página inicial, onde contém sua foto e dados, pelo número do PIS/PASEP. Descubra também: Como consultar PIS pelo CPF?

Quem nunca trabalhou de carteira assinada não tem direito ao PIS, pois esse é um programa exclusivo para trabalhadores de empresas privadas. Ou seja: para ter direito a ele, é preciso ter a carteira assinada em algum momento da vida profissional.

O número do NIS existe independentemente dos vínculos empregatícios de uma pessoa —ou seja, uma pessoa que nunca trabalhou com a carteira assinada, mas que tem ou já teve direito a algum benefício social, possui um NIS.

Se um profissional não tiver número de NIT/PIS/Pasep, como poderá se cadastrar? Resposta: O campo NIT/PIS/Pasep é de preenchimento obrigatório. Caso o profissional não possua cadastro, deverá providenciar sua inscrição no INSS.

Desde 2019, qualquer pessoa que tenha um CPF pode baixar o aplicativo "Carteira de Trabalho Digital" na loja de aplicativos do seu celular e habilitar o PIS na carteira de trabalho digital. Só é preciso autenticar a conta no site do governo federal.

A consulta ao pagamento do benefício nos canais da CAIXA pelos beneficiários, estará disponível a partir do dia 13 de fevereiro de 2023.

  1. App CAIXA Tem.
  2. App CAIXA Trabalhador.
  3. Atendimento CAIXA ao Cidadão 0800 726 0207.

Quem deve providenciar o cadastramento do trabalhador no PIS? O empregador é o responsável por efetuar o cadastramento do trabalhador ao ser admitido caso este não possua inscrição no Programa de Integração Social (PIS) ou tenha apenas o Número de Inscrição Social (NIS).

O mais recomendado, se você não souber o número do NIS, é consultar com o seu CPF, pois é um documento que, geralmente, está mais próximo. Outra forma de consultar é ir até uma das agências da Caixa Econômica e pedir para que um dos colaboradores ajude a encontrar o cadastro.

4º O empregado autorizado pela empresa deve acessar o aplicativo no site da CAIXA, aba Empresas, opção Cadastramento NIS, identificar-se por meio do Certificado Digital e informar os dados do trabalhador. O número do NIS do trabalhador será informado imediatamente após o envio.

No Cartão Cidadão, emitido pela Caixa Econômica Federal para acesso a benefícios sociais e trabalhistas, o número do NIS está identificado logo abaixo do nome do beneficiário e acima da data de emissão do cartão. É uma sequência de 11 dígitos, que está antes do hífen.

O número do PIS é gerado quando uma pessoa trabalha pela primeira vez em um emprego na iniciativa privada. O número é composto de 11 dígitos e cada trabalhador possui um código único.

O Programa de Integração Social (PIS) é uma contribuição tributária, realizada pelas empresas, destinada aos profissionais do setor privado, que visa financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita destas organizações.

É possível fazer a inscrição no PIS de um funcionário através do site Conectividade Social da Caixa Econômica Federal.
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Você vai precisar preencher, ainda, os dados pessoais do trabalhador, como:

  1. CPF;
  2. RG;
  3. Nome dos pais;
  4. Dados da Carteira de Trabalho.